Navegando por Palavra-chave "Hannah Arendt"
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- Artigo de RevistaExu diaspórico: um conceito decolonial forjado para compreender o princípio exúlico de comunicação e a pedagogia das encruzilhadas(Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), 2024) Pereira de Araújo, AlexEste trabalho trata do conceito Exu Diaspórico, o qual foi forjado para lidar com as pesquisas empíricas situadas dentro do quadro teórico da vaga decolonial. Sua concepção está ligada às tradições iorubanas diaspóricas nessa parte do Atlântico Sul onde emergiram outros sistemas, resultantes, quer seja de fragmentos e vestígios de narrativas em gestos de memória e resistência, quer seja da tradução realizada pelo outro, muitas vezes, por meio de um processo de carnavalização cultural, que, por sua vez, se deu pela convivência com os bantu, com os povos autóctones e com o colonizador europeu. Este conceito se articula com o conceito de língua-linguagem como encruzilhada apresentado por Araújo (2021a), mas pode ser tomado, ainda, de forma independente. Portanto, trata-se de uma discussão conceitual que visa contribuir com as reflexões e pesquisas decoloniais. O conceito também está a cargo de noções como negritude e Baianidade. Contudo, ele aparece para reunir todas as representações de Exu que resultaram da diáspora negra em meio a um processo de carnavalização das tradições iorubanas em contato com outras culturas e cosmologias.
- DissertaçãoFormação Humana e Constituição da Docência: A Crise na Educação à luz das reflexões de Hannah Arendt(LOGOS University International (UNILOGOS), 2023) Ferreira, Josuel de Souza; Schütz, Jenerton Arlan; http://lattes.cnpq.br/3284405629436604; Fofonca, Eduardo; Donato, Sueli PereiraEsta dissertação parte da necessidade de compreender o processo da formação humana e a imprescindibilidade da docência para a educação e potencialização do alargamento dos horizontes compreensivos das novas gerações. O problema de pesquisa é: como o pensamento de Hannah Arendt pode influenciar a formação humana e a constituição da docência nos contextos contemporâneos da educação escolar? O objetivo geral é analisar a importância da formação humana e da docência à luz da visão de Hannah Arendt, a fim de compreender a necessidade de uma formação ampla e crítica e o papel da docência na formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a sociedade. A metodologia consiste em uma pesquisa qualitativa (PRODANOV; FREITE, 2013) e de revisão bibliográfica baseada nas obras de Hannah Arendt (2020, 2022) e alguns comentadores (ALMEIDA, 2011; CARVALHO, 2014, 2017; SCHÜTZ, 2017, 2020), além do diálogo constante com as obras de Paulo Freire (2021a) no intuito de destacar a importância do ensino no desenvolvimento do pensamento crítico, da ação política e na formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a construção de uma sociedade justa e igualitária. A relevância da dissertação está no fato desta abordar uma questão fundamental e basilar na área da educação e da formação humana. Nesse contexto, a formação humana e educação é a relação entre professor e aluno na busca pela formação de indivíduos críticos, reflexivos e autônomos dentro da própria sociedade. Portanto, é preciso pensar seriamente sobre os processos formativos e a constituição da docência para a formação das novas gerações e os rumos da própria constituição do mundo humano comum e a necessidade de sua continuidade. A pesquisa evidenciou que a formação humana e a constituição da docência, com base na perspectiva teórica de Hannah Arendt, são um meio essencial para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a sociedade, além de destacar para a necessidade de uma formação ampla e crítica, que permite aos recém-chegados o desenvolvimento da capacidade de pensar de forma autônoma. Outrossim, destaca-se o papel crucial dos professores na promoção dessa formação, uma vez que fica evidente que a compreensão da importância da formação humana e da docência é fundamental para a construção de uma sociedade mais democrática, capaz de lidar de maneira responsável e consciente com os desafios e dilemas contemporâneos.
- Artigo de RevistaHannah Arendt: a crise cultural, educacional, ambiental e política na contemporaneidade(LOGOS University International (UNILOGOS), 2022) Ferreira, Josuel de Souza; Yildirim, KemalEste artigo tem como objetivo discutir o seguinte tema: Hannah Arendt: A crise cultural, educacional, ambiental e política na contemporaneidade. Nessa perspectiva, a questão levantada nesta pesquisa foi a seguinte: Como analisar a crise da cultura social, educacional, ambiental e política na contemporaneidade sob a ótica de Hannah Arendt? Nesse sentido, a presente pesquisa justifica-se principalmente porque é hora de refletir criticamente sobre a crise da cultura social, ambiental e política. Assim, refletindo sobre esse tema a partir de Hannah Arendt, busca-se compreender sua importância, principalmente na sociedade atual, onde muitas pessoas buscam respostas sobre questões relevantes. Este tema é extremamente relevante aos olhos dos estudiosos da sociologia e principalmente de toda a comunidade acadêmica, que deseja compreender a crise cultural, educacional, ambiental e política em que vivem. Neste texto, que teve como objetivo geral analisar a crise cultural-social, educacional, ambiental e política na contemporaneidade sob o olhar de Hannah Arendt. Neste processo, o objetivo geral foi dividido em três objetivos específicos, que foram: fazer uma análise crítica e reflexiva da crise cultural-social, educacional, ambiental e política; identificar a cultura quanto à sua importância social para o mundo contemporâneo; e verificar a impotência da cultura para a política no mundo contemporâneo. Nessa perspectiva, utilizou-se a metodologia com pesquisa qualitativa e sistemática, onde o procedimento metodológico utilizado foi a análise de conteúdo à luz de Hannah Arendt. Por fim, os resultados encontrados nesta pesquisa nos levam a perceber que a crise cultural, educacional, ambiental e política faz com que cada um dos indivíduos reflita criticamente sobre a atual sociedade em que vive.
- LivroHegemonia e empiria histórica(Brazil Publishing, 2019) MANIERI, Dagmar; ANA, Paula de JesusOs estudos tradicionais de história priorizam um tipo de narrativa que muitas vezes se distanciam dos conceitos mediadores. De forma mais correta, assim como enfatiza Hayden White, sempre há algum “modelo” interpretativo subjacentes ao discurso histórico, mas o problema é que ele nem sempre está visível. Nesta obra, procura-se dar alguns exemplos de discursos históricos (interpretativos) no qual fica evidente um conceito mediador. Esta forma de prática historiográfica permite que o leitor avalie a eficácia da perspectiva interpretativa. Produz-se uma forma de história na concepção perspectivista, longe da falsa neutralidade discursiva ou mesmo do dogmatismo aparente.