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Tipo do documento: mastherThesis
Título: A Problemática da normatividade : convergências e dissonâncias entre Michel Foucault e Georges Canguilhem
Título(s) alternativo(s): The Problem of normativity: convergences and dissonances between Michel Foucault and Georges Canguilhem
Autor: Custódio Kachenski, Iverson 
Orientador: Candiotto, Cesar
Resumo: Esta dissertação visa apontar as articulações entre a arqueologia de Michel Foucault e a epistemologia de Georges Canguilhem no que diz respeito à problemática da normatividade. Nesse sentido, enfatizamos as reflexões de Canguilhem em torno da biologia, considerandoa no âmbito da análise histórica desta ciência e centrada no estudo de seus conceitos, da recorrência e da descontinuidade. Na sequência, percorremos analiticamente estas noções na arqueologia de Michel Foucault, situando-as em outros níveis de problematização, quais sejam, o da percepção, o do olhar médico e o dos saberes. Partimos de alguns textos de Foucault dos anos 60 (História da Loucura, 1961, arqueologia da percepção; O Nascimento da clínica, 1963, arqueologia do olhar; As palavras e as Coisas, 1966, arqueologia do saber), indicando seu distanciamento e suas convergências em relação à epistemologia da biologia de Georges Canguilhem. Para a realização desse intento, consistente em mostrar a presença de uma normatividade na história arqueológica, percorremos as noções de experiência fundamental, olhar médico e episteme, lidas especialmente pela recepção crítica de Roberto Machado – Foucault, a Ciência e o Saber (2007); Vera Portocarrero – As Ciências da Vida: De Canguilhem a Foucault (2009); Márcio Alves da Fonseca- Michel Foucault e o Direito (2012), Guillaume Le Blanc - Canguilhem e as normas (2008) e Pierre Macherey – De Canguilhem à Foucault: A Força das normas (2009). Na última fase deste trabalho, adentraremos na arqueologia da biologia a partir do conceito vida, abordado em As Palavras e as Coisas, buscando confrontá-la com a leitura de Georges Canguilhem sobre o mesmo tema, especialmente em torno da questão do vitalismo. Por fim, passamos ao nível da errância no pensamento de Canguilhem, mostrando suas especificidades ou alterações, sobretudo antes e a partir da publicação do texto das Novas Reflexões, traçando sua relação teórica com Michel Foucault e Friedrich Nietzsche, no que diz respeito ao acaso do acontecimento. Por isso, ressaltamos que a errância faz parte da normatividade vital, assim como o acaso do acontecimento faz parte da normatividade da episteme.
Abstract: This dissertation aims to point out the articulations between Michel Foucault's archeology and Georges Canguilhem's epistemology with regard to the problematic of normativity. In this sense, we emphasize Canguilhem's reflections on biology, considering it within the scope of the historical analysis of this science and centered on the study of its concepts, recurrence and discontinuity. Next, we analyze these notions in Michel Foucault's archeology analytically, placing them at other levels of problematization, that of perception, the medical look and knowledge. We start with some texts by Foucault from the 1960s (History of Madness, 1961, archeology of perception; The birth of the clinic, 1963, archeology of the gaze; The Order of Thigs, 1966, archeology of knowledge), indicating their distance and convergences. in relation to Georges Canguilhem's epistemology of biology. In order to carry out this attempt, which consists of showing the presence of a normativity in archaeological history, we went through the notions of fundamental experience, medical gaze and episteme, read especially by the critical reception of Roberto Machado – Foucault, Science and Knowledge (2007); Vera Portocarrero – Life Sciences: From Canguilhem to Foucault (2009); Márcio Alves da FonsecaMichel Foucault and the Law (2012), Guillaume Le Blanc - Canguilhem and the norms (1998) and Pierre Macherey - From Canguilhem to Foucault: The Force of norms (2009). In the last phase of this work, we will delve into the archeology of biology from the concept of life, discussed in The order of Things, seeking to confront this Foucauldian project with the reading of Georges Canguilhem on the same theme, especially around the question of vitalism. Finally, we move on to the level of wandering in Canguilhem's thought, showing its specificities or alterations, especially before and after the publication of the text of New Reflexions, tracing his theoretical relationship with Michel Foucault and Friedrich Nietzsche, with regard to the chance of the event. Therefore, we emphasize that wandering is part of the normativity of life, just as the chance of the event is part of the normativity of the episteme
Palavras-chave: Epistemologia Histórica. Normatividade. História Arqueológica. Vida
Área(s) do conhecimento: Filosofia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Departamento: Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Programa: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Departamento de Filosofia, Escola de Educação e Humanidades
Tipo de acesso: openAccess
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/447
Data de publicação: 2022
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