Currículo escolar e formação docente no âmbito do ensino de ciências matemáticas
Carregando...
Ano de publicação
2020
Autor (es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Instituição
Rfb Editora
Resumo
Este livro é uma coletânea de artigos, fruto do trabalho de alunos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, vinculado à Universidade Federal de Sergipe. As reflexões e experiências apresentadas, nesta obra, integram conhecimentos e discussões evocados nas disciplinas Fundamentos de Currículo e Avaliação Escolar e Tópicos Especiais em Ensino de Matemática, ministradas pelas professoras doutoras Denize da Silva Souza e Maria Batista Lima, as quais integram a organização desta coletânea.
São abordagens relacionadas a mapeamento e/ou revisão sistemática de estudos sobre as mais diversificadas temáticas que perpassam problemáticas do interesse de professores/as da educação básica. Por conseguinte, do ensino superior, no âmbito das licenciaturas nas áreas de Ciências Naturais (Biologia, Física e Química), na área da Matemática, incluindo, a Pedagogia, por abranger também, os anos iniciais do ensino fundamental. Pensar em uma obra que reúne temáticas voltadas ao Currículo Escolar e Formação Docente no âmbito do Ensino de Ciências e Matemática, remete ao interesse de apresentar, em primeira instância, aos profissionais da educação básica, o que se discute nas aulas de um mestrado em ensino, como fomento à reflexão da formação e própria prática docente. Os autores e autoras desta obra, em sua maioria, são professores e professoras que vivem nessa conjuntura da educação básica, mas, frente as suas inquietudes e desejo de ampliar seus horizontes quanto ao desenvolvimento profissional, decidem fazer pesquisa. Nesse contexto, discutir formas de organização curricular como mecanismos que articulam forças de poder a formas de saber, estabelecer relações entre o Currículo Escolar e as tendências didático-pedagógicas em seus pressupostos e fundamentos, em especial, no ensino de Ciências Naturais e Matemática, bem como, refletir sobre a relação do currículo com as políticas públicas e suas implicações na interface com a diversidade e a inclusão em suas múltiplas dimensões, contribui para esses/essas profissionais romper paradigmas, não apenas na perspectiva de um olhar reflexivo, mas, sobretudo, um olhar investigativo. Nesta percepção, justifica-se as temáticas desta obra serem diversificadas, pelo olhar do professor e da professora, que se iniciam no campo da pesquisa. Alguns, acompanhados de seus respectivos orientadores/as nos presenteiam com temas nas duas áreas (Ciências e Matemática) versando sobre: formação inicial, currículo escolar, inclusão, metodologias e saúde. São dezenove artigos que refletem e discutem tais temas, mostrando possibilidades de reunir teoria e prática, quando se faz pesquisa.
As discussões realizadas na disciplina Tópicos Especiais do Ensino de Matemática deram ênfase a questões sobre epistemologia do/a professor/a que ensina Matemática, quanto à sua formação e desenvolvimento profissional. Foram temáticas que envolveram concepções e correntes teóricas frente às investigações contemporâneas, como questões ligadas às políticas públicas que fomentam a formação docente, seja inicial, seja continuada. Isso teve como implicação o desejo de entender mais sobre a pesquisa, cujos resultados são revelados nesta obra com artigos que abordam sobre as problemáticas para o ensino inclusivo, uma metanálise sobre pesquisas na área de jogos matemáticos, a matemática do ensino médio e sua trajetória curricular, o lugar da etnomatemática, seja como reflexão para formação de professores dos anos iniciais, seja como uma proposta pedagógica, na perspectiva do território rizoma do programa etnomatemática. Uma forma de apresentar a abordagem de objetos de conhecimento matemático, sob a concepção de reconhecer a diferença e valorizar outros modos de conhecer e de produzir conhecimentos.
Essa diversidade temática gera múltiplas possibilidades que, para além das implicações curriculares na prática docente, ampliam o olhar investigativo de professoras e professores da educação básica. São rupturas de paradigmas que se cristalizam a partir das rotinas institucionais tão presentes no cotidiano escolar.
Assim, ao reunir nesta obra, diferentes perspectivas investigativas, nos possibilita apresentar a você, nosso leitor, mais um contributo relevante à comunidade científica