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    Capítulo de livro
    “Empoderamento digital”? Suas implicações no ethos e na atividade política atual
    (Instituto Quero Saber, 2020) Figueiredo, Rodrigo Lopes; Costa, Marta Rios Alves Nunes da
    O presente artigo pretende refletir sobre a capacidade de influência e controle do homem quando está em posse de equipamentos, artefatos e sistemas de informação eficientes na produção de dados sobre a natureza e sobre o próprio homem; neste sentido aborda a Questão da Técnica (1932) pensada por Martin Heidegger enquanto fenômeno desafiador da liberdade humana no sentido mais essencial. Segundo o pensador estamos diante da possibilidade de nos perdermos no horizonte da tecnologia, no sentido em que alicerçamos a nossa existência na premissa do controle calculado dos recursos naturais e dos “recursos humanos”, produzindo um horizonte em que nos tornamos estranhos não só uns aos outros, mas a nós mesmos, tornando-nos incapazes de reconhecer a dignidade e humanidade em nossos semelhantes. Os reflexos da instrumentalidade técnica presente ao nosso redor, associado ao desejo pragmático em querer buscar tudo aquilo que garante bem estar pessoal e satisfação imediata, termina por nos disponibilizar a objetualização, isto é, conduzindo à perda de valor em nós mesmos “ontificando-nos”. No processo de compreensão deste perigo trazemos a contribuição de Immanuel Kant em suas obras Antropologia de um ponto de vista pragmático (1798), Ideia de uma História universal do ponto de vista cosmopolítico (1784) e Fundamentação da metafísica dos costumes (1785) e de Pierre Levy em sua obra O que é o virtual? Na primeira obra kantiana tratamos sobre as paixões de civilização as quais (unidas a virtualização) configuram o “empoderamento digital”, na segunda vimos a possibilidade do aperfeiçoamento humano, possível sobretudo a nível de espécie e que revela a conquista histórica do homem ao transitar da animalidade em direção a civilidade, destacando-se nesta condição a presente virtualização de todas as instâncias, constituindo uma cultura multimídia. Por fim, buscamos chegar a um melhor entendimento acerca da possibilidade de um progresso na humanidade a partir de Pierre Levy, que enfatiza os méritos de uma sociedade interligada em rede, cujo propósito é tornar possível a produção e o acesso compartilhado (virtualmente) dos conhecimentos construídos coletiva e globalmente. O entusiasmo de Levy com o desenvolvimento das novas tecnologias e com o novo modo de interação humana, realizado virtualmente numa sociedade em rede, nos permite imaginar a concretização da expectativa de progresso “profetizada” por Immanuel Kant em sua obra Ideia de uma História universal do ponto de vista cosmopolítico (1784). Aqui, a espécie humana atingiria o estágio de desenvolvimento mais avançado no que se refere ao cumprimento dos fins antropológicos necessários – o estágio da moralidade, ou seja, a condição histórica onde se manifesta a consideração valorativa de cada sujeito racional enquanto fim em si mesmo, havendo o respeito e a responsabilidade recíproca. Neste sentido o grande desafio é questionar os limites e condições de possibilidade deste “empoderamento digital”, fenômeno que inicialmente parece inverter a ordem das prioridades, tornando o homem subserviente das suas próprias invenções tecnológicas.
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    Dissertação
    Entre Telas e Janelas - um olhar ressignificado para o uso da Videodança como metodologia no ensino-aprendizagem em Dança
    (Universidade Federal do Paraná, 2022) Alves, Erika Kraychete; Wosniak, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; http://lattes.cnpq.br/2835238173646073
    A dissertação intitulada: Entre Telas e Janelas: um Olhar Ressignificado para o uso da Videodança como Metodologia no Ensino-Aprendizagem em Dança nasce de uma questão-problema específica: de que forma e com que meios a videodança poderia ser utilizada como metodologia de ensino da Dança? Para responder à questão empreende-se uma investigação pautada, metodologicamente, em uma revisão de literatura narrativa (RLN) articulada a um estudo de caso, com aportes da pesquisação, com/sobre dispositivos tecnológicos focalizando a videodança 'EntreTelas: uma videoconfedança’ como objeto empírico/corpus da investigação. O objetivo é refletir e analisar de que forma e com que meios a linguagem videodança em questão, em seus aspectos formativos processuais e não apenas como material de resultado artístico, pode ser considerada como uma singular abordagem metodológica para o ensino-aprendizagem em Dança em tempos de mediação online, a partir dos pressupostos da pedagogia da ubiquidade e da educação para/da era digital. Para a área da Educação, em tempos de pandemia e isolamento social, a presente pesquisa investigativa pode contribuir ao se propor a apontar formas híbridas de ensino-aprendizagem em [vídeo]dança, criar estruturas de registro do processo de criação e formação e integrar os participantes, em suas trajetórias de aprendizes do movimento dançante, por meio de avançadas tecnologias de comunicação. O protagonismo dos participantes em seus próprios processos criativos, nas redes digitais, pode assegurar este ato performativo coletivo como um potente espaço de construção de corpos virtualizados e imaginários artísticos. Julgou-se pertinente, também, que a problematização de suas imagens e movimentos registrados e reelaborados por meio da edição videodançante coletiva, pudesse ser ressignificada pela pesquisadora/artista em sua criação videográfica autoral. O referencial teórico desta pesquisa perpassa três grandes grupos de assuntos correlatos: Corpo, Ensino da Dança e Videodança, em seus desdobramentos e articulações sobre/com mediações tecnológicas, a linguagem e a educação estética.
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    Dissertação
    Protagonismo estudantil no 9º ano do ensino fundamental em Petrolina- PE: a abordagem do design thinking como uma estratégia pedagógica
    (Metropolitan University of Science and Technology, 2023) Souza, Germania Aparecida Nunes Alves de; Abreu, Daniela Cristina Lopes de; http://lattes.cnpq.br/1620803152714574; https://lattes.cnpq.br/2138196555871007; Almeida, Lana; http://lattes.cnpq.br/4462098307174160; Quinelato, Eliane; http://lattes.cnpq.br/2606454342348702
    Nos últimos anos, a tecnologia tornou-se uma presença constante nas vidas das pessoas, permeando todos os aspectos, incluindo os âmbitos profissional, educacional e cultural. Esse avanço tecnológico tem impulsionado a criação de novas abordagens em diversas áreas do conhecimento. O Design Thinking foi selecionado como objeto de pesquisa devido às etapas que podem desenvolver habilidades criativas, colaborativas e críticas para a resolução de desafios no ambiente escolar. O objetivo geral do estudo consistiu na investigação da aplicação do Design Thinking para promover o protagonismo dos alunos, avaliando sua efetividade, desafios e impactos na aprendizagem, bem como estimular o engajamento ativo dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Quanto à metodologia, a pesquisa bibliográfica utilizou buscadores de trabalhos científicos por meio do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), das bibliotecas eletrônicas da Scientific Electronic Library Online (SciElo) e da Harvard Library. Além disso, a pesquisa de campo empregou um formulário com perguntas estruturadas criado por meio do Google Forms para o público-alvo que foram os estudantes dos 9º anos do Ensino Fundamental. Com base nos resultados obtidos, observou-se um considerável interesse dos estudantes em utilizar a tecnologia e explorar o protagonismo estudantil na educação. Diante disso, uma equipe de estudantes foi formada para desenvolver um projeto pedagógico com foco nos princípios do Design Thinking. Portanto, espera-se que este estudo possa contribuir para a compreensão da importância da tecnologia e do protagonismo estudantil na educação contemporânea, bem como para demonstrar como a abordagem do Design Thinking pode ser uma valiosa ferramenta para promover a participação ativa dos alunos.
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    Tese
    A qualidade da educação superior do tecnólogo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM
    (Universidad de León (ULE), 2016) CARLUCCI, Roseina Braga; MAYO, Isabel Cantón; CANTÓN, Clara Isabel Martínez; 18255485287; http://lattes.cnpq.br/7514716369470749
    Nesta tese se trabalha sobre a hipótese de que existe, dentro das pequenas, médias e grandes empresas do Polo Industrial de Manaus e também das empresas do Setor Primário parceiras do IFAM, espaço para atuação de profissionais formados nos Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs), haja vista que o número destes profissionais começa a aumentar em virtude da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil. O objetivo é analisar as variáveis contextuais, pessoais e acadêmicas que estão diretamente relacionados com a empregabilidade dos graduados nos CSTs. Para nortear o tema da tese foi utilizada na metodologia, o Modelo de Avaliação CIPP. O levantamento de dados deu-se através de um questionário semiestruturado, aplicado aos Gerentes, Subgerentes e Encarregados dos RHs das empresas parceiras do IFAM, responsável pelas decisões e estratégias de acompanhamento na contratação de funcionários com formação Técnica ou Tecnológica nas empresas. A validação interna com a finalidade de avaliar a estabilidade e a consistência da medição foi feita por meio dos testes Alfa de Cronbach e para análise e resultados dos questionários foi utilizado o modelo de software SPSS. A investigação demonstra que as empresas preferem contratar profissionais de CT, porém incentivam a qualificação dos profissionais de CST que já atuam na empresa para ocuparem cargos de liderança.
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    Dissertação
    Student protagonism in the 9th year of education fundamental in Petrolina- PE: the design thinking approach as a pedagogical strategy
    (Metropolitan University of Science and Technology, 2023) Souza, Germania Aparecida Nunes Alves de; Abreu, Daniela Cristina Lopes de; http://lattes.cnpq.br/1620803152714574; http://lattes.cnpq.br/2138196555871007; Almeida, Lana Paula; http://lattes.cnpq.br/4462098307174160; Quinelato, Eliane; http://lattes.cnpq.br/2606454342348702
    Nos últimos anos, a tecnologia tornou-se uma presença constante nas vidas das pessoas, permeando todos os aspectos, incluindo os âmbitos profissional, educacional e cultural. Esse avanço tecnológico tem impulsionado a criação de novas abordagens em diversas áreas do conhecimento. O Design Thinking foi selecionado como objeto de pesquisa devido às etapas que podem desenvolver habilidades criativas, colaborativas e críticas para a resolução de desafios no ambiente escolar. O objetivo geral do estudo consistiu na investigação da aplicação do Design Thinking para promover o protagonismo dos alunos, avaliando sua efetividade, desafios e impactos na aprendizagem, bem como estimular o engajamento ativo dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Quanto à metodologia, a pesquisa bibliográfica utilizou buscadores de trabalhos científicos por meio do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), das bibliotecas eletrônicas da Scientific Electronic Library Online (SciElo) e da Harvard Library. Além disso, a pesquisa de campo empregou um formulário com perguntas estruturadas criado por meio do Google Forms para o público-alvo que foram os estudantes dos 9º anos do Ensino Fundamental. Com base nos resultados obtidos, observou-se um considerável interesse dos estudantes em utilizar a tecnologia e explorar o protagonismo estudantil na educação. Diante disso, uma equipe de estudantes foi formada para desenvolver um projeto pedagógico com foco nos princípios do Design Thinking. Portanto, espera-se que este estudo possa contribuir para a compreensão da importância da tecnologia e do protagonismo estudantil na educação contemporânea, bem como para demonstrar como a abordagem do Design Thinking pode ser uma valiosa ferramenta para promover a participação ativa dos alunos.
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