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Navegando por Palavra-chave "Resistência"

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    Dissertação
    Uma análise discursiva sobre resistência do/no corpo trans no Jornal do Nuances: Nicole, uma mulher possível
    (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2023) Rosa, Bruno Rosa da; Campos, Luciene Jung de; http://lattes.cnpq.br/1151177602559882; http://lattes.cnpq.br/6209887915098282; Fernandes, Carolina; http://lattes.cnpq.br/3664492405958216; Vinhas, Luciana Iost; http://lattes.cnpq.br/2001548222755825; Cassana, Mônica Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5324835582154122
    A materialidade dessa pesquisa é a entrevista “Nicole, uma mulher de verdade”, concedida em 1998 ao Jornal do Nuances, periódico LGBTTI+ pela livre expressão sexual, com sede em Porto Alegre – RS. A análise da entrevista está ancorada na teoria da Análise do Discurso de vertente materialista, preconizada por Michel Pêcheux, em que parte-se da análise do funcionamento discursivo referente à conceitualização de gênero, de corpo e de mulher. Busca-se analisar a insubmissão do corpo ao domínio da ordem binária e da compreensão lógica, considerando as (des)identificações com os saberes provenientes do interdiscurso, manifestados como pré-construídos no intradiscurso. Problematiza-se a binaridade de gênero que acontece por meio de uma lógica disjuntiva, com os significantes homem ou mulher, para pensar como o sujeito se inscreve em uma posição de entrelugar, espaço de indefinição em que a falta de objeto e a falha na linguagem se apresentam. O corpo trans possibilita pensar outras formas de sexuação do sujeito sexual, marcado pela (im)possibilidade de se autorizar no campo político. Temos indícios de que o corpo trans é um corpo de resistência, uma vez que, na entrevista em análise “Nicole, uma mulher de verdade”, a subjetivação se dá em relação à identificação com a feminilidade, mas não se deixa determinar pela ideia dominante de mulher. Pois “a mulher de verdade” não existe. A mulher só pode existir na pluralidade e na diversidade.
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    Artigo de Revista
    Globalização e a isomorfia curricular na base nacional comum curricular: é possível resistir às mudanças?
    (Faculdade Integrada Instituto Souza, 2024) Silva, Phelipe Martins da
    O presente artigo versa sobre a atual política educacional brasileira direcionada à educação básica. Com o advento da reforma do ensino médio, instituída pela Lei Federal n. 13.415/2017, as unidades federativas precisaram se adequar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo que contém as diretrizes para implementação dos currículos locais. Entretanto, este movimento político de reestruturação do currículo se dá num cenário, onde as tendências globais são tomadas como referência na construção de políticas nacionais e regionais. Neste sentido, o processo denominado de isomorfia ou imitação curricular acaba por enquadrar e restringir o desenvolvimento de políticas educacionais que deveriam atender as especificidades de um país como Brasil, diverso, multicultural, com dimensões continentais e repleto de desigualdades e assimetrias sociais que tendem a se agravar com imposição da BNCC. Dessarte, a resistência frente a esta política internacionalizada, marcada pela globalização, alinhada aos pressupostos do neoliberalismo, mostra-se como alternativa criativa frente às demandas nefastas do mercado.
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    Livro
    Uma vida de professora que forma professoras/es e trabalha para o alargamento do possível no currículo
    (Brazil Publishing, 2019) ALVEZ PARAÍSO, Marlucy
    A Coleção "Memórias, Docências e Currículos" da Editora Brazil Publishing, busca disponibilizar, ao grande público, livros autorais acadêmicos resultados de pesquisas sobre essas três temáticas. Projetada e coordenada pela professora Marlucy Alves Paraíso, da Faculdade de Educação da UFMG, a série foca, neste primeiro momento, sobretudo, os Memoriais de professores/as das universidades públicas brasileiras, escritos para alcançar a categoria mais elevada na progressão da carreira docente, a de Professor Titular. Trata-se de rico material para a compreensão das universidades, das docências no ensino superior, dos currículos de diferentes cursos acadêmicos, das pesquisas desenvolvidas por pesquisadores/as experientes, da formação, das políticas educacionais e muitos outros temas de interesse do campo educacional. São escritas que destacam os diferentes campos de atuação de pesquisadores/as de expressão articulados com suas trajetórias docentes nas universidades. Com esta série, enfim, desejamos dar visibilidade ao fundamental trabalho desenvolvido na universidade – instituição de importância crucial para o Brasil que vem cumprindo com excelência seu papel social de ensino, pesquisa e extensão e também de inclusão.
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