Logo do repositório
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
    Contatos
    • English
    • Català
    • Čeština
    • Deutsch
    • Español
    • Français
    • Gàidhlig
    • Italiano
    • Latviešu
    • Magyar
    • Nederlands
    • Polski
    • Português
    • Português do Brasil
    • Suomi
    • Svenska
    • Türkçe
    • Tiếng Việt
    • Қазақ
    • বাংলা
    • हिंदी
    • Ελληνικά
    • Yкраї́нська
    • Entrar
      ou
      Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  1. Início
  2. Pesquisar por Palavra-chave

Navegando por Palavra-chave "Conservadorismo"

Agora exibindo 1 - 12 de 12
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Capítulo de livro
    Alguma coisa está fora do tempo: a doutrina da guerra revolucionária e o delírio anticomunista da família Bolsonaro
    (Editora SertãoCult, 2020) Faria, Fabiano Godinho
    O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), de alcunha “03”, nunca foi conhecido por sua moderação e sabedoria. De origem obscura no baixo clero, jamais chamou atenção até a eleição de seu pai à presidência da república num pleito repleto de nuvens. Desde então, aproveitou todas as oportunidades para se colocar sob a luz dos holofotes, seja como embaixador informal do governo em viagem aos Estados Unidos -onde se deixou fotografar com um boné de propaganda para a reeleição de Trump e mais tarde se propôs a ser embaixador - seja como líder do seu partido numa ascensão marcada por acirrada disputa interna, como arauto da moralidade bolsonarista, por suas brigas pessoais com a antiga namorada e a especulação sobre suas medidas íntimas ou simplesmente como filho do presidente. Numa de suas mais impactantes aparições, com a naturalidade de quem fala sobre o tempo, sugeriu a possibilidade do ressuscitamento do Ato Institucional número 5, o famigerado AI-5, medida da Ditadura Militar sob o ge neral ditador Costa e Silva, que entre outras coisas, fechou o Congresso, colocou a imprensa sob censura, extinguiu o habeas corpus e mergulhou o país nos anos de chumbo, época em que tortura e assassinatos se tornaram política de Estado. A declaração que estarreceu o mundo político e gerou protestos à esquerda e à direi-ta foi dada em entrevista à jornalista e youtuber Leda Nagle 2 , em 29 de outubro de 2019. Em função dela, 03 é objeto de várias denúncias no Conselho de Ética da Câmara dos deputados que, se levadas às últimas consequências, podem lhe custar até o mandato.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Capítulo de livro
    Armas, literatura ‘panfletária’ e antissemitismo: a postura conservadora de Gustavo Barroso no Brasil dos anos 1930
    (Editora SertãoCult, 2020) Costa Filho, Cícero João da
    Gustavo Barroso (1888-1959) foi um fiel representante das elites conservadoras e reacionárias do Brasil dos anos 1930. Militante integralista, chefe de milícias da AIB, criada em 1932, por Plínio Salgado, bem situado socialmente, politicamente veio a ocupar cargos importantes no Brasil, dentre estes, os mais conhecidos, a direção da Academia Brasileira de Letras (1897), como também foi o primeiro diretor do Museu Nacional (1922). No momento de indefinição política do futuro do Brasil, a ideologia fascista (de Estado Forte, este era o principal argumento de Barroso) foi recebida pelos setores médios da sociedade brasileira, conquistando o integralismo mais de meio milhão de integrantes.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Capítulo de livro
    Um balanço crítico dos primeiros 18 meses da política educacional do governo Bolsonaro
    (Editora SertãoCult, 2020) Torres, Michelangelo
    Em perspectiva mundial, o capitalismo contemporâneo tem passado por profundas mutações. A fase em que se encontra o complexo processo de reestruturação produtiva do capital, apoiado na financeirização, no parasitismo especulativo e na precarização do trabalho, tem se destacado em seu principal traço distintivo, a saber, seu potencial destrutivo sobre a classe trabalhadora e sua subjetividade. Para tanto, sobretudo na periferia do sistema mundial de Estados, requer-se uma investida privatista de grande monta nos serviços públicos e o desmonte de suas forças de resistência. No Brasil, notadamente com a ofensiva reacionária aberta no país desde 2015-16 e em diversas partes do globo, uma extrema direita parece ter influído sobre o bloco no poder junto às classes dominantes, o que acarreta consequências diretas para o futuro da educação pública. É com este intuito que este artigo pretende analisar as políticas educacionais do governo Bolsonaro em seus primeiros 18 meses de gestão.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Capítulo de livro
    Uma direita “plural”: configurações ideológicas e organizações políticas da direita brasileira contemporânea
    (Editora SertãoCult, 2020) Gentile, Fábio
    A direita está crescendo bastante no mundo Ocidental, como testemunham a vitória de Donald Trump nos EUA, a força da “Lega”, de Matteo Salvini na Itália, e o movimento de extrema direita de Jair Bolsonaro no Brasil. Porém, é preciso registrar um descompasso, tanto no perfil metodológico quanto no teórico, entre o avanço da direita no Ocidente e o estado da arte sobre suas configuraçõ es ideológicas e organizações políticas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Capítulo de livro
    A direita unida em torno de Bolsonaro: uma análise da rede conservadora no Facebook
    (Editora SertãoCult, 2020) Lerner, Celina
    A escalada recente do conservadorismo na política brasileira é concomitante com a ampliação da penetração da Internet e, em especial, da rede social Facebook, no Brasil. Inicialmente planejada para o compartilhamento de momentos cotidianos expressos em fotos ou textos, a maior plataforma de rede social digital do mundo ganhou usos tão diversos quanto as necessidades e vontades de seus usuários. Ao longo do tempo, o Facebook tornou-se um campo privilegiado para a articulação de mobilizações, para a discussão de temas de interesse público e para a realização e repercussão de campanhas eleitorais. Em especial no contexto brasileiro, a discussão sobre política extrapolou os períodos eleitorais e se tornou uma prática amplamente difundida no cotidiano. O senso comum de que o brasileiro era despolitizado ou não demonstrava interesse pelos assuntos rela- tivos à política definitivamente cai por terra nos últimos anos. Em 2016, ano do impeachment de Dilma Rousseff, a política brasileira foi o segundo tema mais frequente no Facebook no mundo todo, atrás somente da leição para presidente dos Estados Unidos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Capítulo de livro
    Extrema direita e neofascismo: um fenômeno planetário: o caso Bolsonaro
    (Editora SertãoCult, 2020) Löwy, Michael
    Observamos nos últimos anos um espetacular ascenso da extrema direita reacionária, autoritária e/ou neofascista, que já governa metade dos países em escala planetária: um fenômeno sem precedente desde os anos 1930. Alguns dos exemplos mais conhecidos: Trump (USA), Modi (Índia), Urban (Hungria), Erdogan (Turquia), ISIS (o Estado Islâmico), Duterte (Filipinas), e agora Bolsonaro (Brasil). Mas em vários outros países temos governos próximos desta tendência, mesmo que sem uma definição tão explicita: Rússia (Putin), Israel (Netanyahu), Japão (Shinzo Abe), Áustria, Polônia, Birmânia, Colômbia etc.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Capítulo de livro
    Um fantasma ronda o mundo, o fantasma de Gilead
    (Editora SertãoCult, 2020) Marques, Mauro Luiz Barbosa
    Em 1985, refletindo o contexto estadunidense de forte ascensão libero conservadora em tempos de governo Reagan, Margaret Atwood escreveu “O Conto da Aia” (The handmaid’s tale). Alcançou grande sucesso e prêmios da área literária, tendo sua obra adaptada para óperas e um filme sem tanto destaque, em 1990. Recentemente, em 2017, o livro é readaptado para uma série homônima produzida pela plataforma de streaming Hulu. Mais uma vez se revela um grande sucesso de público e audiência, naturalmente embalado por uma nova e intensa retomada no contexto internacional e estadunidense dos valores conservadores.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Livro
    Giros à direita: Análises e perspectivas sobre o campo líbero-conservador
    (Editora SertãoCult, 2020) Faria, Fabiano Godinho; Marques, Mauro Luiz Barbosa
    O que a série de televisão norte-americana The Handmaid’s Tale, um pensador brasileiro de meados do século XX, a ditadura militar brasileira, os movimentos neofascistas e o governo Bolsonaro têm em comum? É o que onze autores respondem nesta obra que já nasce obrigatória para quem deseja compreender como chegamos ao atual cenário sociopolítico mundial e, mais importante ainda, os impactos em nossas vidas em médio e longo prazo dessa guinada à direita. As análises precisas de Michael Löwy, Hernán Ramírez, David Moreno Montenegro, Rejane Carolina Hoeveler, Celina Lerner, Fabiano Godinho Faria, Michelangelo Torres, Felipe Cazetta, Cícero João da Costa Filho, Fabio Gentile e Mauro Luiz Barbosa Marques nos trazem um alerta de que vivemos não apenas uma polarização política, mas um período de conflitos causados pelo choque de visões de mundo antagônicas: de um lado a defesa de uma sociedade plural e, do outro, a tentativa de calar as vozes dissonantes através da manutenção intransigente de um discurso calcado no ódio e no medo do diferente.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Capítulo de livro
    Neoliberalismo e (neo)autoritarismo: uma perspectiva de longo prazo a partir de casos do cone sul da América Latina
    (Editora SertãoCult, 2020) Ramírez, Hernán
    O neoliberalismo foi implementado como política pública pela primeira vez nos regimes autoritários do Cone Sul da América Latina, tendo o caso chileno como emblemático. Foi lá que se gestou sua grande experiência, a que contou inclusive com o beneplácito de Friedrich Hayek, Milton Friedman e James Buchanan (MEADOWCROFT; RUGER, 2014). Ele não nasce com as ditaduras, é um projeto que se vinha gestando desde tempo atrás, mas só se plasma tendo elas como instrumentos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Capítulo de livro
    A reorganização da extrema direita latino-americana no ascenso bolsonarista: fóruns e redes organizativas
    (Editora SertãoCult, 2020) Hoeveler, Rejane Carolina
    “O triunfo de Jair Bolsonaro é o resgate do Brasil à civilização ocidental e à liberdade”. Assim se referiu, ovacionada, a senadora colombiana Maria Fernanda Cabal Molina à vitória de Jair Bolsonaro nas eleições de 2018 no Brasil. Essa declaração fez parte do discurso que a empresária, filiada ao Centro Democrático (partido de Álvaro Uribe), ofereceu à Cúpula Conservadora das Américas, evento organizado como forma de anúncio do nascimento de uma “nova ordem política” na América Latina - “Conservadora nos costumes, liberal na economia”.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Capítulo de livro
    A revolução a partir da extrema direita: análises dos projetos da Ação Integralista Brasileira (AIB) e do Nacional Sindicalismo (N/S)
    (Editora SertãoCult, 2020) Cazetta, Felipe
    Os conceitos devem ser abordados sob alguns cuidados em análise: a historicidade de seus usos, os posicionamentos político, social e econômico do formador do discurso no qual estão contidos e a intencionalidade de quem deles lança mão. Estes aspectos são fundamentais para fugir dos anacronismos, ainda diante da polissemia de seus usos, conforme o local da fala em um mesmo recorte temporal, mas por grupos distintos, ou em períodos históricos diferentes.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Capítulo de livro
    Ultraliberalismo autoritário e o aprofundamento da dependência: o governo de extrema direita no Brasil no contexto da crise latino-americana
    (Editora SertãoCult, 2020) Montenegro, David Moreno
    No primeiro ano de governo, Jair Bolsonaro capitaneou intenso ataque às instituições científicas, às universidades e ao pensamento crítico 2 . Além disso, tem investido com ímpeto contra a produção cultural do país, cujo paroxismo foi levar à UNESCO um discurso ultraconservador, tomando como inimigo um deliran te “globalismo”, que estaria por trás “da ideologia de esquerda”, que através da “propaganda ideológica e doutrinação” estaria travando uma “guerra cultural” com a finalidade de destruir os “princípios poéticos sagrados” do povo brasileiro. O secretário do governo na área da cultura anunciou que o objetivo seria promover o “conservadorismo em arte”, de modo alinhado ao que chamou de “grandes realizações de nossa civilização judaico-cristã”.
youtubefacebooktwitterlinkedin
  • Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

    SAUS Quadra 5 • Lote 6 Bloco H • Asa Sul • CEP: 70.070-912 - Brasília - DF