Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/394
Tipo do documento: | bachelorThesis |
Título: | Nudez política feminina no Brasil: uma análise das reverberações da Marcha das Vadias em notícias do portal G1 |
Título(s) alternativo(s): | Female political nudity in Brazil: an analysis of the reverberations of the Slutwalk in news from the G1 portal |
Autor: | Barbosa, Yasmine Feital Calçado |
Orientador: | Barbosa, Karina Gomes |
Primeiro membro da banca: | Aronovich, Dolores Aguero |
Segundo membro da banca: | Mendonça, Felipe Viero Kolinski Machado |
Resumo: | Este estudo visa analisar os comentários postados no portal de notícias G1 em matérias sobre a Marcha das Vadias, movimento político que tem como característica a expressão por meio dos seios nus. Com o intuito de compreender como o corpo nu feminino é historicamente olhado, foram acionadas autoras que discutem a cultura visual sobre esses corpos em diversos âmbitos, como a indústria cinematográfica e pornográfica (WILLIAMS, 1991; DE LAURETIS, 1984; MULVEY 1983), a arte (BERGER, 1972) e a indústria da beleza (WOLF, 1992). Igualmente, atravessam esse trabalho as discussões sobre o corpo enquanto político, e como o mesmo afeta e é afetado pelas culturas (LOURO, 2000; BORDO, 1997; LE BRETON, 2007). No entanto, diferentes corpos são afetados de maneiras também distintas e, por isso, acionamos autoras que discutem questões relacionadas à raça e classe (hooks, 2000; KING, 1988). Foi realizada, em um primeiro momento, uma análise de construção de sentidos em redes digitais (HENN, 2014; MACHADO, 2018; GONZATTI, 2015), de forma a compreender como tais ambientes operam a partir dos acontecimentos que nele se instalam e, para tal, foram levantadas discussões acerca da presença do patriarcado nesses ambientes (ZUCKERBERG, 2018; ARONOVICH, 2018). Para inferir sobre os comentários utilizou-se, em um segundo momento, o aporte teóricometodológico da análise do discurso de linha francesa (BENETTI, 2016). Foi possível demonstrar que os comentários analisados ainda reiteram uma normatividade fundada por princípios machistas, misóginos e de caráter sexualizante. |
Abstract: | This study aims to analyse the comments made on articles about brazilian Slut Walk, a political movement whose characteristic is the expression through bare breasts, on the G1 news portal. In order to understand how the female naked body is historically looked at, were triggered authors who discuss the visual culture about these bodies in different areas, such as the film and pornographic industry (WILLIAMS, 1991; DE LAURETIS, 1984; MULVEY 1983), art (BERGER, 1972) and the beauty industry (WOLF, 1992). Similarly, the discussions about the body as a politician and how it affects and is affected by cultures go through this work (LOURO, 2000; BORDO, 1997; LE BRETON, 2007). However, different bodies are affected in different ways as well, and therefore, we trigger authors who discuss issues related to race and class (hooks, 2000; KING, 1988). It was carried out, at first, an analysis of the construction of meanings in digital networks (HENN, 2014; MACHADO, 2018; GONZATTI, 2015), in order to understand how such environments operate based on the events that are installed in it and, to this end, discussions were raised about the presence of patriarchy in these environments
(ZUCKERBERG, 2018; ARONOVICH, 2018). To infer about the comments, the theoreticalmethodological contribution of the discourse analysis was used in a second moment (BENETTI, 2016). It was possible to demonstrate that the comments analyzed still reiterate a normativity founded on sexist, misogynistic and sexualizing principles. El objetivo de este estudio es analizar los comentarios realizados en artículos sobre la Marcha de las Putas brasileña, un movimiento político cuya característica es la expresión mediante de los senos desnudos, en el portal de noticias G1. Para entender cómo se ve históricamente el cuerpo femenino desnudo, se han involucrado autores que discuten la cultura visual sobre estos cuerpos en diferentes áreas, como la industria del cine y la pornografía (WILLIAMS, 1991; DE LAURETIS, 1984; MULVEY 1983), arte (BERGER, 1972) y la industria de la belleza (WOLF, 1992). Del mismo modo, las discusiones sobre el cuerpo como político pasan por este trabajo y cómo el mismo afecta y es afectado por las culturas (LOURO, 2000; BORDO, 1997; LE BRETON, 2007). Sin embargo, los diferentes cuerpos se ven afectados de diferentes maneras y, por lo tanto, desencadenamos autores que discuten temas relacionados con la raza y la clase (hooks, 2000; KING, 1988). Al principio, se realizó un análisis de la construcción de significados en las redes digitales (HENN, 2014; MACHADO, 2018; GONZATTI, 2015), con el fin de comprender cómo operan dichos entornos en función de los eventos que se instalan en él y, para este modo, se plantearon debates sobre la presencia del patriarcado en estos entornos (ZUCKERBERG, 2018; ARONOVICH, 2018). Para inferir sobre los comentarios, en un segundo momento, se utilizó la contribución teórico-metodológica del análisis del discurso (BENETTI, 2016). Fue posible demostrar que los comentarios analizados aún reiteran una normatividad fundada por principios sexistas, misóginos y sexualizantes. |
Palavras-chave: | Corpos Marcha das Vadias Nudez feminina Comentários sistêmicos G1 |
Área(s) do conhecimento: | Comunicação Jornalismo |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Ouro Preto |
Departamento: | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - Departamento de Jornalismo |
Tipo de acesso: | openAccess |
URI: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/394 |
Data de publicação: | 2020 |
Aparece nas coleções: | Sudeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA_NudezPolíticaFeminina.pdf | Monografia | 2,54 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Ferramentas do administrador