Modelagem matemática na educação amazônica

Carregando...
Imagem de Miniatura
Ano de publicação
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Instituição
Rfb Editora
Resumo
A presente obra é fruto de reflexões sobre modelagem matemática na educação amazônica realizadas no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem Matemática (Gepemm) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Trata-se, portanto, de projetos acadêmicos que se tornaram ações reais no campo teórico e prático e que, em sua maioria, fazem parte de pesquisas para tese de doutorado, dissertação de mestrado e trabalho de conclusão de curso de graduação. Ressalta-se, portanto, que este livro pode ser relevante ao apresentar olhares diversos sobre teorias e práticas de modelagem matemática que poderão inspirar professores na arte de ensinar ciências e matemática na Amazônia.
Descrição
Apresentação 5 Ednilson Sergio Ramalho de Souza Francisco Robson Alves da Silva José Ricardo e Souza Mafra Aplicação de modelos: estratégia de ensino ou incentivo à prática da modelagem matemática em sala de aula? 9 Emerson Silva de Sousa Ednilson Sergio Ramalho de Souza Educação infantil e modelagem matemática: algumas considerações 37 Claudenilda Mota Carvalho Beatriz Santos Oliveira Jogos de modelagem matemática e o estudo da tabuada para melhorar o domínio dos cálculos nas aulas de matemática e física 53 Gleice Daniely Vera Cruz de Ataíde Ednilson Sergio Ramalho de Souza Ciclos de modelagem com professores da educação básica 67 Emanuella Rebelo Camargo Manoel Bruno Campelo da Silva Modelagem matemática e a educação para surdos 87 Gisele Santos de Jesus Aurinívia Lopes Souto Maior Modelagem matemática e educação infantil: discussões teóricas iniciais 97 Ádria Pantoja Soares da Silva José Ricardo e Souza Mafra Modelagem matemática e tecnologias educacionais 109 Manoel Bruno Campelo da Silva Francisco Robson Alves da Silva Uma experiência com modelagem matemática, letramento científico e BNCC 123 Julienne Samara Viana dos Anjos Kleison Silveira Paiva Ciclo de modelagem na compreensão conceitual da ponte autosustentavel de Da Vinci 141 Jorge Carlos Silva Ednilson Sergio Ramalho de Souza Modelagem matemática e o manejo na produção de açaí: uma aproximação potencializadora no ensino de matemática em uma comunidade ribeirinha da Amazônia 167 Boaventura Neto Souza da Cruz Rodolfo Maduro Almeida
Mathematical modeling, Amazonian, Education
Citação
SOUZA, E. S. R.; SILVA, F. R. A.; MAFRA, J. R. S. Modelagem matemática na educação amazônica. Belém: Rfb Editora, 2020.
URI
Coleções