Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/661
Tipo do documento: mastherThesis
Título: Proposta de programa de educação financeira baseada em design com foco na resiliência financeira das servidoras públicas técnicas administrativas em educação de um instituto federal de educação em Pernambuco
Autor: Nascimento, Crislândia Ferreira do 
Orientador: Bressan, Marcello Caldas
Primeiro membro da banca: Bressan, Marcello Caldas
Segundo membro da banca: Oliveira, Tatalina Cristina Silva de
Terceiro membro da banca: Silva, Willyane Freire da
Resumo: O resultado do processo de educação financeira é o conhecimento financeiro que ao ser aplicado pelas pessoas em seu cotidiano possibilita melhores atitudes e comportamentos perante seus recursos financeiros que se refletem em maiores índices de alfabetização financeira. A presente pesquisa teve como objetivo geral realizar uma investigação em Design Science Research e Design Instrucional para propor a criação de um programa educacional focado na promoção da resiliência financeira às TAES de um Instituto Federal de Educação em Pernambuco. O Design Science Research é um método científico que além de produzir conhecimento acadêmico busca a entrega de uma solução útil à sociedade. Utilizando as ferramentas de Design e do Design Instrucional foi possível, com elas e para elas, planejar, desenvolver e aplicar métodos, técnicas, atividades e materiais de ensino em favor da sua aprendizagem considerando seu comportamento, contexto social, conhecimento prévio e desejado e, principalmente, restrição de tempo. Como resultado, houve a construção, de forma colaborativa, de um artefato educacional híbrido (virtual e presencial) que incentiva um planejamento e reserva financeira que evite o endividamento e propicie condições de superação de imprevistos e crises futuros. Como notamos a ausência de iniciativas de educação financeira considerando gênero, sugerimos a ampliação da amostra e a abordagem de outros gêneros em futuras pesquisas.
Abstract: The outcome of the financial education process is the financial knowledge that, when applied by people in their daily lives, enables better attitudes and behaviors towards their financial resources, which are reflected in higher financial literacy rates. The present research aimed to conduct an investigation in Design Science Research and Instructional Design to propose the creation of an educational program focused on promoting financial resilience to the Administrative Technicians in Education - TAES of a Federal Institute of Education in Pernambuco. Design Science Research is a scientific method that, besides producing academic knowledge, seeks to deliver a useful solution to society. By using Design and Instructional Design tools, it was possible, with them and for them, to plan, develop, and apply methods, techniques, activities, and teaching materials in favor of their learning, considering their behavior, social context, prior and desired knowledge, and, mainly, time constraints. As a result, there was the collaborative construction of a hybrid educational artifact (virtual and in- person) that encourages financial planning and reserves that avoid indebtedness and provide conditions for overcoming unforeseen events and future crises. Throughout the research, we observed a lack of financial education initiatives considering gender. Therefore, we suggest expanding the sample and addressing other genders in future studies.
Palavras-chave: Design instrucional
Gênero
Servidores públicos
Finanças pessoais
Instructional design
Gender
Government employees
Personal finance
Área(s) do conhecimento: 6.02.01.02-9 Administração Financeira
6.07.01.02-1 Processos da Comunicação
7.08.00.00.6 Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife - CESAR School recife
Departamento: Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife - CESAR School Recife
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Tipo de acesso: openAccess
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/661
Data de publicação: 2024
Aparece nas coleções:Nordeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRISLANDIA FERREIRA DO NASCIMENTO - 2024.pdfDissertação11,01 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador