Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/509
Tipo do documento: article
Título: Hannah Arendt: a crise cultural, educacional, ambiental e política na contemporaneidade
Título(s) alternativo(s): Hannah Arendt: the cultural, educational, environmental, and political crisis in contemporaneity
Autor: Ferreira, Josuel de Souza
Yildirim, Kemal
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir o seguinte tema: Hannah Arendt: A crise cultural, educacional, ambiental e política na contemporaneidade. Nessa perspectiva, a questão levantada nesta pesquisa foi a seguinte: Como analisar a crise da cultura social, educacional, ambiental e política na contemporaneidade sob a ótica de Hannah Arendt? Nesse sentido, a presente pesquisa justifica-se principalmente porque é hora de refletir criticamente sobre a crise da cultura social, ambiental e política. Assim, refletindo sobre esse tema a partir de Hannah Arendt, busca-se compreender sua importância, principalmente na sociedade atual, onde muitas pessoas buscam respostas sobre questões relevantes. Este tema é extremamente relevante aos olhos dos estudiosos da sociologia e principalmente de toda a comunidade acadêmica, que deseja compreender a crise cultural, educacional, ambiental e política em que vivem. Neste texto, que teve como objetivo geral analisar a crise cultural-social, educacional, ambiental e política na contemporaneidade sob o olhar de Hannah Arendt. Neste processo, o objetivo geral foi dividido em três objetivos específicos, que foram: fazer uma análise crítica e reflexiva da crise cultural-social, educacional, ambiental e política; identificar a cultura quanto à sua importância social para o mundo contemporâneo; e verificar a impotência da cultura para a política no mundo contemporâneo. Nessa perspectiva, utilizou-se a metodologia com pesquisa qualitativa e sistemática, onde o procedimento metodológico utilizado foi a análise de conteúdo à luz de Hannah Arendt. Por fim, os resultados encontrados nesta pesquisa nos levam a perceber que a crise cultural, educacional, ambiental e política faz com que cada um dos indivíduos reflita criticamente sobre a atual sociedade em que vive.
Abstract: This article aims to discuss the following topic: Hannah Arendt: The Cultural, Educational, Environmental and Political Crisis in Contemporary. From this perspective, the question raised in this research was the following: How to analyze the crisis in social, educational, environmental and political culture in contemporary times from Hannah Arendt's point of view? In this regard, the present research is justified mainly because it is time to critically reflect on the crisis of social, environmental and political culture. Thus, reflecting on this theme from Hannah Arendt, point of view is trying to understand its importance, especially in today's society, where many people are searching for answers about relevant issues. This theme is extremely relevant in the eyes of sociological scholars and especially for the entire academic community, who want to understand the cultural, educational, environmental and political crisis in which they are living. In this text, which had as its general objective to analyze the cultural-social, educational, environmental and political crisis in contemporary times through the eyes of Hannah Arendt. In this process, the general objective was divided into three specific objectives, which were: to make a critical and reflective analysis of the cultural-social, educational, environmental, and political crisis; to identify culture in terms of its social importance for the contemporary world; and to verify the impotence of culture for politics in the contemporary world. In this perspective, the methodology was used with qualitative and systematic research, where the methodological procedures used was content analysis under the light of Hannah Arendt. Finally, the results were found in this research lead us to realize that the cultural, educational, environmental, and political crisis makes each of the individuals to critically reflect on the current society in which they live.
Palavras-chave: Hannah Arendt. Educação, Cultura. Sociedade.
Área(s) do conhecimento: Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: LOGOS University International (UNILOGOS)
Citação: FERREIRA, J. S; YILDIRIM, K. Hannah Arendt: A Crise Cultural, Educacional, Ambiental e Política na Contemporaneidade. Revista Científica COGNITIONIS: Teresópolis, RJ, Brasil: val. 05, n: 01, p. 87-105, 2022.
Tipo de acesso: openAccess
Identificador do documento: https://doi.org/10.38087/2595.8801.125
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/509
Data de publicação: 2022
Aparece nas coleções:Nordeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HANNAH ARENDT - A CRISE CULTURAL, EDUCACIONAL, AMBIENTAL E POLÍTICA NA CONTEMPORANEIDADE.pdfDocumento primário 320,23 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador