Modelagem matemática na educação amazônica
Carregando...
Ano de publicação
2020
Autor (es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Instituição
Rfb Editora
Resumo
A presente obra é fruto de reflexões sobre modelagem matemática na educação amazônica realizadas no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem Matemática (Gepemm) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Trata-se, portanto, de projetos acadêmicos que se tornaram ações reais no campo teórico e prático e que, em sua maioria, fazem parte de pesquisas para tese de doutorado, dissertação de mestrado e trabalho de conclusão de curso de graduação. Ressalta-se, portanto, que este livro pode ser relevante ao apresentar olhares diversos sobre teorias e práticas de modelagem matemática que poderão inspirar professores na arte de ensinar ciências e matemática na Amazônia.
Descrição
Apresentação 5
Ednilson Sergio Ramalho de Souza
Francisco Robson Alves da Silva
José Ricardo e Souza Mafra
Aplicação de modelos: estratégia de ensino ou incentivo à prática da modelagem matemática em sala de aula? 9
Emerson Silva de Sousa
Ednilson Sergio Ramalho de Souza
Educação infantil e modelagem matemática: algumas considerações 37
Claudenilda Mota Carvalho
Beatriz Santos Oliveira
Jogos de modelagem matemática e o estudo da tabuada para melhorar o domínio dos cálculos nas aulas de matemática e física 53
Gleice Daniely Vera Cruz de Ataíde
Ednilson Sergio Ramalho de Souza
Ciclos de modelagem com professores da educação básica 67
Emanuella Rebelo Camargo
Manoel Bruno Campelo da Silva
Modelagem matemática e a educação para surdos 87
Gisele Santos de Jesus
Aurinívia Lopes Souto Maior
Modelagem matemática e educação infantil: discussões teóricas iniciais 97
Ádria Pantoja Soares da Silva
José Ricardo e Souza Mafra
Modelagem matemática e tecnologias educacionais 109
Manoel Bruno Campelo da Silva
Francisco Robson Alves da Silva
Uma experiência com modelagem matemática, letramento científico e BNCC 123
Julienne Samara Viana dos Anjos
Kleison Silveira Paiva
Ciclo de modelagem na compreensão conceitual da ponte autosustentavel de Da Vinci 141
Jorge Carlos Silva
Ednilson Sergio Ramalho de Souza
Modelagem matemática e o manejo na produção de açaí: uma aproximação potencializadora no ensino de matemática em uma comunidade ribeirinha da Amazônia 167
Boaventura Neto Souza da Cruz
Rodolfo Maduro Almeida
Citação
SOUZA, E. S. R.; SILVA, F. R. A.; MAFRA, J. R. S. Modelagem matemática na educação amazônica. Belém: Rfb Editora, 2020.