Oficinas pedagógicas para uma Educação Inclusiva
Resumo
Oficinas Pedagógicas para uma Educação Inclusiva apresenta elementos essenciais para pensarmos de forma crítica acerca do paradigma da inclusão de pessoas com deficiência e com necessidades educacionais especiais, inclusive para além do âmbito da educação. Nesses termos, ressaltamos que inclusão é a efetivação dos direitos já garantidos por leis; é ter políticas públicas voltadas a esse público alvo; é dar voz e vez ao sujeito como protagonista da sua própria história; é se dirigir à pessoa com deficiência e falar diretamente com ela, e não com quem a acompanha; é respeitar seu tempo de fala; enfim, é considerar como sujeito capaz de exercer sua autonomia, assim como qualquer outra pessoa.
Descrição
SUMÁRIO
Prefácio
Francy Rodrigues da Guia Nyamien
e Luana Aparecida de Oliveira .......................................................... 9
Apresentação
Junior Cunha................................................................................. 13
Capítulo 1
DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Letícia Strossi de Oliveira................................................................17
Capítulo 2
SURDEZ E DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Elora Marques M. da Silva.............................................................. 35
Capítulo 3
DEFICIÊNCIA VISUAL: noções introdutórias
Junior Cunha................................................................................. 57
Capítulo 4
DESCONSTRUINDO BARREIRAS: inclusão e acessibilidade da pessoa com Deficiência Física no meio escolar
Rosana Leal Santiago.................................................................... 75
Capítulo 5
COMO PENSAR A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Elora Marques M. da Silva.............................................................. 87
Capítulo 6
SÍNDROME DE DOWN: um outro olhar
Lucas Antonio Vogel.....................................................................101
Capítulo 7
AUTISMO: conhecendo esse mundo
Lucas Antonio Vogel.....................................................................121
Capítulo 8
ALTAS HABILIDADES: barreira ou vantagem?
Letícia Strossi de Oliveira..............................................................145
Capítulo 9
DISLEXIA: reflexões acerca dos Transtornos Específicos de Aprendizagem
Rosana Leal Santiago.................................................................. 165
Capítulo 10
O TEATRO DO OPRIMIDO COMO MÉTODO PEDAGÓGICO PARA PESSOAS COM TDAH
Junior Cunha................................................................................181
Posfácio
Marcos Freitas de Moraes ............................................................ 201
Palavras-chave
Citação
CUNHA, Junior (Org.) NYAMIEN, Francy Rodrigues da Guia (Coord.). Oficinas pedagógicas para uma educação inclusiva. 1. ed. e-book. Toledo, Pr: Instituto Quero Saber, 2020.
item.page.identifier.dark
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como openAccess
