Oficinas pedagógicas para uma Educação Inclusiva

Resumo

Oficinas Pedagógicas para uma Educação Inclusiva apresenta elementos essenciais para pensarmos de forma crítica acerca do paradigma da inclusão de pessoas com deficiência e com necessidades educacionais especiais, inclusive para além do âmbito da educação. Nesses termos, ressaltamos que inclusão é a efetivação dos direitos já garantidos por leis; é ter políticas públicas voltadas a esse público alvo; é dar voz e vez ao sujeito como protagonista da sua própria história; é se dirigir à pessoa com deficiência e falar diretamente com ela, e não com quem a acompanha; é respeitar seu tempo de fala; enfim, é considerar como sujeito capaz de exercer sua autonomia, assim como qualquer outra pessoa.

Descrição

SUMÁRIO Prefácio Francy Rodrigues da Guia Nyamien e Luana Aparecida de Oliveira .......................................................... 9 Apresentação Junior Cunha................................................................................. 13 Capítulo 1 DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Letícia Strossi de Oliveira................................................................17 Capítulo 2 SURDEZ E DEFICIÊNCIA AUDITIVA Elora Marques M. da Silva.............................................................. 35 Capítulo 3 DEFICIÊNCIA VISUAL: noções introdutórias Junior Cunha................................................................................. 57 Capítulo 4 DESCONSTRUINDO BARREIRAS: inclusão e acessibilidade da pessoa com Deficiência Física no meio escolar Rosana Leal Santiago.................................................................... 75 Capítulo 5 COMO PENSAR A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Elora Marques M. da Silva.............................................................. 87 Capítulo 6 SÍNDROME DE DOWN: um outro olhar Lucas Antonio Vogel.....................................................................101 Capítulo 7 AUTISMO: conhecendo esse mundo Lucas Antonio Vogel.....................................................................121 Capítulo 8 ALTAS HABILIDADES: barreira ou vantagem? Letícia Strossi de Oliveira..............................................................145 Capítulo 9 DISLEXIA: reflexões acerca dos Transtornos Específicos de Aprendizagem Rosana Leal Santiago.................................................................. 165 Capítulo 10 O TEATRO DO OPRIMIDO COMO MÉTODO PEDAGÓGICO PARA PESSOAS COM TDAH Junior Cunha................................................................................181 Posfácio Marcos Freitas de Moraes ............................................................ 201

Citação

CUNHA, Junior (Org.) NYAMIEN, Francy Rodrigues da Guia (Coord.). Oficinas pedagógicas para uma educação inclusiva. 1. ed. e-book. Toledo, Pr: Instituto Quero Saber, 2020.

item.page.identifier.dark

Coleções

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como openAccess