Navegando por Autor "Oliveira, Gabriela Clemente de"
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- Artigo de RevistaCarpoteca imaginária(Universidade Federal de Minas Gerais, 2023) Villefort, Maria Cristina; Pimentel, Lucia Gouvêa; Oliveira, Gabriela Clemente deArte e alimento vegetal é o eixo que move a pesquisa de doutorado com orientação ligada ao programa interdisciplinar Ambiente Construído Patrimônio Sustentável, Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e coorientação em arte4.Ela tem como objetivo contribuir para a construção de arquivos que tratam da diversidade das relações estabelecidas entre artistas visuais e vegetais alimentícios. Além de investigar as relações construídas por quatro artistas brasileiros contemporâneos, movimenta-se um processo de criação que envolve argila, impressões e alimentos vegetais. A exposição de parte dessa produção visual é o foco deste ensaio. A metodologia que norteia o doutoramento é a metodologia artística de pesquisa que possui entre outras particularidades, o fato de ser um procedimento criado pelos artistas no ato de pesquisar. Na metodologia artística de pesquisa o que conduz a ação na investigação em e sobre arte é o próprio gesto investigativo. Trata-se de um procedimento que usa conhecimentos de diferentes áreas para realizar suas abordagens e inclui simultaneamente os sentidos, a memória, a intuição, as emoções, na construção de conhecimentos. Os resultados que se espera alcançar com o estudo, além da feitura da própria tese compreendida como um arquivo, consistem também na elaboração de um material propositivo voltado para artistas-professores sobre arte e alimento. Além disso, está prevista a exposição das peças que têm sido produzidas, pensamentos em imagens sobre a temática.
- Artigo de RevistaHeterodoxia(Universidade do Estado de Minas Gerais, 2019) Oliveira, Gabriela Clemente deNa condição de artista – professora – pesquisadora, tenho me interessado em investigar as relações possíveis entre arte e tecnologia, com atenção especial voltada para a plataforma YouTube. Sabemos que a arte teve “suas fronteiras ampliadas a partir das transformações tecnológicas, sua reprodutibilidade proporcionou mudança radical em seu próprio conceito e apresentou novas formas de expressão, bem como novas possibilidades de recepção” (OLI VEIRA, 2017. Pág. 677). Não é mais possível pensar arte na contemporaneidade sem associa ção com a revolução tecnológica, o YouTube por exemplo, considerado a maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo, é parte dessa transformação e tem dialogado dire tamente com produções artísticas na atualidade. Nessa busca para estabelecer relações entre arte contemporânea e revolução tecnológica, desenvolvi um ensaio visual que parte da apro priação de fotografias da artista Daiane Arbus e de comentários feitos em vídeos sobre perso nalidades políticas no Brasil, para criar uma nova imagem, atemporal, tentando mostrar que assuntos que foram de interesse da artista na segunda metade do século XX, nos Estados Unidos, encontram-se em plena atualidade em países como o Brasil. Depois de assistir a diver sos vídeos no YouTube, sobre personalidades políticas no Brasil, e ler os comentários de al guns usuários, entendi que reflexões visuais em torno da heterodoxia, se fazem urgentes.
- Artigo de RevistaPoéticas da memória. Christine Delory Momberger e Fotografia(Universidade do Estado de Minas Gerais, 2021) Oliveira, Gabriela Clemente deOs estudos realizados por Christine Delory-Momberger sobre pes quisa (auto)biográfica têm despertado atenção de inúmeros pes quisadores de universidades no Brasil, incluindo a área das Artes. A concepção (auto)biográfica desenvolvida pela professora tem se demonstrado aberta e favorece a aproximação de pesquisadores do campo artístico, interessados nas relações entre os saberes. Em Mi nas Gerais, por exemplo, as duas principais universidades públicas de formação superior em Arte, a Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e a Escola de Belas Artes da Uni versidade Federal de Minas Gerais (UFMG), abrigam pesquisas e prá ticas docentes de artistas-professores em diálogo com a pesquisa de Delory-Momberger. O diferencial dessa abordagem talvez esteja no conceito desenvolvido pela professora sobre Automedialidad, um diálogo entre arte e processo (auto)biográfico; criação, memória, fo tografia e narrativas de si. É sobre essa particularidade construída por Delory-Momberger que se desenvolve a escrita deste artigo, com a intenção de que este possa contribuir com as reflexões sobre pes quisa (auto)biográfica e sua relação com a pesquisa e formação em arte.
- Artigo de eventoPrezado professor Joseph Beuys, como tem passado? por aqui, seguimos o ano da comemoração do centenário do seu nascimento mergulhados na pandemia da COVID-19, com um clima político efervescente.(Universidade Federal de Minas Gerais, 2021) Oliveira, Gabriela Clemente deO Brasil superou as 600 mil mortes pela Covid-19. Infelizmente, a informação não é um exagero meu, esses dados estão amplamente disponíveis e certamente você já realizou essa consulta. Em seu escrito A Revolução Somos Nós (2014), conferência realizada em Roma no ano de 1972, a abordagem que você fez sobre liberdade e democracia, se apresenta atual e a muito tem a contribuir com homens e mulheres que buscam superar o atual cenário político e pandêmico do Brasil. Você sabe do meu interesse pelo debate e gostaria de voltar a essa passagem do seu escrito para mostrar a você, a leitura que tenho feito sobre as suas colocações.
- Artigo de RevistaSONAR: uma análise visual(Universidade do Estado de Minas Gerais, 2020) Oliveira, Gabriela Clemente de; Costa, Alexandre RodriguesAs composições sonoro-visuais de O Grivo possibilitam múltiplas experiências em uma relação entre música, instalação e performance. As esculturas sonoras inventadas pelos artistas, a partir de fragmentos, impressionam não só pelas formas, mas também pela presença que assumem no espaço, criando uma territorialidade expansiva que transita entre a gambiarra e a harmonia. Esse erritório é marcado pelo movimento dos artistas que interagem com as esculturas e criam uma diversidade sonora e visual e dos espectadores, que estabelecem contato com a instalação e alteram a configuração do espaço. As sonoridades produzidas por essas engenhocas são instigantes, pois geram curiosidade em relação ao que se vê e ao que se escuta. Todas essas características, presentes nos trabalhos de Grivo, têm forte referência com a própria ideia e imagem do rizoma. A proposta desse artigo parte, então, da intenção de explorar o âmbito visual na obra Sonar, que esteve em exposição na Funarte em Belo Horizonte no ano de 2017, por eio de um diálogo com o conceito de rizoma de Deleuze e Guattari.