A influência da psicologia na aprendizagem digital: Adequando os formatos de comunicação
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Ano de publicação
2021
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Instituição
Universidad de Flores
Resumo
A popularização do ensino online ocasionou o aumento das discussões acerca das principais ferramentas utilizadas em sua realização. Além disso, a pandemia alavancou a produção de materiais didáticos, seja para as aulas à distância ou do ensino remoto. No entanto, a maior parte dos docentes não estavam preparados e acostumados a elas. Sendo assim, apresenta-se neste artigo algumas definições relacionadas aos principais atores da educação nesse momento, a comunicação e a tecnologia, sob uma perspectiva da psicologia. Este tema foi escolhido como ponto focal, pois a psicologia faz parte de muitos campos de pesquisa, dentre eles a educação e a comunicação. A psicologia cognitiva, um dos ramos da psicologia como área de conhecimento, é responsável pelo estudo das bases do conhecimento e surgiu na metade do século XX. Porém, com o advento das tecnologias e o boom gerado no processo de comunicação, os psicólogos puderam obter outras e mais usuais analogias para seus estudos. Podemos citar, entre elas, o surgimento de outras teorias sobre os processos psicológicos da atenção, percepção, motivação, memória e esquecimento, linguagem e aquisição de linguagem, resolução de problemas e tomada de decisão.
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