Dissertação

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  • Dissertação
    Classe hospitalar: direito, aprendizagem e humanização do estudante durante o tratamento de saúde
    (Christian Business School, 2024) Rehder, Edilaine de Jesus Dias; Coutinho, Diógenes José Gusmão; Reis, Elton; Souza, Janiscreis; Coutinho, Diógenes
    O objetivo geral deste trabalho foi identificar analisar a contribuição da classe hospitalar para os estudantes em tratamento de saúde em sua modalidade educacional, bem como a relevância da ininterrupção da aprendizagem no período de afastamento escolar das crianças e adolescentes em idade escolar obrigatória. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória com procedimento bibliográfico e documental por meio de livros, artigos, regulamentos e legislações brasileiras. A abordagem utilizada foi qualitativa e quantitativa. A análise dos dados foi realizada por meio de gráficos e quadros, analisados de acordo com a fundamentação teórica. A pesquisa ressalta a efetividade e fortalecimento de políticas públicas para expansão das Classes Hospitalares, buscando a garantia do direito a educação dos estudantes. Ao finalizar a pesquisa, conclui-se que a Classe Hospitalar pode ser considerada uma ferramenta essencial para a inclusão, bem-estar e desenvolvimento das crianças e adolescentes em situação de afastamento escolar para tratamento de saúde.
  • Dissertação
    Uma pedagogia estética: corpo e imagem
    (Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, 2024) Silva, Alessandra Ribeiro Assis; Medrado, Alice Parrela; http://lattes.cnpq.br/5560701131372142; http://lattes.cnpq.br/0149817014816095
    A estética torna-se aqui o ponto de partida para entender como a representação do corpo, por meio do autorretrato, pode se transformar em um elo de identidade, pertencimento e desconstrução de estereótipos estéticos. Nesse contexto, a reflexão estética se entrelaça com arte, corpo e padrões sociais, propondo um ensino filosófico mediado pela fotografia. Com base em uma "Estética Pedagógica", o enfoque está na substituição da repetição e padronização por criatividade, inventividade, afetividade e convivência com a diversidade, fortalecendo identidades e ampliando repertórios estéticos. No ambiente escolar, a imagem desempenha um papel essencial na educação estética, desafiando estereótipos e promovendo novas formas de pensamento que ampliam a compreensão da identidade. A fotografia e a estética abrem caminhos para que os alunos se problematizem e se conheçam em suas relações com os outros. A produção de ensaios filosóficos e fotográficos estimula reflexões profundas sobre corpo e identidade, permitindo que os estudantes construam novas versões de si mesmos por meio de fragmentações e escolhas conscientes, fortalecendo suas vozes no debate filosófico e estético. Os fundamentos teóricos incluem os PCNEM (2006) e o Currículo de Referência de Minas Gerais (2018), com foco nos objetivos de ensino da Filosofia: ética, política, estética, ontologia, ciência e religião. A arte é tratada como ferramenta criativa para desconstruir estereótipos, abordando questões de gênero, feminismo e representações do corpo feminino na história, com autores como Linda Nochlin, Donna Haraway e Françoise Vergès. A fotografia é vista como processo criativo e democrático, com reflexões de Susan Sontag e inspirações no trabalho de artistas como Cindy Sherman e Camila Fontenele. Os resultados indicam que os trabalhos dos alunos, em forma de ensaios filosóficos e fotográficos, refletiram as discussões propostas, promovendo engajamento crítico e desconstrução de padrões estéticos e identitários. Com o apoio de uma cartilha prática, os estudantes se sentiram à vontade para integrar estética e fotografia ao ensino de Filosofia, desenvolvendo atividades que desconstruíram estereótipos e fomentaram uma percepção estética mais ampla. Assim, a estética, aliada à educação, revela-se como uma força transformadora capaz de desconstruir padrões excludentes e ampliar horizontes críticos.
  • Dissertação
    Efeito residual da adubação orgânica e mineral no estabelecimento de mudas de pau rosa
    (Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia - INPA, 2022) Prado Sotero, Thiago; Paulo de Souza Falcao, Newton; Monteiro de Oliveira, Daniella; Danielle Monteiro de OLiveira; http://lattes.cnpq.br/3835722703224710; http://lattes.cnpq.br/5214586964090012; Alfaia, Sonia Sena; http://lattes.cnpq.br/8312194093923426; Souza, Luiz Kleber Carvalho de; ttp://lattes.cnpq.br/4621581382951807; Medeiros, Raquel Silva; http://lattes.cnpq.br/5301760635264017
    O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito residual de adubação em um segundo cultivo na formulação de substratos no desenvolvimento de mudas de A. rosaeodora, bem como analisar as propriedades químicas dos componentes dos substratos. O estudo foi desenvolvido em casa de vegetação em um delineamento inteiramente casualizado com 8 tratamentos e 10 repetições. Foram avaliadas as variáveis biométricas a cada 30 dias durante 180 dias e os atributos químicos do solo no fim do experimento. Os resultados mostraram que, nas propriedades químicas, no tempo inicial e final, as combinações de cama de frango + biocarvão e cama de frango + biocarvão + NPK, foram os que apresentaram melhores resultados. Nos resultados, as combinações cama de frango + biocarvão, evidenciaram a maior reposição para N e K, enquanto a combinação cama de frango + biocarvão + NPK, evidenciaram maior reposição de Ca, Mg e P. Dentre as características biométricas avaliadas as variáveis altura de planta e matéria seca da parte aérea apresentaram diferenças significativas entre os tratamentos, onde as mudas do T8 (cama de frango + biocarvão e cama de frango + NPK) apresentaram um maior crescimento em relação as mudas do T1 (sem adubação). Quanto a ausência de resposta para os demais parâmetros biométricos avaliados, pode estar associada com o fato de a espécie Aniba rosaeodora ser uma planta nativa da Amazônia, adaptada as condições de solo pobre da região, além de não possuir característica definidas, devido a grande variabilidade genética da espécie. Palavras-chave: Aniba rosaeodora; produção de mudas; efeito de substratos; química do solo.
  • Dissertação
    O projeto de pesquisa nas práticas de letramentos acadêmicos de surdos
    (Universidade Federal do Piauí, 2025) Nunes, Iago Ferraz; Alexandre, Leila Rachel Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2002555668464845; http://lattes.cnpq.br/7940401092043759; Batista Júnior, José Ribamar Lopes; http://lattes.cnpq.br/8507489924730523; Lodi, Ana Claudia Balieiro; http://lattes.cnpq.br/9511353286136586
    Esta pesquisa investigou as contribuições de uma oficina bilíngue de leitura e produção do gênero “projeto de pesquisa”, fundamentada no modelo de letramentos acadêmicos, para a compreensão desse gênero por surdos no contexto de seleção para o mestrado. Baseada nos Novos Estudos do Letramento (NEL), especialmente no modelo de Letramentos Acadêmicos (Lea; Street, 2014), a pesquisa considera os letramentos acadêmicos como práticas sociais e propõe estratégias que vão além da mera aquisição de habilidades linguísticas. O estudo foi conduzido por meio de pesquisa-ação, cuja coleta de dados aconteceu em uma oficina que adotou uma abordagem crítica e reflexiva sobre os desafios acadêmicos dos surdos, focando na leitura e produção de textos acadêmicos, tendo a Libras como língua de instrução e utilizando uma metodologia bilíngue para contemplar as identidades linguísticas e culturais dos participantes, visando acessibilidade e inclusão. Os resultados indicam que a oficina favoreceu a apropriação do gênero, reduzindo barreiras na leitura e escrita ao utilizar materiais e metodologias alinhadas às identidades linguística e cultural dos participantes. Além disso, os dados revelam que as dificuldades enfrentadas pelos surdos na pós-graduação não se restringem à escrita em português, mas refletem lacunas nos processos de letramentos acadêmicos desde a escolarização, evidenciando práticas institucionais excludentes. A pesquisa destaca a necessidade de mudanças estruturais no ensino superior, tanto na graduação quanto na pós-graduação em nível de mestrado, para garantir ao alunado surdo um processo de ingresso, permanência e formação que seja justo, acessível e inclusivo.
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    Protagonismo juvenil e imaginação criadora em Gaston Bachelard: experiências vividas de um projeto educacional
    (Universidade de Taubaté, 2024) Galiotto, Claudio Gonçalves Mendes; Ribeiro, Débora Inácia; http://lattes.cnpq.br/7048029511754621; https://lattes.cnpq.br/3951877681404764
    Esta pesquisa nasce de um estágio realizado durante o curso de Psicologia sobre a aquisição de habilidades sociais e educativas em adolescentes do ensino médio, participantes do projeto educacional “Jovens Protagonistas” que utiliza metodologias ativas em educação. Além da aquisição dessas habilidades, percebeu-se um efeito na expressão da criatividade e autonomia dos jovens, que assumiram o protagonismo na aprendizagem e nas estratégias de enfrentamentos no cotidiano. O foco, portanto, da presente pesquisa está no aprofundamento deste efeito, tomando-se como objeto de estudo o fenômeno da expressão do protagonismo juvenil, pela perspectiva da imaginação criadora em Gaston Bachelard. As reflexões estão baseadas nas premissas do protagonismo juvenil, entendido como ação do adolescente no sentido de construir sua autonomia, sua participação criativa, construtiva e solidária na solução de problemas reais na vida social e da imaginação criadora como atividade imaginante de uma consciência que compreende, sente e significa a experiência da novidade. Estas premissas fundamentam este trabalho que possui como objetivo compreender, por meio do método fenomenológico, os sentidos das experiências vividas pelos adolescentes participantes do Projeto Educacional Jovens Protagonistas, em relação à expressão do protagonismo juvenil. Trata-se, portanto, de uma pesquisa fenomenológica, exploratória e qualitativa e configura-se como uma pesquisa transversal. Participaram da pesquisa 20 alunos que: i) cursavam o ensino médio, ou ii) cursavam o 9° ano do ensino fundamental, ou iii) acabaram de concluir o ensino médio. Como instrumento para a coleta de dados foi realizada uma análise documental de fontes primárias produzidas pela instituição em relação aos alunos. Também foi utilizado o Procedimento Desenhos-Estórias com Tema em três momentos da pesquisa: no início, quando o aluno ingressa no projeto educacional, numa etapa intermediária e ao final do projeto. Para a organização e análise dos dados, foi aplicado o método fenomenológico de Giorgi, que se desenvolve em quatro etapas: 1) leitura geral do material, 2) definição de unidades de significado, 3) expressão dos sentidos das unidades, e 4) formulação de uma síntese das unidades. Os resultados revelam uma profunda insatisfação dos alunos com o ambiente escolar, indicando uma relação problemática com esse ambiente, que gera sofrimento físico, psíquico e ético-político. Além disso, a falta de socialização e respeito no ambiente escolar contrasta com a necessidade crescente de promoção de bons encontros e fortalecimento de vínculos entre os adolescentes. A percepção negativa da metodologia de ensino destaca a desconexão entre o sistema educacional e as necessidades dos alunos, minando a relevância do modelo atual. Os espaços escolares são vistos como hostis e excludentes, o que diminui a potência de ação dos alunos. No entanto, por meio de encontros realizados no espaço onde é desenvolvido o projeto educacional, os adolescentes imaginaram um futuro possível, recriando a escola em uma experiência de abertura para a novidade. A expressão do protagonismo juvenil emerge, portanto, como uma necessidade de fortalecimento dos vínculos afetivos e aumento da potência de ação dos adolescentes, impulsionando-os a imaginar e criar novas possibilidades para lidar com os desafios decorrentes dos processos de isolamento, exclusão e discriminação.
  • Dissertação
    Você tem um novo par: as affordances na construção da interação e da interatividade no Tinder
    (Universidade Estadual do Piauí - UESPI, 2023) Leão, Wellington; Borges, Francisco; http://lattes.cnpq.br/7258815078217410; https://lattes.cnpq.br/8392710752264288; Santos Costa, Giselda; http://lattes.cnpq.br/4086500150809136; Silva, Ana Cláudia; http://lattes.cnpq.br/6301845039704370
    Os relacionamentos na pós-modernidade têm ganhado novo território comunicativo com a popularização dos Sites de Relacionamento no espaço virtual da Internet, tendo em vista os indivíduos participarem mais do ciberespaço que do convívio face a face no mundo real. Por esse motivo, este estudo apresenta a comunicação baseada pelo uso da web como mediadora das transformações e das realizações humanas, desenvolvendo-se no compartilhamento de mensagens, ideias e emoções, assim como se observa na Teoria das Affordances uma possibilidade de compreender o design de construção dos espaços virtuais e perceber a atuação dos usuários ao dar significado aos artefatos simbólicos por meio da linguagem afetiva. Dessa forma, esta pesquisa objetiva investigar os mecanismos de interação e interatividade disponíveis no aplicativo Tinder, a fim de buscar explicações sobre as ações dos usuários durante o acesso à sua estrutura e suas construções identitárias pela busca e efetivação de pares em virtude do ato de “dar match”. O embasamento teórico está alicerçado na percepção das affordances nos diversos ambientes, em Gibson (1977, [1986] 2015), Greeno (1994), van Lier (2000, 2002, 2004, 2008), Norman (2008, 2010), Broch (2010), Santos Costa (2013), Silva (2015, 2020) e Calzoni (2022), com base nos modelos de análise elencados por Gaver (1991), Norman (2006), Kim e Hong (2012) e Pucillo e Cascini (2014). Além disso, conceitos como o de Modernidade Líquida em Bauman (2001, 2004), de Cibercultura e Ciberespaço em Recuero (2012), de Sites de Redes Sociais em Boyd e Ellison (2007), Recuero (2009, 2010) e Primo et al. (2017), de interação em Bakhtin [1979] (2011), de interação e interatividade em Primo (2003, 2008) e de Multimodalidade em Kress (2010) e Kress e van Leeuwen ([1996] 2021) foram utilizados amplamente neste estudo. A metodologia adotada quanto ao objetivo da pesquisa foi a exploratória, com abordagem qualitativa do problema, desenvolvida no ciberespaço por um observador participante e envolvendo a triangulação entre o método netnográfico em Kozinets (2014) e a Análise de Conteúdo em Bardin [1977] (2016), utilizando a técnica de análise categorial ou temática para interpretação das descrições da seção “Sobre mim” do Tinder e das respostas ao questionário de pesquisa. A amostra foi composta por 10 (dez) usuários efetivos do Tinder. Os resultados evidenciaram que, mesmo intuitivamente, os usuários do Tinder conseguem projetar os seus propósitos comunicativos, ao agirem sobre as possibilidades de ação durante o uso do app, tanto na interação como na interatividade. Além disso, ficou evidente que o app consegue apresentar uma diversidade de recursos que proporcionam interatividade aos usuários, principalmente para cumprir o objetivo de buscas por outros usuários em decorrência do ato de “dar match” na conta gratuita do Tinder. Logo, as percepções das affordances dos objetos tecnológicos do Tinder, uma vez projetadas pelos designers, não são assimiladas igualmente pelos utentes durante a usabilidade do app.
  • Dissertação
    Controle fuzzy multivariável para correção de propriedades físico-químicas de fluidos de perfuração
    (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2024) Martins, Ramon Araujo; Meleiro, Luiz Augusto da Cruz; http://lattes.cnpq.br/8393291064955150; Freire, Fabio Bentes; Junior, Mauricio Bezerra de Souza
    Nas atividades petrolíferas, durante a etapa de perfuração, torna-se essencial a utilização dos fluidos de perfuração para o sucesso de toda a operação. Esses fluidos de perfuração são constituídos pela adição de produtos químicos a um fluido base, nos quais podem ser classificados de acordo com o tipo de fluido base empregado em sua formulação, podendo ser classificados como fluidos à base água, óleo ou gás. Inúmeras são as propriedades exercidas por esses fluidos, contudo destacam-se as que estão atreladas às propriedades reológicas e à manutenção do gradiente de pressão hidrostática no interior do poço. Tendo em vista que os fluidos de perfuração estão sujeitos a interações do tipo fluido-rocha, a contaminação por sais provenientes da formação geológica pode se tornar um problema durante a etapa de exploração do poço, podendo impactar as características reológicas e a densidade do fluido. O aumento da presença de sais em fluidos de perfuração à base água é indicado pelo aumento da condutividade elétrica do fluido. No entanto, o monitoramento e o controle dessa propriedade pouco foram explorados até o momento. A proposta desse trabalho foi desenvolver um sistema de controle fuzzy multivariável para a correção da condutividade elétrica, densidade e viscosidade aparente de fluidos de perfuração à base de água. A avaliação da técnica de controle desenvolvida foi validada por meio de uma unidade experimental de preparo e monitoramento de fluidos de perfuração equipada com tanques de mistura e armazenamento de água, bomba helicoidal para recirculação do fluido, bomba dosadora de água e alimentadores de sólidos. A instrumentação da unidade inclui sensores de medição de condutividade, temperatura, nível, vazão, densidade e viscosidade aparente. O sistema de aquisição de dados da unidade experimental é constituído de um CLP da National Instruments com o uso do software supervisório LabVIEW®. A estratégia de controle fuzzy foi desenvolvida no software LabVIEW®. Para avaliação do desempenho do controlador, foram propostos problemas de controle do tipo servo e regulatório, envolvendo as propriedades condutividade elétrica, viscosidade aparente e densidade. Também foram realizados testes experimentais para avaliar a interação entre a composição do fluido e as variáveis controladas. Nos testes experimentais de bancada observou-se que as propriedades avaliadas possuem interação estatisticamente significativas entre si, mas que o aumento da concentração de cloreto de sódio não altera a pseudoplasticidade dos fluidos. Em relação ao desempenho do controlador fuzzy, os resultados demonstraram a eficácia da estratégia proposta na manutenção da condutividade elétrica, viscosidade aparente e densidade dos fluidos, evidenciando assim seu potencial uso como ferramenta para o controle multivariável das propriedades físicas em fluidos de perfuração. Também foi possível identificar que a condutividade elétrica foi a variável de maior sensibilidade em relação a densidade e a viscosidade aparente.
  • Dissertação
    Da pós à hipermodernidade, as armadilhas da personalização da informação e a fuga da pós-verdade pelo pragmatismo
    (Universidade Estadual de Montes Claros, 2024) Oliveira, Thalles Rodrigues; Medrado, Alice Parrela; http://lattes.cnpq.br/5560701131372142; https://lattes.cnpq.br/7073482422227961; Medrado, Alice Parrela; http://lattes.cnpq.br/5560701131372142; Costa, Paulo Henrique Dias; http://lattes.cnpq.br/6187029293658811; Wilke, Valéria Cristina Lopes; http://lattes.cnpq.br/1013720357986055
    O presente estudo trata sobre a concepção de personalização pelo filósofo Gilles Lipovetsky. Pretende-se evidenciar a ideia de personalização advinda da época pós-moderna de forma a compreender o processo de personalização dentro do ciberespaço ao longo da hipermodernidade, com a justificativa de compreender os processos de personalização da informação a partir da criação do algoritmo pela empresa Google no ano de 2009. A personalização compreende o caráter inaugurador da pós-modernidade, dado que esta ideia elabora o empreendimento de si, o torna-se a si mesmo. É concebida em um momento de flexibilidade da sociedade, alto consumo de bens e, a julgar que este consumo causa prazer, logo invoca-se a estrutura do hedonismo a partir da lógica da sedução pelo marketing. Pretende-se evidenciar, com base na filosofia de C.S. Peirce, a organização dos internautas por um método de fixação da crença. Peirce afirma que o objetivo da crença é um estado de calmaria. Em razão da procura por essa posição estável, os usuários adotam o Método da Tenacidade, segundo o qual é suficiente apenas ter uma crença, que não necessariamente deve ser fundamentada, mas que deve cumprir o objetivo de uma crença, que é a felicidade. Portanto, busca refletir como o método utilizado fortalece o surgimento da Pós-verdade e dos seus elementos Fake News e Negacionismo. A Fake News é um discurso construído com o fim da manipulação, já o negacionismo é o sentimento de ódio e a luta pelo enfraquecimento das instituições estatais e científicas que têm o intuito de estabelecer a produção de conhecimento. Por fim, a pesquisa elaborou um material didático que obteve resultados positivos ao ensinar filosofia da informação e tecnologia.
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    Risco socioambiental na paisagem escolar: proposta teórico-metodológica para a mediação didática no ensino de Geografia a partir do mapeamento escolar
    (Universidade Federal de São João del-Rei, 2025) Giarola, Lucas Luan; Souza, Carla Juscélia de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7782648432777280; http://lattes.cnpq.br/8652349188777568; Martinelli, Patricia; Aquino, Claudia Maria Saboia de
    Esta pesquisa possui como objetivo principal desenvolver e vivenciar um percurso para a mediação didática em Geografia, considerando produtos cartográficos previamente gerados por meio do mapeamento da paisagem escolar e a análise dos fenômenos de inundação e alagamento na realidade urbana. Para atender a esse objetivo, optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa, que compreende duas etapas distintas, mas interligadas. O primeiro procedimento da pesquisa (Fase 1) refere-se ao estudo empírico e analítico da área do entorno escolar, por meio da retomada do mapeamento apresentado por Giarola (2022) e do aprofundamento do estudo sobre esse recorte espacial. Este mapeamento foi realizado na paisagem da Escola Estadual Governador Milton Campos, localizada no bairro Matosinhos, em São João del-Rei–MG, e tem fundamento na análise sistêmica do espaço, a partir da noção da Geoecologia da Paisagem recontextualizada para o ensino de Geografia. Nessa primeira fase, foi possível uma percepção holística do risco socioambiental relacionado aos fenômenos de inundação e alagamento no bairro Matosinhos, que vem sendo potencializado nos últimos anos em virtude da inter-relação entre componentes físico-naturais e sociais desse espaço. Com base nessa constatação, em um segundo momento (Fase 2), a pesquisa assume os pressupostos metodológicos da investigação participante no processo de desenvolvimento e vivência de uma proposta teórico-metodológica de percurso para a mediação didática junto aos estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental da referida escola. O percurso foi estruturado com base em Cavalcanti (2014, 2019), que considera três ações de ensino: problematizar, sistematizar e sintetizar, e na ideia do estudo geográfico à luz de um olhar para e pela paisagem, com ênfase no risco socioambiental (inundação e alagamento). Na proposta, os estudantes puderam compreender as áreas de risco do entorno escolar como resultado da interação de diversos fatores que causam desequilíbrios entre os sistemas físico-natural e social, gerando processos perigosos e o problema de inundação do Rio das Mortes em área de uso urbano e alagamento nas ruas e trechos do bairro. O percurso possibilitou que os estudantes, a partir de problematizações e sistematizações sobre uso e ocupação do espaço urbano em interação com a dinâmica fluvial e pluvial, desenvolvessem um olhar mais amplo e crítico sobre o contexto vivido por eles, por meio de um pensamento geográfico que articulou conceitos (paisagem, risco socioambiental, inundação, alagamento, escoamento superficial, águas pluviais e fluviais), raciocínios (localização, distribuição, conexão, analogia, entre outros) e linguagens (cartográfica, imagética). Diante desses resultados, a pesquisa discute e demonstra o potencial da paisagem vivida pelos estudantes, da mediação e percurso didático e do estudo do risco socioambiental no ensino de Geografia e defende que essas abordagens combinadas possibilitam a transformação do olhar dos estudantes sobre o seu contexto e o desenvolvimento do pensamento geográfico sobre fenômenos e situações diversas, em diferentes escalas, especialmente sobre os fenômenos de inundação e alagamento
  • Dissertação
    O uso do nome social por alunos travestis e transexuais menores de idade nas escolas estaduais de Curitiba como forma de inclusão
    (Universidad Autónoma de Asunción, 2022) Peres, Cilene Angelica Silva; Mont'Alverne, Clara Roseane da Silva Azevedo; http://lattes.cnpq.br/3609659350699462; https://lattes.cnpq.br/3062725173233062; González, José Antonio Torres; http://lattes.cnpq.br/0719958579482769; Jiménez, Luis Ortiz; http://lattes.cnpq.br/2863106583726629; González González, Daniel; http://lattes.cnpq.br/1525482787840030
    Esta investigação reporta-se à abordagem sobre o uso do nome social por alunos travestis e transexuais menores de idade nas escolas estaduais de Curitiba, como forma de inclusão escolar. Foi estruturada e embasada a partir da problemática: O uso do nome social por alunos travestis e transexuais menores de idade nas escolas estaduais de Curitiba vem apresentando resultados efetivos na inclusão escolar? O objetivo geral é analisar a contribuição do nome social no processo de inclusão dos alunos travestis e transexuais menores de idade nas escolas estaduais de Curitiba. E, como objetivos específicos: dissertar a eficácia das normatizações para dirimir o preconceito com relação à identidade de gênero; descrever o cotidiano dos alunos menores de idade e as práticas de efetivação do uso do nome social no âmbito escolar; e, relatar a efetividade do uso do nome social pelos alunos travestis e transexuais menores de idade das escolas estaduais de Curitiba. Como método, utilizou-se a pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com método fenomenológico. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa por meio dos Pareceres nº 3.731.406 e 3.949.635, via Plataforma Brasil sob nº 24252719.4.0000.5688/CAA, juntamente com os instrumentos da coleta dos dados quais sejam, guia de entrevista, direcionada aos professores e pais dos alunos travestis e transexuais, a entrevista aos alunos que usam o nome social e aos que não usam, e os Termos de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) dos entrevistados; como técnicas, observação estruturada e análise documental. Os resultados apresentaram-se positivos quanto a eficácia da inclusão dos alunos travestis e transexuais menores de idade por meio do uso do nome social, mesmo sem conhecimento efetivo das normativas, a adaptação ao uso do nome social ocorre de forma natural. Concluiu-se que o Colégio Estadual realiza ações abordando a diversidade como forma de dirimir o preconceito e discriminação, pecando somente, na capacitação dos professores. A escola por ser um espaço decisivo na construção de relacionamentos democráticos pautados no respeito à diversidade sexual, deve continuar promovendo ações voltadas a toda comunidade escolar e principalmente, a família, pois é a partir do acolhimento destes que se confirmará a efetividade da inclusão.
  • Dissertação
    O Brasil hespérico e a bela morte de Fernão de Sá no De Gestis Mendi de Saa de José de Anchieta S. J.
    (Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007) Kaltner, Leonardo Ferreira; Tannus, Carlos Antônio Kalil
    Este trabalho consiste na análise do poema épico De Gestis Mendi de Saa, obra novilatina quinhentista brasileira, cuja autoria, conforme lição do Pe. Armando Cardoso, S. J., é confirmada como de Anchieta. Valemo-nos para este fim do texto estabelecido por Cardoso, a partir da Editio de 1563 de Coimbra e do manuscrito de Algorta, assim como da edição fac-símile da primeira edição do poema, a Editio impressa, em 1563, em Coimbra, publicada recentemente pela Fundação Biblioteca Nacional. Em nossa análise articulamos a épica virgiliana em relação ao mito hespérico e a reinscrição deste ciclo mítico no De Gestis, demonstrando como o mito da Hespéria, segundo a fundação de Roma narrada na Eneida, é, no humanismo, resgatado como cenário épico do Brasil do século XVI. Ademais, traduzimos a saga de Fernão de Sá, filho de Mem de Sá, parte integrante do livro I, um belo exemplo do tópos clássico da pulchra mors.
  • Dissertação
    Detecção de pesticidas em cascas de alimentos por espectroscopia Raman amplificada por superfície e quimiometria
    (Universidade Federal do Paraná, 2024) Silva, Anderson Victor; Soares, Frederico Luis Felipe; Zarbin, Aldo José Gorgatti; http://lattes.cnpq.br/4008495434236758; http://lattes.cnpq.br/1064620847107189; http://lattes.cnpq.br/4602597827266974
    O desenvolvimento de metodologias eficientes para detecção, eliminação e controle de riscos à saúde causados por substâncias nocivas, como pesticidas, é um tema de grande relevância para a pesquisa científica. Neste contexto, este trabalho visa otimizar a síntese de um filme fino de óxido de grafeno reduzido com nanopartículas de prata (rGO/AgNPs) por meio da rota interfacial líquido-líquido (LLIR). A otimização busca intensificar o sinal SERS (Surface-enhanced Raman Scattering) para a detecção de 4-aminotiofenol (4-ATP) e, posteriormente, do pesticida ametrina (AMT). O 4-ATP foi empregado como sonda para identificar e avaliar os parâmetros que influenciam a variação do sinal SERS. Dessa forma, foi utilizado um planejamento fatorial fracionário e posteriormente, um planejamento Box-Behnken para investigar os seguintes fatores: concentração e massas dos reagentes, tempos de reação e velocidade de rotação. Os valores obtidos para a condição ótima foram: 7,0 mg de nitrato de prata, 1000 RPM, 60 minutos de tempo de dispersão, 150 mg de borohidreto de sódio, 0,01 mg mL-1 de óxido de grafeno e 45 minutos de tempo de redução. Com base nos resultados, foi construído um modelo de superfície de respostas empírica para determinar as condições ideais de síntese do material. O modelo apresentou um bom ajuste de dados, mas a regressão não foi considerada significativa. Houve um aumento na dispersão Raman cerca de 21500 vezes maior em relação à solução pura de 4-ATP. O material foi caracterizado por microscopia eletrônica de varredura (MEV), e espectroscopias UV-Vis e Raman. As técnicas de caracterização indicaram o crescimento e aglomeração das AgNPs sobre as folhas de grafeno, o que contribui para o aumento da intensidade SERS. Após isso, o substrato SERS foi utilizado para fazer a detecção do herbicida diretamente depositado em cascas de alimentos, sendo estes maçã e batata. Dessa forma, para garantir a reprodutibilidade da aquisição do sinal, foram realizadas medidas de imageamento hiperespectral das cascas de batata e maçã com diferentes níveis de concentração de ametrina e, a partir das imagens hiperespectrais, foi possível detectar a ametrina em concentrações baixas (1,0x10-7 mol L-1) com o mínimo de preparo de amostras
  • Dissertação
    Multimodalidade em charges: uma abordagem semiótico-discursiva
    (Universidade Regional do Cariri - URCA, 2024) Souza, Diones Bezerra de; Sousa, Maria Margarete Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/5233227719780998; https://lattes.cnpq.br/2692273349708022; Grangeiro, Cláudia Rejanne Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/1508574605124187; Lima-Arrais, Maria Nazareth de; http://lattes.cnpq.br/8646917365525968; Oliveira, Flávia Cristina Candido de; http://lattes.cnpq.br/7559406749195234
    Esta pesquisa tem como objetivo investigar as matrizes verbal e visual, representadas no design (conteúdo) dos textos, para a construção dos discursos nas charges sobre o meio ambiente. Para isso, analisamos como os recursos multissemióticos, os modos de linguagem e os efeitos de sentido posto, pressuposto e subentendido se combinam, se orquestram e se integram para a construção dos significados desses textos, bem como entendermos como esses discursos de alerta para a prevenção do meio ambiente, presentes nas charges, são importantes no que condiz à conscientização das pessoas. Como base teórica, esta dissertação respalda-se, principalmente, na teoria da Semiótica Social com Hodge e Kress (1988), van Leeuwen (2005), na Abordagem Multimodal e Gramática do Design Visual com Kress e van Leeuwen (2001, 2006), Kress (2003, 2010), na teoria Semiótico-Discursiva com Peirce (2005) e Santaella (2005) e nos efeitos de sentido posto, pressuposto e subentendido com Ducrot (1987a). Este trabalho situa-se na linha de pesquisa Língua, Discurso e Identidades e trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo-reflexivo e de natureza qualitativa. A análise dos dados ocorreu da seguinte forma: das 20 charges de autoria do Lute Cartunista que escolhemos para compor o corpus deste estudo, selecionamos nove, datadas dos anos 2021, 2022, 2023, que atendiam aos nossos objetivos. Posteriormente, analisamos os recursos multissemióticos, como cores, imagens, tipografias; os modos de linguagem, como expressões faciais, movimentos, gestos; e os efeitos de sentidos posto, pressuposto e subentendido, assim como a construção argumentativa das combinações semióticas desses textos. Os resultados da análise mostram as potencialidades crítico reflexivas dessas charges, que representam a situação do meio ambiente no Brasil, cujas publicações na mídia social, no caso, a rede social Instagram do chargista, são realizações materiais desses discursos que criticam, ironizam e denunciam os problemas ambientais no país. Essas implicações nos permitem concluir que os discursos nas charges constroem-se de modo crítico, irônico, interativo e ideológico pelo uso das linguagens verbal e não verbal, contudo, a construção do discurso se faz, predominantemente, nessas charges, pelo discurso multissemiótico visual.
  • Dissertação
    Proposta de metodologia para obtenção de índice global de produtividade em empreendimentos de construção civil
    (Universidade Federal do Ceará, 2022) Maciel, Francisco Wandisley Freitas; Barros Neto, José de Paula; https://lattes.cnpq.br/0127879613348412
    Estudos técnicos apontam que a construção civil tem produtividade aquém de outras indústrias: enquanto este setor tem aumento de 1,0% ao ano, outros setores alcançam patamares além do triplo. Nesta conjectura, o Brasil figura como um país que
  • Dissertação
    Políticas públicas de combate a fome: recorte das ações a partir da pandemia de covid-19 na cidade de Rosário/ARG - um estudo de caso das medidas nacionais implementadas entre 2019 e 2021
    (Fundação Universidade Federal do Rio Grande, 2023) Viana Gonçalves, Vinícius; Opuszka, Paulo Ricardo; Llanán Nogueira, Júlio Cesar; Neto, Paulo Vieira; lattes.cnpq.br/9251642114541632; Schiocchet, Taysa; Paula Costa, Eder Dion de; Caetano Costa, José Ricardo
    Objetivos: Investigar a eficácia das políticas públicas de combate à fome implementadas pelo governo argentino e pela cidade de Rosário, em consonância com o ODS2 (Erradicação da Fome) da Agenda 2030, durante o contexto da pandemia. Metodologia: Pesquisa bibliográfica da literatura nacional e internacional disponível nas bases de dados da SciELO, portais governamentais, educacionais e de imprensa Argentinos e da Universidade Nacional de Rosario (UNR). Resultados: A implementação de intervenções emergenciais de políticas públicas pela cidade de Rosário, em coordenação com o Governo da Província de Santa Fé e o Governo Nacional Argentino, desempenhou um papel fundamental na mitigação dos desafios relacionados à insegurança alimentar agravados durante a pandemia de COVID-19. Contribuição: A presente pesquisa busca proporcionar uma contribuição significativa aos debates sobre a Agenda de políticas públicas por meio da proposição de políticas efetivas e sustentáveis no enfrentamento da fome no território brasileiro, com base no modelo aplicado na cidade de Rosário, Argentina. Nesta pesquisa, será realizada uma análise de alguns modelos de políticas públicas implementado em Rosário para combater a fome, considerando seus sucessos, desafios e resultados alcançados. Com base nessa avaliação, serão desenvolvidas recomendações adaptadas à realidade brasileira, com o objetivo de estabelecer políticas públicas mais efetivas e de longo prazo para enfrentar a insegurança alimentar no país. A contribuição científica desse estudo estará na identificação de estratégias inovadoras e sustentáveis, capazes de gerar um impacto significativo na erradicação da fome no Brasil, alinhando-se aos princípios da Agenda do desenvolvimento sustentável. Ao fornecer orientações fundamentadas em evidências empíricas e experiências bem-sucedidas, este trabalho visa apoiar a formulação de políticas públicas mais informadas e eficientes, que contribuam para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável no contexto brasileiro. Aderência ao programa: A pesquisa pretende contribuir com as metas vigentes na Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável e o combate à fome, em consonância com os objetivos do Programa de Pós Graduação em Direito e Justiça Social (PPGDJS-FURG), linha de pesquisa Direitos Humanos, Diversidade e Sociedade Digital, vinculado o Programa de Pós graduação em Direitos e Justiça Social.
  • Dissertação
    Navergar-se, o pequeno teatro de ser: a autoconsciência como método
    (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004) Clemente, Mônica; Fraga, Dinorá; https://lattes.cnpq.br/1386030641165916; Gomes, Iria zanoni; Rosa, Miriam Suzete de Oliveira; Martini, Rosa Maria
    E se invertêssemos? “Suponhamos que tudo, em vez de ser feito de átomo, matéria, fosse feito de consciência. O que aconteceria neste caso?” (GOSWAMI, 1993, p. 26). Que ciência, cultura e educação teceríamos? É essa reflexão que a presente dissertação pretende desenvolver: “Navegar-se, o pequeno teatro de ser. A autoconsciência como método”. Meu objetivo, ao refletir sobre a consciência como “tecedora de tudo o que há”, foi expressar a relação entre Ser/Viver e (Se) Conhecer por meio da vivência da ciência milenar do Tantra Yoga, conforme proposto por Sarkar. Esse percurso dialoga com a biologia do amor de H. Maturana, a transdisciplinaridade de B. Nicolescu e a física quântica de A. Goswami, vertentes que não separam vida, sociedade, política, arte, ciência e espiritualidade de suas produções acadêmicas. O objeto deste trabalho, portanto, não está dissociado do sujeito nem da vida, pois a autoconsciência foi observada como método de pesquisa do ser humano que se aventura a conhecer a si mesmo e o mundo. Analisa-se, assim, o efeito do autoconhecimento – que é simultaneamente produzido e produtor da autoconsciência – sobre o próprio sujeito e seu entorno, num processo recursivo e eterno de desvendamento e cocriação. A abordagem sistêmica desta dissertação transformou seu próprio resultado: a experiência de saborear a autoconsciência – gerada e geradora de autoconhecimento – e suas implicações na emoção, que, segundo Maturana, funda o social e o amor. Assim, o trabalho tornou-se uma peça de teatro, na qual o jogo de relações entre a multidimensionalidade do ser/viver e o outro (seja ele um sujeito ou o entorno) se expressa em personagens em busca de si mesmos.
  • Dissertação
    Aplicações cotidianas das cônicas: uma proposta de sequência didática sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica
    (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2024) Silva, Glaidon Farias Sudário da; Ferreira, Danilo de Jesus; http://lattes.cnpq.br/8819444149610717; https://lattes.cnpq.br/2523162845371520
    As cônicas, desde os estudos de Apolônio até as concepções analíticas contemporâneas, desempenham um papel crucial na compreensão de diversas áreas do conhecimento. Este trabalho visa fortalecer o processo de ensino-aprendizagem por meio de uma revisão bibliográfica dos conceitos e teorias relacionados às cônicas. Será destacada sua importância histórica, relevância na geometria analítica e a apresentação de teoremas fundamentais que aprofundam a compreensão dessas curvas. Além disso, será proposta uma sequência didática, ancorada nos pressupostos da pedagogia histórico crítica, buscando a eficácia e acessibilidade para estudantes e professores da educação básica. Serão discutidas as aplicações práticas das cônicas no cotidiano, visando promover uma aprendizagem significativa, incentivando a exploração dessas curvas por meio da experimentação e do raciocínio lógico. Espera-se que este estudo contribua para o desenvolvimento de estratégias palpáveis para o ensino das cônicas, capacitando os alunos com as ferramentas necessárias para compreender e aplicar esses conceitos de forma significativa em sua prática social.
  • Dissertação
    Implementação do Moodle como ferramenta de apoio ao docente no ensino público municipal: contribuições para a educação a distância em IBIÁ-MG
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM, 2024) Silva, Cristiano Silveira; Rufino, Hugo Leonardo Pereira; Martins, Adriano Eurípedes Medeiros; http://lattes.cnpq.br/5567439874482998; http://lattes.cnpq.br/8302663661351693; http://lattes.cnpq.br/8572749726441121; Rufino, Hugo Leonardo Pereira; Martins, Adriano Eurípedes Medeiros; Sondermann, Danielli Veiga Carneiro; Lima, Danielli Araujo
    A Educação a Distância (EaD) tem se consolidado como uma alternativa essencial para democratizar o ensino em regiões com desafios estruturais e desigualdades sociais, especialmente em localidades periféricas, como o município de Ibiá–MG, a pandemia de COVID-19 intensificou a necessidade de soluções híbridas e a distância, evidenciando lacunas na modernização e acessibilidade do sistema educacional, além de destacar a demanda dos professores municipais por suporte no uso de tecnologias educacionais, relatos de docentes sobre dificuldades na utilização de ferramentas digitais reforçaram a relevância deste trabalho, como resposta a esses desafios, foi implementado o Moodle como plataforma oficial de apoio à EaD no ensino público municipal, aliado à criação de uma oficina voltada para desmistificar dificuldades técnicas e práticas enfrentadas pelos professores no uso de ferramentas tecnológicas, o Produto Técnico Tecnológico (PTT) incluiu a implementação do Moodle como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) oficial e a oferta de um curso modelo para capacitação docente, com foco no uso pedagógico da ferramenta em práticas educacionais diárias, a metodologia abrangeu uma revisão sistemática da literatura, análise diagnóstica da infraestrutura tecnológica das escolas municipais e a realização do curso de formação, o PTT foi concebido como um produto integrado, englobando tanto a capacitação quanto a configuração do Moodle como recurso educacional disponível e acessível para a rede municipal, os resultados mostram que a utilização do Moodle trouxe avanços na modernização do ensino público local, professores relataram maior confiança no uso de tecnologias digitais, e o curso de capacitação contribuiu para a adoção de metodologias ativas no ensino, contudo, desafios como limitações de conectividade em áreas rurais e a necessidade de formação continuada persistem, conclui-se que o Moodle é uma ferramenta viável para a EaD em contextos municipais, promovendo acessibilidade, inclusão digital e inovação pedagógica. Este trabalho oferece subsídios para futuras implementações de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) em cenários educacionais similares.
  • Dissertação
    Marketing jurídico digital e a educação para o uso do sistema multiportas
    (Universidade de Araraquara, 2024) Stamberk, Kátia Cristina; Franceschet, Júlio César; http://lattes.cnpq.br/1200659079498413; http://lattes.cnpq.br/2406943579606942; Franceschet, Júlio César; http://lattes.cnpq.br/1200659079498413; Ribeiro, Gustavo de Mello Sá Carvalho; http://lattes.cnpq.br/2592986683469801; Fernandes, Aline Ouriques Freire; http://lattes.cnpq.br/0570803867700533
    O trabalho aborda o uso do marketing jurídico nas mídias digitais como forma de educação dos clientes para o uso de meios extrajudiciais. Assim, foi realizada uma pesquisa sobre a cultura do litígio, a litigância predatória, a crise do Poder Judiciário e o sistema multiportas. Posteriormente, coletaram-se informações e dados sobre o uso das redes pelos advogados e a educação dos clientes para o uso do extrajudicial. O objetivo geral do trabalho foi entender como é possível sair da cultura da sentença e adentrar a cultura do consenso, usando a tecnologia para influenciar a população. Por fim, pesquisou-se sobre as regras que envolvem o uso das redes por profissionais do direito, envolvendo uma análise do Código de Ética da OAB, o Estatuto da OAB, a resolução 205/2021 – que trata do tema marketing jurídico – os ementários da OAB sobre o tema e a Lei Geral de Proteção de Dados. Diante da crescente importância do ambiente online, a pesquisa oferece uma contextualização abrangente sobre a necessidade de orientações claras para os advogados nesse cenário. A metodologia adotada foi a indutiva-dedutiva, fundamentada na análise dos desafios da justiça brasileira, no estudo aprofundado do sistema multiportas e na revisão de literatura sobre o marketing jurídico digital, além da coleta de dados. O objetivo específico é a elaboração de um guia que ajude os advogados a fazerem seu marketing digital sem receios e com mais acertividade. O resultado esperado é a influência positiva do manual no comportamento dos advogados, que estes evitem fomentar a litigância e passem a estimular o consenso. Prevê-se, assim, contribuir para a formação de profissionais éticos, capazes de utilizar estratégias de marketing jurídico de forma informativa e dentro dos limites legais, promovendo uma abordagem mais consciente e eficaz no contexto jurídico brasileiro.
  • Dissertação
    Para além do silêncio: a sexualidade entrelaçada nas diretrizes educacionais brasileiras
    (Universidade Federal do Amazonas, 2024) Marely, Alécio Vaneli Gaigher; Costa, Leonard Christy S.; http://lattes.cnpq.br/6253814174927313; http://lattes.cnpq.br/0459572443756360; Costa, Leonard Christy S.; Bottos, Norival; Freire, Sérgio
    This study investigates the tackling of sexual diversity in the Transversal Contemporary Themes (TCTs) of the National Curriculum Parameters (PCNs) and the National Common Curriculum Base (BNCC) in the context of Brazilian education. Using qualitative documentary analysis and discourse analysis, the study examines the meanings, significations and truths involved in the treatment of these themes in the guiding documents. The theoretical framework articulates Foucauldian concepts of biopower, disciplinary power and sexuality devices with Mbembe's notion of necropolitics, aiming to problematize the place given to sexual diversity in national curriculum policies. In addition, the research exposes the historical trajectory of the institutionalization of sex education in Brazil from a genealogical perspective. The role of schools in deconstructing discriminatory views and promoting sexual rights is discussed, along with an analysis of Latin American legislation on the subject. Gaps and misunderstandings are identified in the approaches of the BNCC and PCNs, which continue to sideline these discussions. Against this oversight, the study advocates the centrality of themes of gender representation and diversity for an emancipatory, democratic education aligned with the secular ideals of the Brazilian state. A number of actions are pointed out for this process in the country's educational reality. It is expected that the reflections engendered here will support the necessary improvements in the incorporation of public education policies, in order to foster pedagogical practices capable of combating prejudice and promoting citizenship and respect for diversity in schools.