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    Capítulo de livro
    A Ação Integralista Brasileira (AIB) e sua influência no interior do Ceará: memórias do Integralismo em Ibiapina
    (Editora SertãoCult, 2019) FREIRE, Odail José Martins
    A presente discussão tenciona tratar da presença e influência do movimento politico nacionalista conhecido como integralismo na cidade de Ibiapina-CE, a partir do contexto de sua atuação dentro das cidades interioranas do estado. Para isso, pretende-se abordar acerca de como se deu a concepção desse movimento dentro do estado e como ele se insere na dinâmica da política local dentro dessas cidades e, por fim, busca retratar como o integralismo esteve presente em Ibiapina e que impactos teve na cidade, a partir de memorialistas, filhos ilustres da cidade.
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    Capítulo de livro
    Ambivalências poéticas nas canções de Belchior – a ida e o regresso
    (Editora SertãoCult, 2019) Nascimento, Francisco Sávio Barbosa do
    A música é um ente artístico inerente da humanidade e traz consigo valores culturais e políticos que reverberam as intencionalidades no ofício artístico de composição e interpretação, perpassando então pela sonoridade, a intelectualidade humana como “um canto torto” que “corta a carne” e adentra no íntimo do indivíduo, que por sua vez reage com uma pluralidade de sentimentos decorrentes da reprodução da obra poético-melódica. Tal processo pode então atuar como mecanismo revolucionário e transformador de todo um imaginário social de várias gerações a partir da mensagem da canção e de como é passada, musicalizando o cotidiano. É sobre essa capacidade de transformar em música aspectos simbólicos da realidade que discutiremos as produções poético-musicais do artista sobralense Antônio Carlos Belchior, onde se apresenta nas linhas e entrelinhas de sua obra como sujeito melopoético 3 , nas composições descrevendo as aventuras de tentar oportunidade em outra região, se reagindo com perplexidade ao se deparar com “o novo”, como também o saudosismo de um indivíduo desterrado que anseia o regresso.
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    Capítulo de livro
    Os bastidores da seca: a exploração dos trabalhadores nas frentes de serviço do Açude Araras, Varjota-CE (1951–1958)
    (Editora SertãoCult, 2019) GONÇALVES, Letícia Rodrigues
    Localizado na cidade conhecida atualmente como Varjota, no Estado do Ceará, o Açude Araras foi construído a partir de políticas públicas com o intuito de diminuir os efeitos causados pelas estiagens inerentes ao clima semiárido na região Nordeste. Porém, mais que projetos e cotidiano de trabalho, a grandeza de suas águas escondem histórias amargas que são lembradas até os dias de hoje pelos que participaram desse processo. Nesse sentido, nosso objetivo ao longo deste texto é analisar algumas interpretações que, intencionalmente ou não, são deixadas em último plano. Buscamos investigar vertentes que comumente são deixadas de lado, não por serem irrelevantes, mas por fazerem parte de meios que, de acordo com certas visões, não justificaram os fins. Para tanto, sendo mais específicos em nossa pesquisa, investigaremos a possibilidade de uma exploração da força de trabalho de homens e mulheres que atuaram nas frentes de serviço do açude. Percebendo uma visão intrínseca dessa perspectiva de estudo aos bastidores dessa construção, tentaremos, à luz de estudos desenvolvidos por Castro (2011), Neves (2000), Filho e Souza (1988), entre outros, analisar e refletir sobre algumas memórias e escritos que fazem parte dessa discussão. Dessa forma, poderemos mostrar outros protagonistas dessa história - homens, mulheres e crianças que enfrentaram adversidades não só climáticas, mas notadamente humanas na esperança de alcançar dias melhores.
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    Dissertação
    Classe hospitalar: direito, aprendizagem e humanização do estudante durante o tratamento de saúde
    (Christian Business School, 2024) Rehder, Edilaine de Jesus Dias; Coutinho, Diógenes José Gusmão; Reis, Elton; Souza, Janiscreis; Coutinho, Diógenes
    O objetivo geral deste trabalho foi identificar analisar a contribuição da classe hospitalar para os estudantes em tratamento de saúde em sua modalidade educacional, bem como a relevância da ininterrupção da aprendizagem no período de afastamento escolar das crianças e adolescentes em idade escolar obrigatória. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória com procedimento bibliográfico e documental por meio de livros, artigos, regulamentos e legislações brasileiras. A abordagem utilizada foi qualitativa e quantitativa. A análise dos dados foi realizada por meio de gráficos e quadros, analisados de acordo com a fundamentação teórica. A pesquisa ressalta a efetividade e fortalecimento de políticas públicas para expansão das Classes Hospitalares, buscando a garantia do direito a educação dos estudantes. Ao finalizar a pesquisa, conclui-se que a Classe Hospitalar pode ser considerada uma ferramenta essencial para a inclusão, bem-estar e desenvolvimento das crianças e adolescentes em situação de afastamento escolar para tratamento de saúde.
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    Capítulo de livro
    Corpo em movimento, Street Dance e agências de patrimonialização cultural: uma experiência de pesquisa (Sobral-CE)
    (Editora SertãoCult, 2019) MEDEIROS, Cleane dos Santos de; FREITAS, Nilson Almino de
    O presente estudo discute sobre a classificação da prática social da Dança de Rua/Street Dance, como patrimônio cultural, mais especificamente, tendo como delimitação a história do tempo presente e como método a prática de compartilhar experiências cotidianas com um grupo de dança denominado Street Dance - Jovens em Movimento – grupo este formado por jovens advindos da periferia da cidade brasileira de Sobral, localizada no norte do estado do Ceará.
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    Artigo de Revista
    Das ervilhas de mendel à bioinformática: E os princípios éticos?
    (Universidade de São Paulo, 2022) Santos, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos
    Diante da fusão dasciências biológicas com a ciência da computação deu origem a bioinformática. Por se tratar de uma área que lida diretamente com a vida, onde os computadores exercem uma função central, as questões éticas se tornam ainda mais complexas. Nesse sentido, este estudo inicia traçando um paralelo entre evolução da genética comados computadores e,em seguida,é proposto um ensaio, convidando a reflexão sobre como ações responsáveis por profissionais da área podem auxiliá-los a conduzir os seus trabalhos com bases éticas.
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    Capítulo de livro
    “Depois foi que veio essa modernização”: as transformações nos engenhos de cachaça artesanal em Alcântaras-CE (1960- 2000)
    (Editora SertãoCult, 2019) GUIMARÃES, Adelina Lopes
    Parcialmente, essa modernidade que deu vida nova aos engenhos foi a mesma que causou sua decadência, com a produção da cachaça industrializada ligada a grandes marcas comerciais, além dos períodos de seca característicos da região. Com estes fatores, a cachaça Serrana, de fabricação artesanal, deixou de ser produzida e vendida em grande quantidade no comércio interno, pois todo seu processo de produção, por contar com técnicas rústicas, acarretava no encarecimento da bebida.
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    Capítulo de livro
    A economia e seus impactos: Uma análise sobre Camocim (1930-1950)
    (Editora SertãoCult, 2019) Queiroz, Valério Samaronni Morais de
    Uma viagem ao passado próspero de uma cidade litorânea que teve suas principais bases econômicas removidas, porém, percebendo o lado bom das coisas, pois nem sempre temos um ponto final nos fins, mas novos recomeços. Entender o que aconteceu pode explicar o que somos hoje e desencadear um novo entendimento sobre a realidade, novos caminhos que podemos utilizar para tirar uma base sobre o passado para seguir, pois para voltar a prosperar basta começar a caminhar.
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    Livro
    Educação e Direitos Humanos: diálogos interdisciplinares
    (Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2021) Oliveira, Ilzver de Matos; Guebert, Mirian Célia Castellain; Timóteo, William
    A dominação num sistema colonial não se limita ao campo empírico, mas, por se tratar de uma ideologia, provoca no próprio colonizado as consequências do seu controle, pois estabelece através da sua desumanização a noção de legitimidade para com as atrocidades que lhes são impostas, não tendo como libertá-lo de uma condição opressora se para ele esta é legitima. Por este motivo é relevante delimitar-se na atualidade como se proceder para educar com os oprimidos aos processos de descolonização. É nesse contexto que surge a proposta da coletânea EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: diálogos interdisciplinares. Pensada a partir do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas, da Escola de Educação e Humanidades, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, um Programa da Área Interdisciplinar da CAPES, a coletânea foi estruturada em três volumes: Volume 1 - Educação, saberes e interculturalidade; Volume 2 - Currículo, formação, desigualdades e exclusões e; Volume 3 - Educação, justiça e políticas públicas de direitos humanos e, foi pensada para reunir trabalhos dedicados a compreender, divulgar, difundir e aperfeiçoar o tema da educação em direitos humanos, considerando os seus aspectos históricos, políticos, jurídicos, ideológicos, sociológicos e culturais, e que reflitam os seus desdobramentos nas temáticas de gênero, classe e raça, considerando a educação não apenas enquanto um direito, mas especialmente enquanto um mecanismo de garantia e promoção da dignidade de todos os seres humanos e da construção de uma sociedade mais justa e solidária. Assim, apresentada a obra, esperamos que possam desfrutá-la, pois, a superação da hegemonia dos direitos humanos presente num sistema que herdou características coloniais só pode ser atingida pelas próprias partes marginalizadas, uma vez que a solução para a ideologia da desumanização se faz mediante a conscientização da própria classe oprimida, não através de um processo individual, mas coletivo, de quebra dos dogmas anteriormente impostos pela força dominante. O papel da educação crítica e libertadora não se encerra na quebra com o sistema hegemônico, mas torna-se ao desenvolvimento de uma pedagogia específica voltada para a universalização dos direitos humanos e para a própria preservação da humanidade. Boa leitura!
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    Capítulo de livro
    A Educação na República
    (Editora SertãoCult, 2019) Lopes, Natanael Alves
    Sabe-se que nos dias atuais a educação brasileira é bastante precária, tendo inúmeros problemas, como a indisciplina a desvalorização do professor. O desinteresse dos alunos, porém, nem sempre foi assim. Há alguns anos, a nossa educação era de melhor qualidade, os professores eram respeitados e, mais do que isso, eram temidos pelos alunos e até mesmo apoiados pelos pais dos estudantes. Era um modelo de educação bem rígido e bem intolerante quando o assunto é indisciplina e falta de interesse em aprender.
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    Capítulo de livro
    Emissoras de rádio de Camocim: o relacionamento com grupos políticos, cultura e comércio locais (1980-1989)
    (Editora SertãoCult, 2019) Mesquita, Maely Alves de
    Discute-se no presente trabalho a função das emissoras de rádio como meio de representação político-ideológica na cidade de Camocim-CE, ressaltando assim o caráter político do rádio. Portanto, busca-se compreender a relação estabelecida entre as emissoras e os grupos políticos locais e a dinâmica do poder político em Camocim, bem como a disputa pela audiência das emissoras radiofônicas utilizando-se da cultura e do comércio para ganhar os eleitores ouvintes.
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    Capítulo de livro
    Entre fanáticos e cassacos: a presença da Irmandade da Cruz nos sertões do norte do Ceará (1900-1903)
    (Editora SertãoCult, 2019) FERNANDES, Raimundo Nonato
    O presente trabalho parte de uma investigação e toma por objeto uma leitura acerca do surgimento da Irmandade da Cruz da Vila do Massapê e dos eventos que culminaram com o massacre que se deu em 26 de março de 1902, às margens do açude público Acaraú-Mirim. Analisaremos os fatos à luz do método de pesquisa que visa refletir e entender como foi possível que estes acontecimentos escaparam a um estudo mais aprofundado de nossa historiografia. Buscamos, portanto, recuperar uma memória e trazer presente em nossa abordagem, a partir dos ecos trazidos por uma nova história, ouvindo os gemidos, os gritos e os apelos daqueles que foram massacrados e silenciados e que agora reivindicam e merecem nos dias atuais o direito à memória histórica. Por fim, levanta inquietações sobre esses eventos, tentando estabelecer relações com outras Irmandades da Cruz que existiram nos Sertões do Ceará, refletindo a partir daí suas semelhanças e disparidades; e quais as motivações que existiam entre a Irmandade da Cruz, a Légio Crucis e a Irmandade do Caldeirão da Santa Cruz, para se pensar a sua importância no âmbito da construção histórica como estabelecimento de uma memória viva e atuante em nossos dias.
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    Capítulo de livro
    Historiografia e cinema: percepções da diversidade na sétima arte
    (Editora SertãoCult, 2019) Sousa, Vinícius Pereira de
    Este trabalho abordará a cinematografia como linguagem, que em um dos seus aspectos tem a capacidade de representar porções de realidade(s), dando voz e vez a uma infinidade de narrativa(s). Usufruindo da linguagem cinema, diretamente ou indiretamente, os debates sobre abjetos começam ocupar espaços que os representa, vezes de formas negligenciadas outras em situações inferiores, tais inclusões iniciam-se através dos estereótipos. Esses sujeitos desviantes são excluídos e isolados, seus comportamentos são tidos como fora dos padrões aceitos pela sociedade que historicamente visa os costumes da heteronormatividade e patriarcado. Em cada tempo histórico, o debate envolve um pensamento diferente, pois em cada período variam-se os valores sociais, tanto quanto os espaços geográficos que os envolvem. Já a inclusão desses personagens se apresenta de formas variadas, uma vez que é atribuído um sentido de luta pela resistência e sobrevivência que interage em oposição às normas preestabelecidas e conservadas. Por fim, faz-se a análise dessas obras cinematográficas desde suas narrativas e alegorias, que então surgem como objetos de significâncias para a representatividade das ações culturais nas quais esses personagens são incluídos, a arte nesse trabalho, em exclusivo, vem para discutir a esfera do olhar sob uma ótica queer.
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    Capítulo de livro
    “Mas digo uma coisa, não é a gente que cura, mas sim Deus”. Memórias de benzedeiras em Alcântaras-CE
    (Editora SertãoCult, 2019) Lino, Maria Deiziane
    O presente texto tem como objetivo analisar as representações de terapeutas populares, popularmente conhecidas com benzedeiras, tendo em vistas suas práticas dedicadas ao tratamento e à cura de enfermidades, conforme se dá no município de Alcântaras – Ceará, comentando sobre a prática e o fazer destas mulheres. Na premissa de que as mulheres benzedeiras, como importantes personagens da cultura popular, detêm de um conhecimento passado de geração a geração e que se perpetua até os dias atuais, nossa análise também visa ressaltar alguns aspectos referentes à apreensão e transmissão deste saber. Por meio de entrevistas estruturadas, onde foi possível constatar que as benzedeiras, ao mesmo tempo em que constituem uma identidade coletiva, tendem a apresentar formas bastante individualizadas no seu fazer. Enfim, com essa pesquisa pretende-se colaborar com a história da localidade de Alcântaras e, por consequência, com a história do Ceará de forma geral, já que estudar a história das benzedeiras é mergulhar em nossas raízes culturais mais genuínas. No mais, cabe agora conhecer o pouco deste estudo.
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    Trabalho de conclusão de curso
    Meninos não dançam: uma questão de gênero?
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), 2016) Souza, Paulo Henrique Pinheiro; Carvalho, Glaucia; 52425150153; Martinelli, Suselaine; Rosa, Eloísa
    A dança é uma arte e uma linguagem produtora de conhecimento, é um espaço propício para a elaboração de significados e discursos por meio da corporeidade dos indivíduos que dela fazem parte. No âmbito da educação, a dança desempenha uma importância fundamental no desenvolvimento integral do ser humano. Como arte, ela apresenta no seu processo de vivência e criação questionamentos, não raramente polêmicos, como a estética física, o gênero, a sexualidade, o posicionamento político. A linguagem da dança por muito tempo ficou atrelada à educação física e foi utilizada como meio de promover à saúde, a higiene pessoal, a disciplina educativa, além de ser um instrumento de avalição física, relegando a dança a um papel secundário ignorando os aspectos de fruição, contextualização histórica e do fazer estéticos. Esse artigo pretende observar a presença do homem na dança e especificamente refletir sobre possíveis motivos pelos quais os meninos comumente evitam participar de atividades propostas pelas oficinas de dança na Escola Parque 210/211norte. Percebe-se no grupo focal realizado na Escola Parque 210/211 norte e posteriormente nas atividades de dança desenvolvidas, que um dos principais problemas está nas questões relacionadas á Cultura , aos papéis sexuais e de gênero, e ás expectativas sociais advindas do grupo social do qual fazem parte , e por fim, a ausência de formação específica dos professores que oferecem o as atividades pedagógicas de dança
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    Livro
    Modelagem matemática na educação amazônica
    (Rfb Editora, 2020) Souza, Ednilson; Silva, Francisco; Mafra, José
    A presente obra é fruto de reflexões sobre modelagem matemática na educação amazônica realizadas no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem Matemática (Gepemm) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Trata-se, portanto, de projetos acadêmicos que se tornaram ações reais no campo teórico e prático e que, em sua maioria, fazem parte de pesquisas para tese de doutorado, dissertação de mestrado e trabalho de conclusão de curso de graduação. Ressalta-se, portanto, que este livro pode ser relevante ao apresentar olhares diversos sobre teorias e práticas de modelagem matemática que poderão inspirar professores na arte de ensinar ciências e matemática na Amazônia.
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    Capítulo de livro
    As mulheres e a seca: sobrevivência feminina em tempos de escassez em Varjota–CE (1980-1990)
    (Editora SertãoCult, 2019) Oliveira, Francisca Clédia Sousa de
    O presente trabalho se propõe a fazer uma análise de como os períodos de escassez interferem na realidade das mulheres no que hoje concebemos como Nordeste. Em nosso texto, pensamos como a sensação em torno do fenômeno climático da seca vai mudando de acordo com o passar do tempo e as mudanças das relações sociais. Seguimos com apontamentos em volta de como o poder público vai procurando solucionar os efeitos devastadores das secas que atingem o sertão, aqui focado na região de Varjota-CE, mais precisamente na população que vive no interior do município. Em seguida, estudaremos a sociedade nordestina e sua organização social, e como isso reflete na sobrevivência feminina, nos períodos de escassez, procurando perceber como as políticas públicas vão envolvendo paulatinamente esse público e chegamos às demais formas de sobrevivência feminina encontradas, como foge à regra numa sociedade falocêntrica. Dispomos ao longo do texto de relatos dos que presenciaram períodos e com estudiosos que se propõem a pensar o cenário das relações sociais em épocas de extrema necessidade e desolação.
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    Capítulo de livro
    Políticas públicas em combate à seca no município de Croatá–CE (1983-1996)
    (Editora SertãoCult, 2019) BRAGA, Caubi Alves; MARTINS, Naiane Nobre
    Ao longo da história, o problema com o estigma da seca sempre foi característica marcante do semiárido brasileiro, região cujos impactos oriundos dos longos períodos de estiagem são frequentes. No decorrer da história, surgiram diversas medidas para o gerenciamento das secas, que tinham o objetivo de “combater” suas origens e/ou consequências, principalmente, aquelas de ordem socioeconômica. Nessa perspectiva, refletindo sobre as iniciativas de “combate” do fenômeno, este estudo objetiva discutir e identificar o período desta transição paradigmática, no âmbito das políticas públicas, analisando, sobretudo, as eventuais mudanças entre as duas perspectivas, no que tange ao “lidar” com o fenômeno das secas, criando e adotando tecnologias para conviver com a situação climática, pois combater um fator natural fica bem mais difícil, pois não se pode combater o que não se pode mudar, sendo assim, criam-se políticas de convivência com o semiárido.
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    Capítulo de livro
    Práticas de combate ao analfabetismo no Ceará
    (Editora SertãoCult, 2019) Lima, João Henrique Brito
    Este texto se propõe identificar as concepções do alfabetismo na visão das políticas desenvolvidas para o combate do analfabetismo entre os interesses os conflitos dos governantes e da população não alfabetizada no início da Primeira República. O Brasil possui grande extensão territorial, com ampla desigualdade social e elevado índice de pobreza. Isso afeta significativamente de diversas maneiras o combate ao analfabetismo e sua erradicação.
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    Dissertação
    Protagonismo juvenil e imaginação criadora em Gaston Bachelard: experiências vividas de um projeto educacional
    (Universidade de Taubaté, 2024) Galiotto, Claudio Gonçalves Mendes; Ribeiro, Débora Inácia; http://lattes.cnpq.br/7048029511754621; https://lattes.cnpq.br/3951877681404764
    Esta pesquisa nasce de um estágio realizado durante o curso de Psicologia sobre a aquisição de habilidades sociais e educativas em adolescentes do ensino médio, participantes do projeto educacional “Jovens Protagonistas” que utiliza metodologias ativas em educação. Além da aquisição dessas habilidades, percebeu-se um efeito na expressão da criatividade e autonomia dos jovens, que assumiram o protagonismo na aprendizagem e nas estratégias de enfrentamentos no cotidiano. O foco, portanto, da presente pesquisa está no aprofundamento deste efeito, tomando-se como objeto de estudo o fenômeno da expressão do protagonismo juvenil, pela perspectiva da imaginação criadora em Gaston Bachelard. As reflexões estão baseadas nas premissas do protagonismo juvenil, entendido como ação do adolescente no sentido de construir sua autonomia, sua participação criativa, construtiva e solidária na solução de problemas reais na vida social e da imaginação criadora como atividade imaginante de uma consciência que compreende, sente e significa a experiência da novidade. Estas premissas fundamentam este trabalho que possui como objetivo compreender, por meio do método fenomenológico, os sentidos das experiências vividas pelos adolescentes participantes do Projeto Educacional Jovens Protagonistas, em relação à expressão do protagonismo juvenil. Trata-se, portanto, de uma pesquisa fenomenológica, exploratória e qualitativa e configura-se como uma pesquisa transversal. Participaram da pesquisa 20 alunos que: i) cursavam o ensino médio, ou ii) cursavam o 9° ano do ensino fundamental, ou iii) acabaram de concluir o ensino médio. Como instrumento para a coleta de dados foi realizada uma análise documental de fontes primárias produzidas pela instituição em relação aos alunos. Também foi utilizado o Procedimento Desenhos-Estórias com Tema em três momentos da pesquisa: no início, quando o aluno ingressa no projeto educacional, numa etapa intermediária e ao final do projeto. Para a organização e análise dos dados, foi aplicado o método fenomenológico de Giorgi, que se desenvolve em quatro etapas: 1) leitura geral do material, 2) definição de unidades de significado, 3) expressão dos sentidos das unidades, e 4) formulação de uma síntese das unidades. Os resultados revelam uma profunda insatisfação dos alunos com o ambiente escolar, indicando uma relação problemática com esse ambiente, que gera sofrimento físico, psíquico e ético-político. Além disso, a falta de socialização e respeito no ambiente escolar contrasta com a necessidade crescente de promoção de bons encontros e fortalecimento de vínculos entre os adolescentes. A percepção negativa da metodologia de ensino destaca a desconexão entre o sistema educacional e as necessidades dos alunos, minando a relevância do modelo atual. Os espaços escolares são vistos como hostis e excludentes, o que diminui a potência de ação dos alunos. No entanto, por meio de encontros realizados no espaço onde é desenvolvido o projeto educacional, os adolescentes imaginaram um futuro possível, recriando a escola em uma experiência de abertura para a novidade. A expressão do protagonismo juvenil emerge, portanto, como uma necessidade de fortalecimento dos vínculos afetivos e aumento da potência de ação dos adolescentes, impulsionando-os a imaginar e criar novas possibilidades para lidar com os desafios decorrentes dos processos de isolamento, exclusão e discriminação.
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