O Horror Difuso no Cinema Brasileiro

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Ano de publicação
2024
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Instituição
Universidade Federal de Juiz de Fora
Resumo
O presente trabalho aproxima os filmes brasileiro de horror realizados na década de 2010 com aqueles realizados em meados dos anos 1970 e 1980. Ambos os períodos são marcados por uma expressiva produção cinematográfica do gênero no Brasil, e em ambos é possível notar um certo hibridismo, que foge às convenções estabelecidas por um cinema estrangeiro. Nosso objetivo é analisar os filmes dessas épocas a partir da imagem e do som, acreditando que o medo que eles pretendem causar na audiência não é condicionado apenas pela narrativa, como também pelos elementos formais. Para isso, foi analisado como o choque e a agressão se dão através do olhar em Shock e Mate-me Por Favor. Também foi proposto o conceito de horror artístico difuso para entender os filmes em que o objeto do medo não parece bem determinado. Este conceito foi aplicado a O Anjo da Noite e Trabalhar Cansa, investigando como o medo é construído através do campo, do fora-de-campo e do som. Também foram analisadas as relações entre território e invasão, tendo estas como foco no estudo dos filmes Enigma para Demônios e O Clube dos Canibais.
Descrição
Horror, Cinema brasileiro, Encenação, Horror, Brazilian cinema, Mise-en-scène
Citação
DUARTE, Gabriel Souza. O Horror Difuso no Cinema Brasileiro. Orientador: Luís Alberto Rocha Melo. 2024. 163 f. Dissertação (Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens) - Instituto de Artes e Design, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2024.
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