Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/216
Tipo do documento: | Capítulo de livro |
Título: | Desconstruindo barreiras: Inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência física no meio escolar |
Título(s) alternativo(s): | Deconstructing barriers: Inclusion and accessibility of people with physical disabilities in schools |
Autor: | SANTIAGO, Rosana Leal |
Resumo: | A presente oficina foi desenvolvida com o intuito de proporcionar aos participantes – profissionais da área da educação, acadêmicos e acadêmicas de graduação licenciatura/bacharelado e comunidade em geral – noções acerca das legislações pertinentes às pessoas com deficiência física, procurando enfatizar seus direitos. Para que pudéssemos compreender melhor quem são esses sujeitos de direito, foram apresentadas diversas fotos ilustrativas nas quais vislumbramos quais membros são afetados por cada tipo de deficiência física e as limitações que elas acarretam ao indivíduo. A seleção desse material foi pautada nas descrições sobre a deficiência física presente nas Leis e nas obras consultadas. Dessa forma, os participantes puderam visualizar e se apropriar desse conhecimento que é fundamental para que possamos auxiliar a pessoa com deficiência física a ter autonomia em suas atividades diárias. |
Abstract: | This workshop was developed with the aim of providing participants - professionals in the field of education, undergraduate and graduate students and the community in general - with notions about the legislation relevant to people with physical disabilities, seeking to emphasize their rights. In order to better understand who these legal subjects are, several illustrative photos were presented in which we glimpse which members are affected by each type of physical disability and the limitations they bring to the individual. The selection of this material was based on the descriptions of the physical disability present in the Laws and in the consulted works. In this way, the participants were able to visualize and appropriate this knowledge, which is fundamental so that we can help people with physical disabilities to have autonomy in their daily activities. |
Palavras-chave: | Educação especial Inclusão Deficiência |
Área(s) do conhecimento: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estatual do Oeste do Paraná |
Citação: | SANTIAGO, Rosana Leal. Desconstruindo barreiras: inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência física no meio escolar. In: CUNHA, Junior (Org.); NYAMIEN, Francy Rodrigues da Guia (Coord.). Oficinas pedagógicas para uma educação inclusiva. 1. ed. e- book. Toledo, Pr: Instituto Quero Saber, 2020. |
Tipo de acesso: | openAccess |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ |
URI: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/216 |
Data de publicação: | 2020 |
Aparece nas coleções: | Sul |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Oficinas Pedagógicas para uma Educação Inclusiva - Capítulo 4.pdf | Documento principal | 1,7 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Ferramentas do administrador