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Navegando por Palavra-chave "Ensino de Astronomia"

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    Trabalho de conclusão de curso
    O ensino de astronomia e a formação inicial de professoras e professores para a geografia escolar
    (Universidade Federal do Paraná - UFPR, 2023) Aquino, Mayna de; Pont, Karina Rousseng Dal; http://lattes.cnpq.br/9560383322391620; http://lattes.cnpq.br/3546714014291450; Bartelmebs, Roberta Roberta Chiesa; http://lattes.cnpq.br/9317595909137662; Lima, Elaine de Cacia de; http://lattes.cnpq.br/9400078367890458
    De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), alguns conteúdos de Astronomia Básica devem ser ofertados junto ao componente curricular de Geografia, no 6º ano do Ensino Fundamental II. Portanto, para que as professoras e professores de Geografia lecionem tais conteúdos faz-se fundamental, que na formação inicial, estes adquiriram conhecimentos de elementos estruturantes da Ciência do Universo que contribuam para ampliar, aprofundar e atualizar os conhecimentos já adquiridos no decorrer da formação e, para que estes obtenham um melhor desempenho em sala de aula. Constatei que futuras professoras e professores de Geografia, formados pela Universidade Federal do Paraná, em seus currículos, não têm disciplinas específicas que os tornem aptos a lecionarem os conteúdos de Astronomia Básica e, confirmei por meio de piloto, que estes apresentam distorções conceituais acerca do tema Sistema Solar. Observei todo este cenário e me motivei a estruturar uma oficina didática para um grupo licenciandas e licenciandos do Programa Residência Pedagógica em Geografia da UFPR no intuito de demonstrar como a formação inicial de professoras e professores, com elementos estruturantes de Astronomia Básica, podem contribuir para uma melhor compreensão acerca dos conteúdos e, consequentemente, para um melhor aproveitamento da Educação Geográfica na Geografia Escolar. Nesta pesquisa aplicou-se a metodologia qualiquantitativa que está dividida em: levantamento bibliográfico, ação pedagógica e avaliação da ação pedagógica. Os principais resultados apontam que as licenciandas e licenciandos apresentam erros conceituais nos conteúdos de Astronomia Básica, que estes não têm disciplina específica com elementos estruturantes da Ciência do Universo e, a maioria confirmou que a participação na oficina didática auxiliou na melhor compreensão dos conceitos e auxiliará a terem um melhor desempenho dentro de sala de aula ao lecionar os conteúdos de Astronomia Básica e, consequentemente, um melhor aproveitamento da Geografia Escolar
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    Dissertação
    Ensino de óptica no contexto da observação astronômica e da astrofotografia: uma possibilidade de enculturação científica por meio da teoria de aprendizagem significativa
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, 2023) Freitas, Nairys Costa; Romeu, Mairton Cavalcante; Barroso, Maria Cleide da Silva; http://lattes.cnpq.br/6267402154400258; http://lattes.cnpq.br/0265485712794617; http://lattes.cnpq.br/2934019870687039; Granjeiro, Michel Lopes; http://lattes.cnpq.br/5648311359266962; Vidal, Eloisa Maia
    O atual cenário do Ensino de Física no Brasil apresenta ao professor novos desafios, no que diz respeito a divulgação do conhecimento científico. A pesquisa nesta área vem sendo desenvolvida desde 1980, aumentando o número de eventos e publicações. Mas por outro lado, a situação do Ensino de Física continua a mesma, onde os estudantes não sentem motivação para estudar os conteúdos desta área de conhecimento. Os pesquisadores da área da Educação em Astronomia afirmam que a Astronomia possui potencial de ensino e divulgação científica, a qual é fundamental na formação básica do discente, além de possuir um potencial motivador para a aprendizagem. Desta forma a pesquisa visa responder a seguinte pergunta central: Quais as potencialidades e limitações da observação astronômica e da Astrofotografia no ensino de Óptica por meio da UEPS? A pesquisa possui uma abordagem metodológica mista, sequencial e exploratória, a qual foi aplicada na escola EEEMTI Liceu do Ceará, localizada em Fortaleza – Ce. As turmas selecionadas para participar da pesquisa foram 2º ano B e 2º ano C, com uma quantidade 18 estudantes de cada turma, totalizando em 36 estudantes. Para a aplicação da pesquisa, foi elaborada uma Sequência Didática (SD) Potencialmente Significativa, fundamentada teoricamente na Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel. Para a elaboração e aplicação da UEPS foram seguidos as recomendações expostas na literatura do presente trabalho. Durante o processo de pesquisa e aplicação da SD, foram aplicados questionários de opinião de múltipla escolha (escala de Likert), os quais foram validados com o uso do coeficiente de Alpha de Cronbach, e questionários abertos com as mesmas perguntas a respeito da estrutura do Ensino de Física (questionário 1) e a utilização da Astrofotografia e da observação Astronômica no conteúdo de Óptica (questionário 2), a fim de comparar os dados e fundamentar a pesquisa. Além disso, foram aplicados questionários de avaliação de aprendizagem, os quais foram aproveitados nas aulas seguintes como aprofundamento de conhecimento e reconciliação integrativa do conteúdo. Diante dos resultados obtidos, foram primeiro analisados o questionário a respeito do Ensino de Física, onde obteve-se que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) defende a interdisciplinaridade no Ensino das Ciências da Natureza, possibilitando a literacia científica através de contextos do cotidiano do discente. Contudo, a realidade da estrutura do Ensino de Física é contraditória ao que defende a BNCC, mostrando que raramente os estudantes possuem acesso às aulas experimentais, com recursos tecnológicos, pesquisas, leitura e estímulo para que haja enculturação científica. Os resultados mostram que a escola possui laboratório de Física com estrutura para aulas experimentais, estrutura tecnológica com internet, porém, poucos estudantes possuem acesso à essa estrutura, e um número considerável dos estudantes, nunca tiveram aulas de laboratório, o que provoca o questionamento a respeito do ensino igualitário e com equidade. Em relação ao questionário 2 que avalia a aplicação da Sequência Didática por meio da utilização da Astrofotografia e a observação astronômica, os estudantes se manifestaram satisfeitos, considerando que a Astronomia motivou a aprendizagem, possibilitou conhecer novos contextos da Ciência estimulou a continuação de estudos voltados para a área. Assim, diante dos resultados obtidos, percebeu-se que existem problemas no Ensino de Física que vão além da estrutura oferecida aos estudantes, o qual, a partir deste trabalho poderá ser investigado em outras pesquisas, sob a perspectiva do Novo Ensino Médio. Além disso, vale ressaltar a importância de mudar a estratégia de avaliação da UEPS em pesquisas futuras, a fim de obter um acompanhamento detalhado da evolução da turma.
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