Navegando por Palavra-chave "Teacher training"
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- TeseA formação continuada de professores no município de São Gonçalo (RJ): percepções sobre as ações formativas locais(Universidade Estácio de Sá, 2024) Martins, Filipe Ferreira; Santos, Sonia Regina Mendes dos; http://lattes.cnpq.br/6858518428711558; http://lattes.cnpq.br/0073708497002311; Santos, Sonia Regina Mendes dos; http://lattes.cnpq.br/6858518428711558; Pedrosa, Stella Maria Peixoto de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/6986927279922334; Ferreira, Diego Jorge; http://lattes.cnpq.br/2873290682177349; Corrêa, Cintia Chung Marques; http://lattes.cnpq.br/4691196404656135; Ferreira, Giselle Martins dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8992700249707040Esta pesquisa, de cunho qualitativo, trata das percepções de diretores escolares e de orientadores pedagógicos acerca da formação continuada de professores que atuam na Rede Pública Municipal de Ensino do município de São Gonçalo, localizado na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Centro Municipal de Referência em Formação Continuada "Prefeito Hairson Monteiro dos Santos" (CREFCON-SG). Há muito se tem associado a qualidade da formação que os professores recebem à qualidade do ensino que é oferecida aos alunos, no contexto das escolas nas quais atuam e, por consequência, com efeitos no sucesso ou êxito escolar desses alunos. Partindo-se dessa compreensão, ações formativas oferecidas aos professores após a formação inicial e realizadas ao longo do exercício profissional, adquirem importância ímpar no cenário educacional brasileiro. A tese sustenta-se na literatura relacionada à formação continuada de professores e ao desenvolvimento profissional docente na atualidade. O principal objetivo dessa pesquisa é compreender quais as percepções de diretores escolares e de orientadores pedagógicos que atuam em escolas dos 5 distritos de São Gonçalo (RJ), a respeito das ações de formação continuada disponibilizadas pela instituição investigada. A pesquisa traz em seu cerne, cinco questionamentos principais, quais sejam: [a] identificar quais foram as principais ações de formação continuada oferecidas aos profissionais da educação vinculados à Rede Municipal de Educação de São Gonçalo (RJ), no contexto do CREFCON-SG, nos últimos três anos, [b] conhecer quais as percepções dos participantes da pesquisa a respeito tanto da instituição quanto das ações de formação continuada oferecidas pelo CREFCON-SG, [c] verificar se as necessidades e os anseios dos participantes da pesquisa quanto as ações de formação continuada oferecidas pelo CREFCON-SG estavam sendo atendidos, [d] identificar se houve a participação efetiva dos profissionais que atuam nas escolas no que se refere ao planejamento e a construção dessas respectivas ações formativas ofertadas pela instituição, e [e] compreender quais foram os principais desafios enfrentados pelos participantes da pesquisa no que tange à formação continuada durante a pandemia de COVID-19. Para isso, foram utilizadas entrevistas contendo questões semiestruturadas como instrumentos voltados à geração de dados. As entrevistas foram transcritas e os dados foram categorizados e analisados sob a luz da Análise de Conteúdo. Os dados apresentados permitem concluir que apesar de as ações formativas coordenadas e oferecidas por essa secretaria de educação serem compostas, em sua maioria, por ações pontuais e conteudistas, corporificadas em palestras e cursos de curta duração, alinhadas à uma perspectiva tradicional e individualista de formação continuada, os profissionais da educação entrevistados têm uma visão positiva a respeito do trabalho realizado pelo centro de formação continuada investigado e pelas ações formativas por ele oferecidas. No entanto, por afirmarem não se sentirem plenamente atendidos, nos termos dos seus estatutos e regulamentos, quanto à garantia do seu direito à participação nessas (e em outras) ações formativas, torna-se urgente a incorporação de medidas, de parte do poder público, que favoreçam a formação continuada e o desenvolvimento profissional dos profissionais que atuam nas escolas da Rede Municipal de Educação de São Gonçalo (RJ).
- DissertaçãoFormação de professores e o ensino remoto na pandemia em José de Freitas estado do Piauí(MUST University, 2023) Rocha, Erimar Pereira da; Santos, André Felipe Costa; http://lattes.cnpq.br/6126792842727625; http://lattes.cnpq.br/6697118935645189; Santos, André Felipe Costa; http://lattes.cnpq.br/6126792842727625; Santos, Priscila Costa; http://lattes.cnpq.br/1244955503629908; Menezes, Maria Eduarda de Lima; http://lattes.cnpq.br/7658808906376737A pandemia da COVID-19 provocou uma mudança significativa nas prioridades de treinamento dos professores, especialmente no que diz respeito ao ensino à distância. Com o fechamento das escolas, os professores precisaram adquirir novas habilidades e competências para garantir que seus alunos continuassem aprendendo de forma eficaz. O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências da formação de professores no contexto da (pós)pandemia da COVID-19 em José de Freitas, estado do Piauí. A metodologia escolhida para o estudo foi o relato de experiência com abordagem qualitativa. A pandemia intensificou a discussão acerca da formação de professores e da necessidade de contemplar pontos essenciais na construção da aprendizagem, principalmente no que se refere às tendências tecnológicas e às metodologias ativas. Houve uma maior demanda por qualificação e formação profissional específica por parte dos professores para lidar com o novo cenário educacional. Conclui-se que as tecnologias educacionais e a formação continuada de professores, em conjunto, podem trazer muitos benefícios significativos para o ensino e a aprendizagem, além de promover uma maior interação entre professores e alunos. Portanto, é importante lembrar que a tecnologia não deve ser vista como uma solução única para todos os desafios educacionais, mas sim como uma ferramenta complementar ao ensino presencial.
- DissertaçãoPercepção dos conhecimentos dos professores de matemática por meio do modelo de Van Hiele associado com a sequência didática utilizando o software Geogebra(Universidade Federal do Amazonas, 2021) Leão, Marinildo; Pimentel , Elizabeth; http://lattes.cnpq.br/8948618145123019; http://lattes.cnpq.br/6417009615610848; Souza, Tarcísio; http://lattes.cnpq.br/3920163835334828; Abreu, Renato; http://lattes.cnpq.br/5164284305900865O modelo de Van Hiele teve sua procedência a partir de 1957, por intermédio da tese de doutorado de Dina Van Hiele-Geldof e Pierre Van Hiele na Universidade Estadual de Utreque, trata-se de um modelo que contribui para o processo de ensino e aprendizagem de Geometria. Consiste em verificar através de atividade qual nível de conhecimento geométrico o indivíduo se encontra, classificando-os em níveis que vão de 1 até 5. Atualmente, os professores têm se preocupado mais com a quantidade de conteúdo do que com a qualidade das aulas. Poucos professores estão capacitados para enfrentar as complexas mudanças trazidas pela (COVID- 19), potencializadas pelo avanço tecnológico. Ainda é uma deficiência a falta de atualização da capacitação ou preparação dos professores para trabalhar as ferramentas tecnológicas como, por exemplo, o Software Geogebra, ferramenta fundamental para ensinar assuntos de Matemática. O objetivo deste trabalho é analisar por meio da teoria de Van Hiele e da sequência didática, utilizando o Geogebra, o nível de conhecimento geométrico dos professores de Matemática da Rede Estadual de Educação da cidade de Humaitá/AM. A metodologia apresenta a abordagem de pesquisa quali-quantitativa, conduzida pela linha de pesquisa- formação, que teve seu desdobramento por aplicação de questionário e atividade, com questões em aberto, iniciada após prévia aprovação do Comitê de ética e consentimento esclarecido dos participantes. Em relação a quantificação e caracterização das pesquisas realizadas na (BDTD) no período de (2008-2019), observou-se que do total de onze trabalhos selecionados, 81,1% correspondem a pesquisa voltadas para o ensino superior e utilizam o método de pesquisa participante. Apenas 18,8% dos trabalhos foram relacionados ao ensino fundamental. Em relação ao uso do Software Geogebra foi identificado que é uma ferramenta pouco explorada, mas que quando usado por professores têm grande relevância à docência. Referente a aplicação do Modelo de Van Hiele constatou-se que o nível de conhecimento geométrico mais elevado foi o quarto nível. Mostrando-se que neste nível é preciso ter uma base sólida dos conhecimentos e dos conceitos geométricos. Os resultados indicaram que algumas ações nos planejamentos voltados ao processo de ensino aprendizagem da Geometria, precisam ser repensadas. Verificou-se que 10% dos professores apresentam dificuldades em trabalhar as ferramentas tecnológicas como, por exemplo, o Geogebra. A maioria dos professores ainda são atraídos pelo ensino tradicional quadro/pincel, haja vista que, 80% dos pesquisados afirmaram trabalhar diariamente em suas aulas com essa metodologia. Cerca de 80% dos professores, alegaram ter dificuldades em trabalhar as tecnologias, justificando esta carência à falta de formação e, também, ao espaço físico adequado de maneira que seja favorável para o desenvolvimento desta finalidade de ensino.
- DissertaçãoPós-Graduação mídias na educação e os aspectos pedagógicos no desenvolvimento do ciclo avançado: um estudo em polos de Rondônia(Universidade Federal de Rondônia, 2024) Silva, Antonio Kélisson Gondim da; França, Rosângela de Fátima Cavalcante; https://lattes.cnpq.br/7408003530360924Tradicionalmente, os processos educacionais se caracterizavam, basicamente, no ensino presencial, havendo também alguns cursos não presenciais. Com o surgimento de novas tecnologias e mídias digitais, os cursos não presenciais se expandiram e passaram a fundamentar o que hoje se conhece como Educação a Distância (EaD). Nessa perspectiva de formação não presencial, insere-se o programa de pós-graduação “Mídias na Educação”, objeto de estudo desta pesquisa, que foi desenvolvida no período de março a setembro de 2024. A partir do objeto, buscou-se problematizar o estudo a partir da seguinte questão norteadora: em que consistem os aspectos pedagógicos que incidem nas dificuldades identificadas no desenvolvimento do curso de pós-graduação “Mídias na Educação”, em sua segunda oferta do Ciclo Avançado (2010-2012), no âmbito da Universidade Federal de Rondônia? O objetivo geral consistiu em analisar os aspectos pedagógicos que incidem nas dificuldades identificadas no desenvolvimento do curso de pós-graduação “Mídias na Educação”, em sua segunda oferta do Ciclo Avançado. Trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foram utilizados relatórios dos cinco polos de apoio presencial localizados no estado de Rondônia. Para a análise, foram adotados os procedimentos da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). O aporte teórico parte de múltiplas reflexões acerca da formação educacional a distância, abarcando diversos elementos característicos que concebem a definição de EaD, bem como apontamentos históricos e legais no contexto dessa modalidade. A discussão teórica também inclui questões atinentes à formação de professores na perspectiva da educação para as mídias, assim como aspectos pedagógicos concernentes ao curso “Mídias na Educação”. O corpus de análise foi obtido por meio da identificação e agrupamento de aspectos pedagógicos imbricados às dificuldades enunciadas pelos relatórios. Isso permitiu a formulação de 11 categorias, sendo as nove primeiras ligadas a questões recorrentes e as duas últimas associadas a questões pontuais. Os resultados das análises apontaram aspectos pedagógicos relevantes, a saber: dificuldade na interação entre cursistas e ambiente virtual e entre professores-formadores e cursistas; situações de sobrecarga, que agregam fatores profissionais, formativos e pessoais da vida dos sujeitos-cursistas; dificuldade de alguns cursistas se manterem participativos e a necessidade do fator motivacional para o enfrentamento da desmotivação, enquanto preocupação pedagógica; elementos atrelados à proposta de escrita e prática de projeto pedagógico voltado à educação para as mídias, reconhecendo a necessidade dos registros docentes para que os dados resultantes da ação pedagógica sirvam para uma produção científica; necessidade dos encontros presenciais e do enfrentamento à evasão; características de conteúdos destinados ao ambiente virtual de aprendizagem; aspectos envolvendo as habilidades e saberes digitais docentes necessários à formação e à prática do professor da Educação Básica; elementos sobre gestão de cursos a distância. Conclui-se que os indicadores evidenciados nesta pesquisa podem colaborar para oferecer subsídios a novos estudos documentais sobre programas de formação a distância, bem como para o planejamento de novos cursos a distância voltados à formação de professores em serviço, articulados para a construção de saberes necessários à integração de diferentes mídias no cotidiano da escola pública.