Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/271
Tipo do documento: | Livro |
Título: | A Importância do Lúdico Como Ferramenta no Processo de Ensino Aprendizagem: Um Estudo na Escola Fernão Dias Paes- Municipio de Lambari D’ Oeste - MT |
Autor: | Toro, Priscila Carla Hauco |
Resumo: | O brincar é um direito de todas as crianças no mundo inteiro e todas as crianças devem poder aproveitar as oportunidades educacionais destinadas a atender às suas necessidades básicas de aprendizagem. O tema a importância do lúdico como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem é um assunto recorrente em debate na educação, a sua discussão é como aprender e brincar como processo de ensino em sala de aula. O presente estudo tem como objetivo geral analisar o emprego de jogos e brincadeiras como estratégias mediadoras na formação da criança no seu processo de ensino e aprendizagem. A investigação teve como base bibliográfica autores que se destacam no tema investigado, tais como: Piaget, (1971), Kishimoto (2011), Freire (1996), Vigotski (1984) Queiroz e Martins (2002), entre outros, que se encaminhou para fundamentar a temática. O estudo utilizou uma abordagem qualitativa, combinando paradigma da pesquisa com entrevista. Os instrumentos foram aplicados as docentes da Rede Municipal da Escola Fernão Dias Paes - município de Lambari D’ Oeste – MT. Em síntese, a pesquisa fornece conhecimento da importância dos jogos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na evolução da criança na visa das docentes. |
Abstract: | Play is a right for all children worldwide and all children must be able to take advantage of educational opportunities designed to meet their basic learning needs. The theme the importance of playfulness as a tool in the teaching and learning process is a recurring subject in debate in education, its discussion is how to learn and play as a teaching process in the classroom. The present study aims to analyze the use of games and play as mediating strategies in the formation of children in their teaching and learning process. The research had as bibliographic base authors who stand out in the investigated theme, such as: Piaget, (1971), Kishimoto (2011), Freire (1996), Vigotski (1984) Queiroz and Martins (2002), among others, who went to substantiate the theme. The study used a qualitative approach, combining the research paradigm with an interview. The instruments were applied to teachers from the Municipal Network of Escola Fernão Dias Paes - Lambari D ’Oeste - MT. In summary, the research provides knowledge of the importance of games and play in the teaching and learning process in the child's evolution in the view of teachers. |
Palavras-chave: | Jogos Brincadeiras Aprendizagens significativas Ensino |
Área(s) do conhecimento: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Editora Real Conhecer |
Tipo de acesso: | openAccess |
URI: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/271 |
Data de publicação: | 2021 |
Aparece nas coleções: | Sudeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A Importância do Lúdico como Ferramenta no Processo de Ensino Aprendizagem um Estudo na Escola Fernão Dias Paes- Município de Lambari D’ Oeste – MT .pdf | A Importância do Lúdico Como Ferramenta no Processo de Ensino Aprendizagem: Um Estudo na Escola Fernão Dias Paes- Municipio de Lambari D’ Oeste - MT | 2,23 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Ferramentas do administrador