Comunicação Comunitária e a Rádio-poste A Voz do Salobrinho

Carregando...
Imagem de Miniatura
Ano de publicação
2019
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Instituição
Universidade Estadual de Santa Cruz
Resumo
Esta monografia é um estudo de caso da adequação da Rádio-poste A voz do Salobrinho aos princípios da comunicação comunitária. No período observado (2017-2019), contou com programação musical, pregações e duas radiorrevistas ao vivo. Este tipo de rádio atua com caixas de som nos postes dos bairros, além de outras ações transmidiáticas. Analisou-se como problema do meio a transmissão impositiva nas ruas, incomodando alguns vizinhos e nem sempre contemplando as preferências dos moradores. Buscando melhorar este precário funcionamento, propôs-se a metodologia do Estudo de Caso com intervenção (pesquisa-ação) para entender as problemáticas das rádios-postes em geral (estado da arte); incentivar o espaço público como local de cidadania; capacitar a equipe; etc. Foram realizadas parcerias com instituições sociais (como a Associação de Moradores e o DCE Uesc). Elaborou-se um plano de negócios, visto que o autofinanciamento do único patrocinador é precário. Conclui que a pesquisa conseguiu atingir seus objetivos, e sugere novos estudos: rentabilidade, poluição sonora e uso democratizante.
Descrição
Community communication, Lamp post radio, Popular communication, Alternative media, Comunicação comunitária,, Rádio-poste, Salobrinho, Comunicação popular, Mídia alternativa
Citação
RIBEIRO, Rafael Abade. Comunicação Comunitária e a Rádio-poste A Voz do Salobrinho. 2019. 130 p. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Rádio e Televisão) – Dep. de Letras e Artes, Uesc, Ilhéus (BA), 2021. 3ª ed. il. col. corrigida. Licença livre (CC BY-NC). Disponível em: <http://deposita.ibict.br/>. Acesso em: 01 jun. 2021.
URI