Logo do repositório
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
    Contatos
    • English
    • Català
    • Čeština
    • Deutsch
    • Español
    • Français
    • Gàidhlig
    • Italiano
    • Latviešu
    • Magyar
    • Nederlands
    • Polski
    • Português
    • Português do Brasil
    • Suomi
    • Svenska
    • Türkçe
    • Tiếng Việt
    • Қазақ
    • বাংলা
    • हिंदी
    • Ελληνικά
    • Yкраї́нська
    • Entrar
      ou
      Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Tiago Pereira da"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de conclusão de curso
    O potencial do Cinema de Animação para a formação estética e crítica na Infância
    (Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2017) Silva, Tiago Pereira da; Gino, Maurício Silva; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775749H2; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4800048E6; Gino, Maurício Silva; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775749H2; Loyola, Geraldo Freire; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4249085Y1
    O contato do Cinema de Animação com a Infância se dá também como expressão artística e educativa, mas a relação mais abrangente se dá no campo mercadológico. Essa relação na maioria das vezes se constitui de forma acrítica e passiva. Faz-se necessário então por parte de todos os adultos envolvidos na vida da criança, realizar com elas atividades que contraponham o modelo oferecido pelo mercado que geralmente visa apenas o lucro sem qualquer respeito ao público. É preciso então criar espaços de diálogo para que a criança possa compreender esse objeto mercadológico e todos os interesses por trás dele. É preciso ainda criar espaços para que elas possam se apropriar do Cinema de Animação, usando todo seu potencial estético e crítico, assumindo seu papel como objeto artístico e de comunicação. Assim a criança poderá sair de sua condição de consumidor passivo para a condição de consumidor ativo usando-o também como meio de expressão e comunicação. Objetivou-se a partir dessa pesquisa, tanto prática quanto teórica, entender como se dá essa relação entre Infância e Cinema de Animação, suas potencialidades e seus problemas. Buscou-se ainda encontrar formas de transformar esse contato em experiências sensíveis e críticas para a Infância. Nesse sentido, através de levantamento bibliográfico e através de buscas por projetos foi possível encontrar inúmeras possibilidades e perceber que hoje há considerável oferta, embora não seja muito evidente. Através da prática foi possível perceber o grande potencial das atividades e algumas limitações, o que fica difícil de compreender apenas com a leitura de tudo que já se encontra disponível. Ao final da pesquisa constatou-se que há interesse, tanto pelas crianças quanto por profissionais da Educação ou do Cinema, por atividades mais estéticas e críticas. Ficou evidente ainda, que espalhadas pelo país, várias propostas são oferecidas, mas que ocorrem de forma independente, e ainda não há uma política a nível nacional que se apresente como referência para que atividades assim sejam ofertadas a todas as crianças brasileiras. Percebe-se que grande parte das ações realizadas pelo país parte da sociedade civil, mesmo que haja algumas conquistas junto aos governos federal, estaduais e municipais.
youtubefacebooktwitterlinkedin
  • Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

    SAUS Quadra 5 • Lote 6 Bloco H • Asa Sul • CEP: 70.070-912 - Brasília - DF