Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/661
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Crislândia Ferreira do-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9304211731693812por
dc.contributor.advisorBressan, Marcello Caldas-
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9180009742540735por
dc.contributor.referees1Bressan, Marcello Caldas-
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9180009742540735por
dc.contributor.referees2Oliveira, Tatalina Cristina Silva de-
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0342261677880699por
dc.contributor.referees3Silva, Willyane Freire da-
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2030062433520215por
dc.date.accessioned2024-09-25T18:53:53Z-
dc.date.issued2024por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/661-
dc.description.resumoO resultado do processo de educação financeira é o conhecimento financeiro que ao ser aplicado pelas pessoas em seu cotidiano possibilita melhores atitudes e comportamentos perante seus recursos financeiros que se refletem em maiores índices de alfabetização financeira. A presente pesquisa teve como objetivo geral realizar uma investigação em Design Science Research e Design Instrucional para propor a criação de um programa educacional focado na promoção da resiliência financeira às TAES de um Instituto Federal de Educação em Pernambuco. O Design Science Research é um método científico que além de produzir conhecimento acadêmico busca a entrega de uma solução útil à sociedade. Utilizando as ferramentas de Design e do Design Instrucional foi possível, com elas e para elas, planejar, desenvolver e aplicar métodos, técnicas, atividades e materiais de ensino em favor da sua aprendizagem considerando seu comportamento, contexto social, conhecimento prévio e desejado e, principalmente, restrição de tempo. Como resultado, houve a construção, de forma colaborativa, de um artefato educacional híbrido (virtual e presencial) que incentiva um planejamento e reserva financeira que evite o endividamento e propicie condições de superação de imprevistos e crises futuros. Como notamos a ausência de iniciativas de educação financeira considerando gênero, sugerimos a ampliação da amostra e a abordagem de outros gêneros em futuras pesquisas.por
dc.description.abstractThe outcome of the financial education process is the financial knowledge that, when applied by people in their daily lives, enables better attitudes and behaviors towards their financial resources, which are reflected in higher financial literacy rates. The present research aimed to conduct an investigation in Design Science Research and Instructional Design to propose the creation of an educational program focused on promoting financial resilience to the Administrative Technicians in Education - TAES of a Federal Institute of Education in Pernambuco. Design Science Research is a scientific method that, besides producing academic knowledge, seeks to deliver a useful solution to society. By using Design and Instructional Design tools, it was possible, with them and for them, to plan, develop, and apply methods, techniques, activities, and teaching materials in favor of their learning, considering their behavior, social context, prior and desired knowledge, and, mainly, time constraints. As a result, there was the collaborative construction of a hybrid educational artifact (virtual and in- person) that encourages financial planning and reserves that avoid indebtedness and provide conditions for overcoming unforeseen events and future crises. Throughout the research, we observed a lack of financial education initiatives considering gender. Therefore, we suggest expanding the sample and addressing other genders in future studies.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Crislândia Nascimento (cfn@cesar.school) on 2024-08-20T15:42:46Z No. of bitstreams: 1 CRISLANDIA FERREIRA DO NASCIMENTO - 2024.pdf: 11269782 bytes, checksum: 89bfa60bb69eb75f272c476f2828b145 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cássio Morais (cassiomorais@ibict.br) on 2024-09-25T18:53:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CRISLANDIA FERREIRA DO NASCIMENTO - 2024.pdf: 11269782 bytes, checksum: 89bfa60bb69eb75f272c476f2828b145 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-25T18:53:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CRISLANDIA FERREIRA DO NASCIMENTO - 2024.pdf: 11269782 bytes, checksum: 89bfa60bb69eb75f272c476f2828b145 (MD5) Previous issue date: 2024eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherCentro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife - CESAR School recifepor
dc.publisher.departmentCentro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife - CESAR School Recifepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Designpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesign instrucionalpor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectServidores públicospor
dc.subjectFinanças pessoaispor
dc.subjectInstructional designeng
dc.subjectGendereng
dc.subjectGovernment employeespor
dc.subjectPersonal financepor
dc.subject.cnpq6.02.01.02-9 Administração Financeirapor
dc.subject.cnpq6.07.01.02-1 Processos da Comunicaçãopor
dc.subject.cnpq7.08.00.00.6 Educaçãopor
dc.titleProposta de programa de educação financeira baseada em design com foco na resiliência financeira das servidoras públicas técnicas administrativas em educação de um instituto federal de educação em Pernambucopor
dc.typemastherThesispor
Aparece nas coleções:Nordeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRISLANDIA FERREIRA DO NASCIMENTO - 2024.pdfDissertação11,01 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador