Navegando por Palavra-chave "Feminismo"
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- LivroAbordagens em ecologia humana: construções epistêmico-metodológicas interdisciplinares(Brazil Publishing, 2019) Junior de Souza Menezes, AlexandreA produção deste livro pode ser caracterizada como uma experiência enriquecedora e gratificante para os estudos desenvolvidos no campo da Ecologia Humana e Gestão Socioambiental, como também no campo Interdisciplinar. Se configura como resultado de quase dez anos de estudos desenvolvidos no Programa de Pós-graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental – PPGEcoH, na Universidade do Estado da Bahia. O livro está composto por vinte e dois textos, desses, três são estudos desenvolvidos por pesquisadoras e pesquisadores internacionais, sendo os demais resultados de pesquisas desenvolvidas no PPGEcoH/UNEB.
- Dissertação"Foi obra do homem na sua sabedoria infinita": o Direito segundo Josephina Álvares de Azevedo, Maria Lacerda de Moura e Myrthes de Campos (1888-1937)(Universidade Federal de Santa Catarina, 2023) Franchini, Bruna Santiago; Nunes, Diego; http://lattes.cnpq.br/3671503602371507; Sabadell, Ana Lúcia; Veiga, Suzana do Nascimento; Menezes, Jeannie da SilvaPartindo da concepção de história do direito como história do saber normativo e entendendo o patriarcado como regime histórico de normatividade, esta pesquisa teve como objetivo fazer o resgate da memória e da produção intelectual de mulheres que contestaram o Direito em sua dimensão patriarcal, de forma a conhecer outras perspectivas (para além da masculina-hegemônica) dos fenômenos jurídicos que as afetavam de alguma forma. Três mulheres (Josephina Álvares de Azevedo, jornalista; Maria Lacerda de Moura, educadora; e Myrthes Gomes de Campos, a primeira advogada), que escreveram criticamente sobre o Direito em textos de não-ficção, foram selecionadas, com base na época em que escreveram, em suas posições políticas e no seu volume de produção. São apresentadas e analisadas não só suas percepções sobre o Direito de sua época e sobre as relações entre os sexos, como também os objetos de suas críticas, passando por temas como voto, casamento, divórcio, incapacidade da mulher casada, prostituição e movimento feminista, contextualizando-as com auxílio da historiografia. Na conclusão, são feitas aproximações e distanciamentos entre as autoras quanto a suas posições e estratégias, apontando em que concordavam e os limites de suas críticas, além de apresentar possibilidades de expansão do trabalho, encarado como potencial início de uma genealogia de um saber normativo feminino/feminista.
- DissertaçãoUma pedagogia estética: corpo e imagem(Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, 2024) Silva, Alessandra Ribeiro Assis; Medrado, Alice Parrela; http://lattes.cnpq.br/5560701131372142; http://lattes.cnpq.br/0149817014816095A estética torna-se aqui o ponto de partida para entender como a representação do corpo, por meio do autorretrato, pode se transformar em um elo de identidade, pertencimento e desconstrução de estereótipos estéticos. Nesse contexto, a reflexão estética se entrelaça com arte, corpo e padrões sociais, propondo um ensino filosófico mediado pela fotografia. Com base em uma "Estética Pedagógica", o enfoque está na substituição da repetição e padronização por criatividade, inventividade, afetividade e convivência com a diversidade, fortalecendo identidades e ampliando repertórios estéticos. No ambiente escolar, a imagem desempenha um papel essencial na educação estética, desafiando estereótipos e promovendo novas formas de pensamento que ampliam a compreensão da identidade. A fotografia e a estética abrem caminhos para que os alunos se problematizem e se conheçam em suas relações com os outros. A produção de ensaios filosóficos e fotográficos estimula reflexões profundas sobre corpo e identidade, permitindo que os estudantes construam novas versões de si mesmos por meio de fragmentações e escolhas conscientes, fortalecendo suas vozes no debate filosófico e estético. Os fundamentos teóricos incluem os PCNEM (2006) e o Currículo de Referência de Minas Gerais (2018), com foco nos objetivos de ensino da Filosofia: ética, política, estética, ontologia, ciência e religião. A arte é tratada como ferramenta criativa para desconstruir estereótipos, abordando questões de gênero, feminismo e representações do corpo feminino na história, com autores como Linda Nochlin, Donna Haraway e Françoise Vergès. A fotografia é vista como processo criativo e democrático, com reflexões de Susan Sontag e inspirações no trabalho de artistas como Cindy Sherman e Camila Fontenele. Os resultados indicam que os trabalhos dos alunos, em forma de ensaios filosóficos e fotográficos, refletiram as discussões propostas, promovendo engajamento crítico e desconstrução de padrões estéticos e identitários. Com o apoio de uma cartilha prática, os estudantes se sentiram à vontade para integrar estética e fotografia ao ensino de Filosofia, desenvolvendo atividades que desconstruíram estereótipos e fomentaram uma percepção estética mais ampla. Assim, a estética, aliada à educação, revela-se como uma força transformadora capaz de desconstruir padrões excludentes e ampliar horizontes críticos.
- LivroPedagogias populares e epistemologias feministas latino-americanas(Brazil Publishing, 2019) Silva, Márcia Alves da; Rosa, Graziela Rinaldi daDiversos estudos latino-americanos problematizam a ciência tradicional positivista europeia e androcêntrica, mas ainda são pouco visibilizadas/os nas universidades do Sul global. Esse livro agrega experiências de algumas/uns pesquisadoras/es latino-americanas/os que desenvolvem estudos e pesquisas na perspectiva descolonial, despatriarcal, e/ou feminista.