Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/140
Tipo do documento: | Capítulo de livro |
Título: | Desconstruindo estereótipos para uma educação inclusiva |
Título(s) alternativo(s): | Deconstructing stereotypes for inclusive education |
Autor: | Oliveira, Letícia Strossi de |
Resumo: | Este capítulo é resultado de um estudo teórico acerca da inclusão e as formas de tratamento e relacionamento com a pessoa com deficiência. Visto que, para alcançar à inclusão social é necessário romper com os paradigmas excludentes que envolvem o relacionamento das pessoas sem deficiência com as pessoas com deficiência. Esses estudos levaram à elaboração de uma oficina sobre a temática. Entre os objetivos da oficina, que aqui serão brevemente relatados, estão: desconstruir estereótipos criados e usados lato sensu para referir-se a pessoas com deficiência; refletir sobre questões ligadas à acessibilidade, à inclusão e outros conceitos que tangenciam essa temática; oferecer orientações de tratamento em relação às pessoas com deficiência; e conscientizar as pessoas sobre seus papéis sociais na busca por uma educação inclusiva. |
Abstract: | This chapter is the result of a theoretical study on the inclusion and forms of treatment and relationship with the person with disabilities. Since, to achieve social inclusion, it is necessary to break with the exclusionary paradigms that involve the relationship of people without disabilities with people with deficiency. These studies led to the creation of a workshop on the thematic. Among the objectives of the workshop, which will be briefly reported, are: deconstructing stereotypes created and used lato sensu to refer to people with disabilities; reflect on issues linked to accessibility, inclusion and other concepts that touch this theme; offer treatment guidelines in relation to disabled people; and make people aware of their roles in the search for inclusive education. |
Palavras-chave: | Educação especial Inclusão Deficiência |
Área(s) do conhecimento: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estatual do Oeste do Paraná |
Citação: | OLIVEIRA, Letícia Strossi de. Desconstruindo estereótipos para uma educação inclusiva. In: CUNHA, Junior (Org.); NYAMIEN, Francy Rodrigues da Guia (Coord.). Oficinas pedagógicas para uma educação inclusiva. 1. ed. e-book. Toledo, Pr: Instituto Quero Saber, 2020. |
Tipo de acesso: | openAccess |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ |
URI: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/140 |
Data de publicação: | 2020 |
Aparece nas coleções: | Sul |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Oficinas Pedagógicas para uma Educação Inclusiva - Capítulo 1.pdf | Documento principal | 1,71 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Ferramentas do administrador