Navegando por Palavra-chave "Modelagem matemática"
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- DissertaçãoUma análise semiótica da comunicação em atividades de modelagem matemática com experimentação(Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2021) Rocha, Robson Aparecido Ramos; Silva, Karina Alessandra Pessoa da; http://lattes.cnpq.br/4960826662569812; https://lattes.cnpq.br/1315465553592352Esta pesquisa teve por objetivo investigar “Que papéis os diferentes signos interpretantes usados ou produzidos na comunicação assumem em atividades de Modelagem Matemática com experimentação?”. Para isso, nos fundamentamos na Modelagem Matemática como alternativa pedagógica e na Semiótica Peirceana no que se refere à Teoria da Comunicação. Por meio dos signos interpretantes usados ou produzidos no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática com experimentação fazemos uma análise semiótica para tais signos. Com isso, desenvolvemos duas atividades de modelagem matemática com experimentação na disciplina de Química, com oito estudantes de uma turma de 2ª série do Ensino Médio de um Colégio do Campo situado no interior do Paraná. Os aportes metodológicos que nortearam nossas análises fundamentam-se na pesquisa qualitativa e estão organizadas conforme as orientações da Análise de Conteúdo. Após relatarmos as atividades desenvolvidas, a análise do corpus selecionado permitiu evidenciar diferentes signos interpretantes intencionais, efetuais e comunicacionais, que foram usados ou produzidos nas diferentes fases das atividades. Os signos revelaram os papéis estimular, orientar, relacionar, simplificar, levantamento de hipótese, compreensão, representação e validação. O olhar semiótico permitiu o levantamento da categoria intensões e objetivos que está relacionada diretamente com o papel dos signos interpretantes intencionais; a categoria ideias e experiências relacionada diretamente com os significados atribuídos por meio dos papéis dos signos interpretantes efetuais e a categoria meios de tratamento relacionada diretamente com os papéis dos signos interpretantes comunicacionais. Por meio das categorias foi possível evidenciar a comunicação na sala de aula e como a comunicação conduziu os estudantes ao aprendizado da Química e da Matemática. As análises também permitiram evidenciar a ação da semiose que se fez por meio da comunicação estabelecida entre os envolvidos no desenvolvimento das atividades. O Produto Educacional que se originou por meio desta pesquisa, de título “Modelagem Matemática e experimentação: sugestões ao professor” trata-se de um material que contém as atividades desenvolvidas presentes nesta pesquisa e mais algumas sugestões de atividades de Modelagem Matemática com experimentação. Na organização do material disponibilizamos as atividades, damos sugestões de como o professor pode conduzi-las, exemplificamos com possíveis abordagens matemáticas e sugerimos algumas referências sobre os temas abordados que estão presentes na literatura.
- LivroModelagem matemática na educação amazônica(Rfb Editora, 2020) Souza, Ednilson; Silva, Francisco; Mafra, JoséA presente obra é fruto de reflexões sobre modelagem matemática na educação amazônica realizadas no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem Matemática (Gepemm) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Trata-se, portanto, de projetos acadêmicos que se tornaram ações reais no campo teórico e prático e que, em sua maioria, fazem parte de pesquisas para tese de doutorado, dissertação de mestrado e trabalho de conclusão de curso de graduação. Ressalta-se, portanto, que este livro pode ser relevante ao apresentar olhares diversos sobre teorias e práticas de modelagem matemática que poderão inspirar professores na arte de ensinar ciências e matemática na Amazônia.
- LivroModelagem matemática no ensino de física-efeitos na sofisticação argumentativa(Rfb Editora, 2020) Souza, EdnilsonNo primeiro volume da coleção “Modelagem Matemática no Ensino de Física”, fez-se um estudo sobre as possibilidades e desafios do ciclo de modelagem na visão de futuros professores de física. Neste segundo volume da mesma coleção, o objetivo é compreender como o uso de múltiplos registros de representação pode favorecer a sofisticação argumentativa em ciclos de modelagem no contexto do ensino de física.
- LivroModelagem matemática no ensino de física-possibilidades e desafios(Rfb Editora, 2020) Souza, EdnilsonA história da ciência mostra que ao menos desde o século XVI que a modelagem matemática vem sendo utilizada sistematicamente como método científico, a exemplo de cientistas notáveis como Galilei Galileu e Isaac Newton. No entanto, somente a partir do século XX é que ela foi percebida como constituinte importante na construção do pensamento científico. A construção de modelos teóricos (modelos matemáticos) é necessária porque não temos acesso direto ao mundo físico, tal acesso é sempre parcial e limitado pelo poder preditivo de tais modelos. Desse modo, o objetivo deste livro é apresentar ao professor do ensino médio discussões relevantes sobre aspectos teóricos e práticos que possam subsidiar uma prática docente inovadora, tendo como suporte a modelagem matemática no contexto do ensino de física.