Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/219
Tipo do documento: | Capítulo de livro |
Título: | Autismo: Conhecendo esse mundo |
Título(s) alternativo(s): | Autism: Knowing this world |
Autor: | Vogel, Lucas Antonio |
Resumo: | Atualmente o Transtorno do Espectro Autista (TEA), lato sensu conhecido como autismo, é um dos transtornos mais comentados e com grande aumento de casos no mundo. Além de se tratar de um tema atual, a importância de falarmos sobre ele se ancora no fato de muitas pessoas ainda não saberem como agir com uma pessoa com autismo. Apresentaremos, assim, quais são as características que a pessoa com o TEA pode apresentar; explicaremos o que é o PECS, o ABA e o TEACH, principais recursos utilizados para o desenvolvimento da criança com o TEA; direitos que resguardam a pessoa com o TEA; e, especialmente para docentes, algumas metodologias que podem ser trabalhadas em sala de aula e que podem contribuir na inclusão e aprendizagem do(a) aluno(a) com o TEA. Nosso objetivo, portanto, é ressaltar a importância de se falar sobre a temática suscitada. Malgrado já se tenha estudos desde a metade do século XX, somente nos últimos anos temos estudos mais aprofundados na área, em grande medida, em função do aumento significativo de casos tanto no Brasil como no mundo. Com isso, vemos a necessidade de as pessoas saberem o que, de fato, é o TEA; como o autista se sente; saber que seu pensamento é diferente de uma pessoa considerada “normal” e entender que o autista quer e precisa ser incluso na sociedade, ser respeitado. |
Abstract: | Currently Autism Spectrum Disorder (ASD), broadly known as autism, is one of the most talked about disorders and with a large increase in cases worldwide. In addition to being a current topic, the importance of talking about it is anchored in the fact that many people still do not know how to act with a person with autism. Thus, we will present what are the characteristics that the person with ASD can present; we will explain what PECS, ABA and TEACH are, main resources used for the development of children with ASD; rights that protect the person with TEA; and, especially for teachers, some methodologies that can be worked on in the classroom and that can contribute to the inclusion and learning of the student with TEA. Our objective, therefore, is to emphasize the importance of talking about the theme raised. In spite of having had studies since the middle of the twentieth century, only in the last few years have we had more in-depth studies in the area, to a large extent, due to the significant increase in cases both in Brazil and worldwide. With that, we see the need for people to know what, in fact, TEA is; how the autistic person feels; knowing that their thinking is different from a person considered “normal” and understanding that the autistic person wants and needs to be included in society, to be respected. |
Palavras-chave: | Educação especial Inclusão Deficiência |
Área(s) do conhecimento: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estatual do Oeste do Paraná |
Citação: | VOGEL, Lucas Antonio. Autismo: conhecendo esse mundo. In: CUNHA, Junior (Org.); NYAMIEN, Francy Rodrigues da Guia (Coord.). Oficinas pedagógicas para uma educação inclusiva. 1. ed. e-book. Toledo, Pr: Instituto Quero Saber, 2020. |
Tipo de acesso: | openAccess |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ |
URI: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/219 |
Data de publicação: | 2020 |
Aparece nas coleções: | Sul |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Oficinas Pedagógicas para uma Educação Inclusiva - Capítulo 7.pdf | Documento principal | 1,7 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Ferramentas do administrador