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Tipo do documento: Artigo
Título: Alguns modos de lidar matemáticamente num bairro da periferia de Juazeiro do Norte – CE
Título(s) alternativo(s): Some ways of dealing mathematically in a neighborhood outskits of Juazeiro do Norte – CE
Autor: SILVA, P. S. P.
Resumo: Esse artigo é resultado de algumas viagens que o autor fez à cidade de Juazeiro do Norte-CE, onde teve oportunidade de registrar fatos e imagens matemáticas num bairro da periferia da citada cidade. Ressalta que as viagens aconteceram em função da sua pesquisa para o doutoramento que se encontrava em andamento. Para o desenvolvimento deste trabalho se apoia na perspectiva da educação crítica que pressupõe um olhar sobre as pessoas, sobre os conteúdos e sobre as sociedades à luz dos pressupostos teóricos da etnomatemática – que tem concentrado seus olhares para a relação entre Educação e cultura dos grupos sociais, vinculando-se à história das pessoas, suas tradições, incluindo seus modos de lidar matematicamente com o mundo. Observou-se que nas ruas de um bairro da periferia desse município é provável ver meninos brincando com os brinquedos caseiros que rolam e que podem ser empurrados ou puxados com uma vara; meninas ajudando sua mãe em casa e cuidando dos irmãos mais jovens; homens conversando com os amigos, fumando e jogando jogos de baralhos, outros “guiando” carroças (transporte de duas rodas) puxadas por uma mula e mulheres vendendo pequenos itens e também alunos estudando Matemática, disciplina entendida como instrumento precioso que estrutura o contexto da comunidade.
Abstract: This article is the result of some trips that I made to the city of Juazeiro do Norte-CE, where I had opportunities to record facts and mathematical images in a neighborhood on the outskirts of the city. I emphasize that the trips took place due to my research for the PhD that was in progress. For the development of this work, support me in the perspective of critical education that presupposes a view on people, on the contents and on societies in the light of the theoretical assumptions of ethnomathematics - which has concentrated its views on the relationship between education and culture of social groups, linking to people's history, their traditions, including their ways of dealing mathematically with the world. I noticed that in the streets of a neighborhood on the outskirts of this community, it is likely to see boys playing with the homemade toys that roll and that can be pushed or pulled with a stick; girls helping their mother at home and taking care of younger siblings; men talking to friends, smoking and playing card games, others “guiding” carts (two-wheelers) pulled by a mule and women selling small items and also students studying mathematics, a discipline understood as a precious instrument that structures the community context.
Palavras-chave: Sala de Aula
Classroom
Educação Matemática.
Etnomatemática
Práticas Matemáticas
Mathematical Education
Ethnomathematics
Mathematical Practices
Área(s) do conhecimento: Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Quero Saber
Tipo de acesso: openAccess
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/198
Data de publicação: 2020
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