Nudez política feminina no Brasil: uma análise das reverberações da Marcha das Vadias em notícias do portal G1

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Ano de publicação
2020
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Instituição
Universidade Federal de Ouro Preto
Resumo
Este estudo visa analisar os comentários postados no portal de notícias G1 em matérias sobre a Marcha das Vadias, movimento político que tem como característica a expressão por meio dos seios nus. Com o intuito de compreender como o corpo nu feminino é historicamente olhado, foram acionadas autoras que discutem a cultura visual sobre esses corpos em diversos âmbitos, como a indústria cinematográfica e pornográfica (WILLIAMS, 1991; DE LAURETIS, 1984; MULVEY 1983), a arte (BERGER, 1972) e a indústria da beleza (WOLF, 1992). Igualmente, atravessam esse trabalho as discussões sobre o corpo enquanto político, e como o mesmo afeta e é afetado pelas culturas (LOURO, 2000; BORDO, 1997; LE BRETON, 2007). No entanto, diferentes corpos são afetados de maneiras também distintas e, por isso, acionamos autoras que discutem questões relacionadas à raça e classe (hooks, 2000; KING, 1988). Foi realizada, em um primeiro momento, uma análise de construção de sentidos em redes digitais (HENN, 2014; MACHADO, 2018; GONZATTI, 2015), de forma a compreender como tais ambientes operam a partir dos acontecimentos que nele se instalam e, para tal, foram levantadas discussões acerca da presença do patriarcado nesses ambientes (ZUCKERBERG, 2018; ARONOVICH, 2018). Para inferir sobre os comentários utilizou-se, em um segundo momento, o aporte teóricometodológico da nálise do discurso de linha francesa (BENETTI, 2016). Foi possível demonstrar que os comentários analisados ainda reiteram uma normatividade fundada por princípios machistas, misóginos e de caráter sexualizante.
Descrição
Corpos, Marcha das Vadias, Nudez feminina, Comentários sistêmicos, G1
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