Navegando por Palavra-chave "Formação de professores"
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- Dissertação“Estávamos trabalhando sobre migrações, conversamos porque as pessoas migram. Então teve o depoimento dele, porque ele queria contar. Pensa, ali a aula viva!”: formação de professores e o acolhimento de crianças imigrantes na rede municipal de São Miguel do Oeste-SC(Universidade Federal da Fronteira Sul, 2024) Santos, Feiruque de Jesus dos; Vicenzi, Renilda; 9436388141866896; http://lattes.cnpq.br/9436388141866896; https://lattes.cnpq.br/0605640927409532; Santiago, Flávio; 2,22383E+15; http://lattes.cnpq.br/2223834801342440; Alves, Solange Maria; 6307854612905183; http://lattes.cnpq.br/6307854612905183; Moura, Neide Cardoso de; 1050706034415231; http://lattes.cnpq.br/1050706034415231Esta pesquisa está inserida no projeto Guarda-Chuva Formação de Professores/as para Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Antirracista, vinculado a Linha 2: Formação de professores: conhecimentos e práticas educacionais, do PPGE/UFFS/Campus Chapecó. A chegada de crianças imigrantes às escolas é uma realidade vivida na contemporaneidade no município de São Miguel do Oeste – SC. Realidade que desafia à rede municipal de ensino a pensar propostas de acolhimento dessas crianças que vão além da matrícula, mas, que demandam ações voltadas à capacitação de professores e dos demais profissionais da educação. Essa dissertação analisa a formação de professores em diálogo com a Educação para as Relações Étnico- Raciais a partir das experiências de acolhimento de crianças em situação de imigração no contexto escolar. Busca responder de que forma ocorre a formação de professores a partir das experiências de acolhimento de crianças imigrantes em perspectiva étnico-racial na rede pública municipal de São Miguel do Oeste-SC? Metodologicamente nos apropriamos de uma literatura decolonial que serviu como referencial teórico, com ênfase nas relações raciais, a partir de autores e autoras como Nilma Gomes (2023), bell hooks (2017; 2019; 2020; 2021a; 2021b) Walter Mignolo (2014; 2021) e Catherine Walsh (2002; 2005a; 2005b; 2016) para as discussões e a análise dos dados. Para a coleta dos dados, realizamos pesquisa de campo em formato de observação participante, esta foi realizada numa escola da rede pública municipal, em duas turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que dispunham da presença de crianças imigrantes matriculadas. Após a observação participante realizamos uma roda de conversa com as professoras da mesma escola sobre formação continuada e suas experiências de acolhimento às crianças imigrantes em suas salas de aula. Os resultados da pesquisa constataram a ausência de formação específica no campo da relações Étnico-Raciais sobre diversidades e o acolhimento a imigrantes no ambiente escolar. Ao mesmo tempo, a pesquisa identificou pequenos movimentos realizados pelas professoras diante de situações específicas ocorridas em sala de aula. Tais movimentos nos permitem olhar para o cotidiano escolar como espaço formativo, em que essas professoras mobilizam diferentes saberes, muitos desses oriundos do contato ainda que improvisado e provisório com estudantes imigrantes.
- TeseA formação continuada de professores no município de São Gonçalo (RJ): percepções sobre as ações formativas locais(Universidade Estácio de Sá, 2024) Martins, Filipe Ferreira; Santos, Sonia Regina Mendes dos; http://lattes.cnpq.br/6858518428711558; http://lattes.cnpq.br/0073708497002311; Santos, Sonia Regina Mendes dos; http://lattes.cnpq.br/6858518428711558; Pedrosa, Stella Maria Peixoto de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/6986927279922334; Ferreira, Diego Jorge; http://lattes.cnpq.br/2873290682177349; Corrêa, Cintia Chung Marques; http://lattes.cnpq.br/4691196404656135; Ferreira, Giselle Martins dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8992700249707040Esta pesquisa, de cunho qualitativo, trata das percepções de diretores escolares e de orientadores pedagógicos acerca da formação continuada de professores que atuam na Rede Pública Municipal de Ensino do município de São Gonçalo, localizado na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Centro Municipal de Referência em Formação Continuada "Prefeito Hairson Monteiro dos Santos" (CREFCON-SG). Há muito se tem associado a qualidade da formação que os professores recebem à qualidade do ensino que é oferecida aos alunos, no contexto das escolas nas quais atuam e, por consequência, com efeitos no sucesso ou êxito escolar desses alunos. Partindo-se dessa compreensão, ações formativas oferecidas aos professores após a formação inicial e realizadas ao longo do exercício profissional, adquirem importância ímpar no cenário educacional brasileiro. A tese sustenta-se na literatura relacionada à formação continuada de professores e ao desenvolvimento profissional docente na atualidade. O principal objetivo dessa pesquisa é compreender quais as percepções de diretores escolares e de orientadores pedagógicos que atuam em escolas dos 5 distritos de São Gonçalo (RJ), a respeito das ações de formação continuada disponibilizadas pela instituição investigada. A pesquisa traz em seu cerne, cinco questionamentos principais, quais sejam: [a] identificar quais foram as principais ações de formação continuada oferecidas aos profissionais da educação vinculados à Rede Municipal de Educação de São Gonçalo (RJ), no contexto do CREFCON-SG, nos últimos três anos, [b] conhecer quais as percepções dos participantes da pesquisa a respeito tanto da instituição quanto das ações de formação continuada oferecidas pelo CREFCON-SG, [c] verificar se as necessidades e os anseios dos participantes da pesquisa quanto as ações de formação continuada oferecidas pelo CREFCON-SG estavam sendo atendidos, [d] identificar se houve a participação efetiva dos profissionais que atuam nas escolas no que se refere ao planejamento e a construção dessas respectivas ações formativas ofertadas pela instituição, e [e] compreender quais foram os principais desafios enfrentados pelos participantes da pesquisa no que tange à formação continuada durante a pandemia de COVID-19. Para isso, foram utilizadas entrevistas contendo questões semiestruturadas como instrumentos voltados à geração de dados. As entrevistas foram transcritas e os dados foram categorizados e analisados sob a luz da Análise de Conteúdo. Os dados apresentados permitem concluir que apesar de as ações formativas coordenadas e oferecidas por essa secretaria de educação serem compostas, em sua maioria, por ações pontuais e conteudistas, corporificadas em palestras e cursos de curta duração, alinhadas à uma perspectiva tradicional e individualista de formação continuada, os profissionais da educação entrevistados têm uma visão positiva a respeito do trabalho realizado pelo centro de formação continuada investigado e pelas ações formativas por ele oferecidas. No entanto, por afirmarem não se sentirem plenamente atendidos, nos termos dos seus estatutos e regulamentos, quanto à garantia do seu direito à participação nessas (e em outras) ações formativas, torna-se urgente a incorporação de medidas, de parte do poder público, que favoreçam a formação continuada e o desenvolvimento profissional dos profissionais que atuam nas escolas da Rede Municipal de Educação de São Gonçalo (RJ).
- DissertaçãoO Google Classroom no contexto de um curso de formação para docentes do ensino superior(Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, 2021) Tonon, Thiarles Cristian Aparecido; Dias, Fátima Aparecida da SilvaNo âmbito educacional, existem atualmente diversas opções de software que podem desenvolver atividades voltadas para o ensino, especificamente no gerenciamento de cursos e disciplinas. O uso do Google Classroom, por exemplo, vem agregando e apoiando esse novo mundo de software educacionais. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo compreender a percepção do professor em relação ao Google Classroom a partir de um curso de formação para docentes do ensino superior. A fundamentação teórica que embasou a análise da pesquisa contemplou o uso das tecnologias no ensino, ensino híbrido, inovação, formação docente e a relação do Classroom com a pandemia de 2020. O caminho desenvolvido e inspirador para o percurso metodológico foi apoiado nos elementos da pesquisa-ação de Thiollent e análise de conteúdo de Bardin. Os dados foram selecionados a partir da aplicação de dois questionários a professores do ensino superior, por meio de um curso de formação. Assim, interpreta-se que os resultados evidenciaram que a pesquisa contribuiu para a resolução do problema que orientou a coleta de dados, bem como ampliou a gama de conhecimento sobre o tema, visto que os docentes no início do curso sentiram dificuldades em manusear o aplicativo, porém, durante a formação, aperfeiçoaram o uso do Google Classroom como forma de metodologia ativa para suas aulas, tornando essencial auxiliar os alunos na construção do conhecimento, de maneira que eles se sentissem motivados e conseguissem superar suas dificuldades, principalmente em relação aos conteúdos. A pesquisa geral teve como produto final o Curso de Formação para Docentes do Ensino Superior.
- DissertaçãoPor que os professores permanecem na profissão? Trajetórias de professores do ensino fundamental da rede municipal de São Paulo(Universidade de São Paulo, 2017) Pereira, Simone dos Santos; Braga, Elizabeth; http://lattes.cnpq.br/4167787371244197; https://lattes.cnpq.br/1058794210606704Pesquisas têm apontado um grande número de professores que exoneram de seus cargos e desistem da profissão; outras refletem ainda sobre o baixo número de ingressantes na carreira docente. Em meio a tanta evasão docente, em especial nas escolas públicas brasileiras, indagamos neste trabalho: por que o professor se perpetua na profissão? A presente pesquisa visa compreender os elementos constitutivos no ingresso e na permanência na carreira, ainda que com todas as adversidades da crise educacional enfrentada. Nesse sentido, considerando os pressupostos da perspectiva histórico-cultural, intencionamos desvelar e analisar indícios da constituição do sujeito ao longo de sua trajetória de vida buscando conhecer seu percurso escolar e as relações estabelecidas em diversos ambientes, com os outros e consigo mesmo. A pesquisa foi desenvolvida com dois sujeitos da rede educacional do Município de São Paulo, por meio de entrevistas semiestruturadas, com contribuições da História Oral. Com foco no ingresso e na permanência no magistério, nossas análises apontam que esses docentes permaneceram na profissão: i. devido à paixão pela disciplina ensinada; ii. para que os estudantes se reconhecessem enquanto ser histórico, geográfico e social; iii. por seu engajamento político, sendo que a profissão possibilita o processo de transformação que desejam para a nação; iv. pelas (re)significações das relações estabelecidas na escola; v. pela estabilidade do cargo público, entre outros elementos. Percebe-se ainda que, além dos elementos que facilitaram a permanência, destacou-se o modo como se mantiveram, no drama, entre os sonhos e as pedras, entre o pretendido e o realizado, entre o pessoal e o social, entre o ideal e o concreto.
- DissertaçãoPós-Graduação mídias na educação e os aspectos pedagógicos no desenvolvimento do ciclo avançado: um estudo em polos de Rondônia(Universidade Federal de Rondônia, 2024) Silva, Antonio Kélisson Gondim da; França, Rosângela de Fátima Cavalcante; https://lattes.cnpq.br/7408003530360924Tradicionalmente, os processos educacionais se caracterizavam, basicamente, no ensino presencial, havendo também alguns cursos não presenciais. Com o surgimento de novas tecnologias e mídias digitais, os cursos não presenciais se expandiram e passaram a fundamentar o que hoje se conhece como Educação a Distância (EaD). Nessa perspectiva de formação não presencial, insere-se o programa de pós-graduação “Mídias na Educação”, objeto de estudo desta pesquisa, que foi desenvolvida no período de março a setembro de 2024. A partir do objeto, buscou-se problematizar o estudo a partir da seguinte questão norteadora: em que consistem os aspectos pedagógicos que incidem nas dificuldades identificadas no desenvolvimento do curso de pós-graduação “Mídias na Educação”, em sua segunda oferta do Ciclo Avançado (2010-2012), no âmbito da Universidade Federal de Rondônia? O objetivo geral consistiu em analisar os aspectos pedagógicos que incidem nas dificuldades identificadas no desenvolvimento do curso de pós-graduação “Mídias na Educação”, em sua segunda oferta do Ciclo Avançado. Trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foram utilizados relatórios dos cinco polos de apoio presencial localizados no estado de Rondônia. Para a análise, foram adotados os procedimentos da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). O aporte teórico parte de múltiplas reflexões acerca da formação educacional a distância, abarcando diversos elementos característicos que concebem a definição de EaD, bem como apontamentos históricos e legais no contexto dessa modalidade. A discussão teórica também inclui questões atinentes à formação de professores na perspectiva da educação para as mídias, assim como aspectos pedagógicos concernentes ao curso “Mídias na Educação”. O corpus de análise foi obtido por meio da identificação e agrupamento de aspectos pedagógicos imbricados às dificuldades enunciadas pelos relatórios. Isso permitiu a formulação de 11 categorias, sendo as nove primeiras ligadas a questões recorrentes e as duas últimas associadas a questões pontuais. Os resultados das análises apontaram aspectos pedagógicos relevantes, a saber: dificuldade na interação entre cursistas e ambiente virtual e entre professores-formadores e cursistas; situações de sobrecarga, que agregam fatores profissionais, formativos e pessoais da vida dos sujeitos-cursistas; dificuldade de alguns cursistas se manterem participativos e a necessidade do fator motivacional para o enfrentamento da desmotivação, enquanto preocupação pedagógica; elementos atrelados à proposta de escrita e prática de projeto pedagógico voltado à educação para as mídias, reconhecendo a necessidade dos registros docentes para que os dados resultantes da ação pedagógica sirvam para uma produção científica; necessidade dos encontros presenciais e do enfrentamento à evasão; características de conteúdos destinados ao ambiente virtual de aprendizagem; aspectos envolvendo as habilidades e saberes digitais docentes necessários à formação e à prática do professor da Educação Básica; elementos sobre gestão de cursos a distância. Conclui-se que os indicadores evidenciados nesta pesquisa podem colaborar para oferecer subsídios a novos estudos documentais sobre programas de formação a distância, bem como para o planejamento de novos cursos a distância voltados à formação de professores em serviço, articulados para a construção de saberes necessários à integração de diferentes mídias no cotidiano da escola pública.