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Navegando por Palavra-chave "Democracia"

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    Artigo de evento
    Análise da democracia brasileira sob a luz do sistema eleitoral e sistema de governo
    (Comando do 9º Distrito Naval, 2018) Pimenta, Leonardo da Silva
    O presente artigo tem por objetivo fazer uma análise da democracia brasileira através dos sistemas eleitorais e de governo, identificando fragilidades e propondo ações para alavancar o seu desenvolvimento.
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    Livro
    Hegemonia e empiria histórica
    (Brazil Publishing, 2019) MANIERI, Dagmar; ANA, Paula de Jesus
    Os estudos tradicionais de história priorizam um tipo de narrativa que muitas vezes se distanciam dos conceitos mediadores. De forma mais correta, assim como enfatiza Hayden White, sempre há algum “modelo” interpretativo subjacentes ao discurso histórico, mas o problema é que ele nem sempre está visível. Nesta obra, procura-se dar alguns exemplos de discursos históricos (interpretativos) no qual fica evidente um conceito mediador. Esta forma de prática historiográfica permite que o leitor avalie a eficácia da perspectiva interpretativa. Produz-se uma forma de história na concepção perspectivista, longe da falsa neutralidade discursiva ou mesmo do dogmatismo aparente.
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    Trabalho de conclusão de curso
    Vontade geral e democracia: um estudo da democracia direta em Rousseau
    (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, 1998) Andrioli, Antônio Inácio; Kinn, Valdir Graniel; 8520392161112933; 7753336775135703; Kinn, Valdir Graniel; 8520392161112933; Hartmann, Mauri; 8171685646272238
    A democracia direta é a novidade fundamental de Rousseau para a constituição do Estado Moderno. Para compreendermos a necessidade da participação direta do povo no soberano e a impossibilidade de sua representação, precisamos, anteriormente, estudar os pressupostos que Rousseau estabelece ao corpo político. Começando com uma construção hipotética de estado de natureza, Rousseau coloca a sociedade civil corrompida como a origem da desigualdade humana, tendo o seu início precisamente na instituição da propriedade privada. Para superar este estado civil, torna-se necessário construir uma nova forma de civilização denominada de República, uma instituição pública, para a garantia da liberdade e igualdade entre os homens. A República baseia-se na vontade geral do povo, um conceito que, diferente da vontade de todos, refere-se à soma do máximo de diferenças manifestadas entre as idéias dos    cidadãos reunidos em assembléia. É por isso que todos os cidadãos precisam participar diretamente das decisões políticas, visto que do embate das diferenças emerge o que é comum a todos e legitima o conceito de povo e de leis. Para essa participação no poder, Rousseau projeta o ideal de um Estado pequeno e coloca uma a necessidade de uma nova educação do povo como condição de possibilidade para a democracia direta. Visando o cumprimento das deliberações populares é fundamental a existência do governo, onde admite-se a representatividade. No entanto, o executivo está subordinado ao legislativo, devendo cumprir o que é estabelecido pelo soberano. O povo passa a ser súdito do Estado após ter instituído uma lei. Assim, ninguém obedece a ninguém, senão a si mesmo, resumindo o ideal do corpo político rousseauniano: unir a força do Estado com a liberdade do homem.
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