Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/687
Tipo do documento: | mastherThesis |
Título: | Princípios políticos de liberdade: prática pedagógica em São Paulo (1912-1919) |
Título(s) alternativo(s): | Political principles of freedom: pedagogical practice in São Paulo (1912-1919) |
Autor: | Costa, Marcelo Luiz da |
Orientador: | Bauer, Carlos |
Primeiro membro da banca: | Celso, Carvalho |
Segundo membro da banca: | Silvio, Gallo |
Resumo: | Este trabalho visa o estudo das principais atividades desenvolvidas enquanto práticas pedagógicas na Escola Moderna de São Paulo, experiência do movimento anarquista brasileiro, entre 1912 e 1919. A pedagogia libertária, que deitou raízes no socialismo e no anarquismo europeus, teve impactos no Brasil com a presença de imigrantes estrangeiros, no entanto, o seu desenvolvimento histórico contou com a militância de brasileiros ou estrangeiros aqui radicados. Para tanto, são levantados os caminhos históricos percorridos pelo movimento operário brasileiro, detectando como alguns dos seus marcos, o Primeiro Congresso Operário Brasileiro, de 1906, os intentos da implantação de escolas operárias, livres ou racionalistas, em geral, desde o fim do século XIX e, em particular, no início do século XX, bem como o contexto histórico da época do surgimento da Escola Moderna, criada pelos anarquistas como modelo e que teve à frente João Penteado, professor anarquista oriundo do interior paulistano. Os registros das tais práticas estão noticiados no jornal escolar O Início e no Boletim da Escola Moderna. Esses registros desvelam não apenas a presença da ideologia anarquista naquela educação, mas também os mesmos meios de ação também empregados pelo movimento, como a conferência e a manifestação pública, além das atividades evidenciarem os princípios libertários que, desse modo, pela mão dos núcleos anarquistas internos, adquiriam sua condição de existência em solo nacional. |
Abstract: | This research aims to study the main activities developed while teaching practices in the Modern School of São Paulo, Brazilian experience of the anarchist movement, between 1912 and 1919. The libertarian pedagogy, which took root in European socialism and anarchism, had impacts in Brazil with the presence of foreign immigrants, however, its historical development had the militancy of brazilians or foreigners settled here. To do so, are raised, historic paths traveled by the brazilian labor movement, detecting some of its landmarks, the First Brazilian Worker s Congress in 1906, the intent of the implementation of school workers, free or rationalists, in general, from the late nineteenth century and, in particular, in the early twentieth century, as well as the historical context of the rise time of the Modern School, founded by anarchists as a model and had to face John Penteado, a professor anarchist coming from the interior of Sao Paulo. Records of such practices are reported in the school newspaper The Beginning and Modern School Bulletin. These records disclose not only the presence of anarchist ideology that education, but also the same means of action also employed by the movement, as the conference and the public demonstration, in addition to the activities highlighted the libertarian principles that, therefore, by the hand of the inner core anarchists they acquired their condition of existence on national soil. |
Palavras-chave: | História da Educação Educação Libertária Anarquismo |
Área(s) do conhecimento: | História do Brasil História da Educação Teoria Política Movimentos Sociais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | UNINOVE |
Departamento: | Universidade Nove de Julho |
Programa: | Programa de Pós Graduação em Educação |
Citação: | COSTA, Marcelo Luiz da. Princípios políticos de liberdade: prática pedagógica libertária em São Paulo (1912-1919). 2011. 215 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2011. |
Tipo de acesso: | openAccess |
URI: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/687 |
Data de publicação: | 2011 |
Aparece nas coleções: | Sudeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marcelo Luiz da Costa reduzido.pdf | 6,5 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Ferramentas do administrador