Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/743
Tipo do documento: | mastherThesis |
Título: | Implementação do Moodle como ferramenta de apoio ao docente no ensino público municipal: contribuições para a educação a distância em IBIÁ-MG |
Autor: | Silva, Cristiano Silveira |
Orientador: | Rufino, Hugo Leonardo Pereira |
Primeiro coorientador: | Martins, Adriano Eurípedes Medeiros |
Primeiro membro da banca: | Rufino, Hugo Leonardo Pereira |
Segundo membro da banca: | Martins, Adriano Eurípedes Medeiros |
Terceiro membro da banca: | Sondermann, Danielli Veiga Carneiro |
Quarto membro da banca: | Lima, Danielli Araujo |
Resumo: | A Educação a Distância (EaD) tem se consolidado como uma alternativa essencial para democratizar o ensino em regiões com desafios estruturais e desigualdades sociais, especialmente em localidades periféricas, como o município de Ibiá–MG, a pandemia de COVID-19 intensificou a necessidade de soluções híbridas e a distância, evidenciando lacunas na modernização e acessibilidade do sistema educacional, além de destacar a demanda dos professores municipais por suporte no uso de tecnologias educacionais, relatos de docentes sobre dificuldades na utilização de ferramentas digitais reforçaram a relevância deste trabalho, como resposta a esses desafios, foi implementado o Moodle como plataforma oficial de apoio à EaD no ensino público municipal, aliado à criação de uma oficina voltada para desmistificar dificuldades técnicas e práticas enfrentadas pelos professores no uso de ferramentas tecnológicas, o Produto Técnico Tecnológico (PTT) incluiu a implementação do Moodle como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) oficial e a oferta de um curso modelo para capacitação docente, com foco no uso pedagógico da ferramenta em práticas educacionais diárias, a metodologia abrangeu uma revisão sistemática da literatura, análise diagnóstica da infraestrutura tecnológica das escolas municipais e a realização do curso de formação, o PTT foi concebido como um produto integrado, englobando tanto a capacitação quanto a configuração do Moodle como recurso educacional disponível e acessível para a rede municipal, os resultados mostram que a utilização do Moodle trouxe avanços na modernização do ensino público local, professores relataram maior confiança no uso de tecnologias digitais, e o curso de capacitação contribuiu para a adoção de metodologias ativas no ensino, contudo, desafios como limitações de conectividade em áreas rurais e a necessidade de formação continuada persistem, conclui-se que o Moodle é uma ferramenta viável para a EaD em contextos municipais, promovendo acessibilidade, inclusão digital e inovação pedagógica. Este trabalho oferece subsídios para futuras implementações de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) em cenários educacionais similares. |
Abstract: | Distance Education (EaD) has established itself as an essential alternative for democratizing education in regions with structural challenges and social inequalities, especially in peripheral areas, such as the city of Ibiá-MG. The COVID-19 pandemic has intensified the need for hybrid and distance solutions, highlighting gaps in the modernization and accessibility of the educational system, in addition to highlighting the demand from municipal teachers for support in the use of educational technologies. Reports from teachers about difficulties in using digital tools reinforced the relevance of this work. In response to these challenges, Moodle was implemented as the official platform to support distance education in municipal public education, combined with the creation of a workshop aimed at demystifying technical and practical difficulties faced by teachers in the use of technological tools. The Technical Technological Product (PTT) included the implementation of Moodle as an official Virtual Learning Environment (VLE) and the offering of a model course for teacher training, focusing on the pedagogical use of the tool in daily educational practices. The methodology included a systematic literature review, diagnostic analysis of the technological infrastructure of municipal schools, and the implementation of a training course. The PTT was designed as an integrated product, encompassing both training and the configuration of Moodle as an educational resource available and accessible to the municipal network. The results show that the use of Moodle brought advances in the modernization of local public education. Teachers reported greater confidence in the use of digital technologies, and the training course contributed to the adoption of active teaching methodologies. However, challenges such as connectivity limitations in rural areas and the need for ongoing training still persist. It is concluded that Moodle is a viable tool for distance learning in municipal contexts, promoting accessibility, digital inclusion, and pedagogical innovation. This work provides support for future implementations of Virtual Learning Environments (VLEs) in similar educational settings. |
Palavras-chave: | Formação docente Inclusão digital Metodologias ativas Ambientes virtuais de aprendizagem Inovação tecnológica |
Área(s) do conhecimento: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM |
Departamento: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM |
Programa: | Programa de pós graduação em educação tecnológica - PPGET |
Tipo de acesso: | openAccess |
URI: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/743 |
Data de publicação: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Sudeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Cristiano.pdf | Dissertação.pdf | 5,08 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Produto Educacional Cristiano.pdf | Produto Educacional Cristiano.pdf | 4,29 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Ferramentas do administrador