Implementação do Moodle como ferramenta de apoio ao docente no ensino público municipal: contribuições para a educação a distância em IBIÁ-MG
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Ano de publicação
2024
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Instituição
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM
Resumo
A Educação a Distância (EaD) tem se consolidado como uma alternativa essencial para democratizar
o ensino em regiões com desafios estruturais e desigualdades sociais, especialmente em
localidades periféricas, como o município de Ibiá–MG, a pandemia de COVID-19 intensificou a
necessidade de soluções híbridas e a distância, evidenciando lacunas na modernização e acessibilidade
do sistema educacional, além de destacar a demanda dos professores municipais por
suporte no uso de tecnologias educacionais, relatos de docentes sobre dificuldades na utilização
de ferramentas digitais reforçaram a relevância deste trabalho, como resposta a esses desafios, foi
implementado o Moodle como plataforma oficial de apoio à EaD no ensino público municipal,
aliado à criação de uma oficina voltada para desmistificar dificuldades técnicas e práticas enfrentadas
pelos professores no uso de ferramentas tecnológicas, o Produto Técnico Tecnológico
(PTT) incluiu a implementação do Moodle como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
oficial e a oferta de um curso modelo para capacitação docente, com foco no uso pedagógico da
ferramenta em práticas educacionais diárias, a metodologia abrangeu uma revisão sistemática da
literatura, análise diagnóstica da infraestrutura tecnológica das escolas municipais e a realização
do curso de formação, o PTT foi concebido como um produto integrado, englobando tanto a
capacitação quanto a configuração do Moodle como recurso educacional disponível e acessível
para a rede municipal, os resultados mostram que a utilização do Moodle trouxe avanços na modernização
do ensino público local, professores relataram maior confiança no uso de tecnologias
digitais, e o curso de capacitação contribuiu para a adoção de metodologias ativas no ensino,
contudo, desafios como limitações de conectividade em áreas rurais e a necessidade de formação
continuada persistem, conclui-se que o Moodle é uma ferramenta viável para a EaD em contextos
municipais, promovendo acessibilidade, inclusão digital e inovação pedagógica. Este trabalho
oferece subsídios para futuras implementações de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs)
em cenários educacionais similares.