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Tipo do documento: Artigo
Título: EDUCAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM UMA IES CATARINENSE
Título(s) alternativo(s): FINANCIAL EDUCATION AND FINANCIAL LITERACY OF COLLEGE STUDENTS ON A SANTA CATARINA FEDERAL INSTITUTE
Autor: Schwantz, Adenes
Winck, Cesar
Resumo: Atualmente, o acesso à informação e ao conhecimento financeiro são fundamentais na sociedade, e quando se visualiza o mundo globalizado, são necessárias ações que auxiliem as pessoas a tomarem decisões importantes, tanto na obtenção do bem-estar individual quanto social. Estas ações podem se relacionar à educação e à alfabetização financeira, termos que se confundem facilmente. Enquanto a educação financeira se define como um processo em que consumidores e investidores aperfeiçoam sua compreensão sobre conceitos, riscos e produtos financeiros, a alfabetização financeira traduz-se como uma associação de consciência, habilidade, conhecimento e comportamento necessário para tomar decisões relacionadas a finanças, bem como alcançar o próprio bem-estar financeiro. Esta pesquisa buscou investigar e analisar o nível de educação e alfabetização financeira de estudantes de Graduação do Instituto Federal Catarinense – IFC – e também identificar e elencar fatores e comportamentos influentes em sua educação e alfabetização financeira. Como resultado, identificou-se que entre os respondentes, 57,64% foram considerados alfabetizados e educados financeiramente, de acordo com a escala proposta no estudo. Este percentual está alinhado com a média de países com economias consolidadas e elevados índices socioeconômicos, tais como os do continente europeu. Essa média é, ainda, amplamente superior à da maioria dos países da América Latina. Também constatou-se que fatores como região de origem, renda, empregabilidade e tipo de residência não influenciaram de maneira significativa no nível de educação e alfabetização financeira dos estudantes, no entanto gênero, formação, escolaridade dos pais e idade mostraram-se influentes neste nível analisado.
Abstract: Access to information and financial knowledge is fundamental in today’s society, and on a globalized world, actions are needed to help people make important decisions, besides achieving individual and social well-being. These actions can involve education and financial literacy, terms that are easily confused. While financial education is defined as a process in which consumers and investors improve their understanding of financial concepts, risks and products, financial literacy translates as an association of awareness, skill, knowledge and behavior necessary to make decisions related to finance, as well as how to achieve your own financial well-being. This research sought to investigate and analyze the level of education and financial literacy of undergraduate students at Instituto Federal Catarinense - IFC, and also to identify and list factors and influential behaviors in their education and financial literacy. As a result, it was identified that among respondents, 57.64% were considered literate and financially educated, according to the scale proposed in the study. This percentage is in line with the average percentual of countries with consolidated economies and high socioeconomic indexes, such as those on the European continent. This average is still significantly higher than that of most countries in Latin America. Still, it was shown that factors such as region of origin, income, employability and type of residence did not significantly influence the level of education and financial literacy of students. However, gender, education, parental education and age were found to be influential in this same level.
Palavras-chave: comportamento financeiro; ensino superior; desenvolvimento econômico.
Área(s) do conhecimento: educação
ciencias sociais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Desenvolvimento em Questão
Tipo de acesso: openAccess
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/285
Data de publicação: 2021
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