Piaget, affectivity and cognition
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Ano de publicação
2021
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Instituição
Universidad de Flores
Resumo
Para compreender o simbólico retratado por Jean Piaget, devemos primeiro conhecer alguns conceitos desenvolvidos pelo pai da Psicanálise Sigmund Freud. Durante seus estudos, Freud desenvolveu o chamado Primeiro Tópico ou Teoria Topográfica. É dividido em três instâncias: inconsciente (Ics), pré-consciente (Pcs) e consciente (Cs), ou seja, cada uma delas é virtualmente responsável por uma função específica no psiquismo. A parte estudada por Jean Piaget em seu livro Psicanálise e suas relações com a psicologia da criança é o inconsciente. É a forma mais primitiva da psique humana, com leis próprias longe da racionalidade da consciência, ou seja, são os desejos mais profundos onde não há moral nem julgamento.
Descrição
Citação
Piaget, J. (1975). A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação (Cabral, A.; Oiticica, C.M., Trad.). 2a Ed. Rio de Janeiro: Zahar.
Piaget, J. (1994). El pensamiento simbólico y el pensamiento del niño. In: DELAHANTY, G. P. (comp.). Piaget y el psicoanálisis. México: Universidad Autónoma Metropolitana.
Piaget, J. (1994). El psicoanálisis y sus relaciones con la psicología del niño. In: DELAHANTY, G. P. (comp.). Piaget y el psicoanálisis. México: Universidad Autónoma Metropolitana.
Piaget, J. (1973). Inconsciente afetivo e inconsciente cognitivo. In: Problemas de Psicologia genética. Rio de Janeiro, Forense.
Piaget, J. (2005). Inteligencia y afectividad. Buenos Aires: Aique Grupo Editor.