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Tipo do documento: bookPart
Título: O lugar da memória e da História na arqueogenealogia foucaultiana
Título(s) alternativo(s): The place of memory and History in Foucauldian archaeogenealogy
Autor: Araújo, Alex Pereira de
Resumo: Este estudo tem como objetivo principal discutir qual o lugar da memória nas pesquisas históricas empreendidas pelo filósofo francês Michel Foucault, o qual foi responsável pelo desenvolvimento de duas frentes metodológicas de trabalho: a arqueologia do saber e a genealogia do poder, conhecidas hoje como arqueogenealogia foucaultiana. Ao longo de mais de 30 anos dedicados a estas pesquisas, Michel Foucault ganhou projeção nacional e internacional pela sua inquietante forma de aliar a militância política com o trabalho acadêmico, demonstrando, com isso, qual era o papel do intelectual frente aos desafios e demandas no mundo do pós-guerra. Recebeu a maior honraria no mundo da intelectualidade francesa ao ser eleito professor do célebre Collège de France, assumindo, por mais de uma década, a cátedra história dos sistemas de pensamentos. Em uma de suas últimas entrevistas, declarou que todos os seus gestos tinham como principal objetivo: criar a história como os seres humanos se tornam sujeitos em nossa cultura. Esta declaração deixa evidente qual o lugar que a história ocupa em sua obra, mas qual seria o lugar da memória nesses seus empreendimentos? Por que a história aparece em seu trabalho como lugar privilegiado enquanto a memória tem um lugar de coadjuvante? São estas as reflexões iniciais que buscamos realizar neste nosso trabalho.
Abstract: This study's main objective is to discuss the place of memory in historical research undertaken by the French philosopher Michel Foucault, who was responsible for the development of two methodological fronts of work: the archeology of knowledge and the genealogy of power, known today as Foucauldian archaeogenealogy. . Over more than 30 years dedicated to this research, Michel Foucault gained national and international recognition for his disturbing way of combining political activism with academic work, demonstrating, in this way, what was the role of the intellectual in the face of challenges and demands in the world. post-war world. He received the greatest honor in the world of French intellectuality when he was elected professor at the famous Collège de France, assuming, for more than a decade, the chair in the history of systems of thought. In one of his last interviews, he declared that all his gestures had the main objective: to create the story of how human beings become subjects in our culture. This statement makes it clear what place history occupies in his work, but what would be the place of memory in these endeavors? Why does history appear in your work as a privileged place while memory has a supporting role? These are the initial reflections that we seek to carry out in this work.
Este estudo tem como objetivo principal discutir qual o lugar da memória nas pesquisas históricas empreendidas pelo filósofo francês Michel Foucault, o qual foi responsável pelo desenvolvimento de duas frentes metodológicas de trabalho: a arqueologia do saber e a genealogia do poder, conhecidas hoje como arqueogenealogia foucaultiana. Ao longo de mais de 30 anos dedicados a estas pesquisas, Michel Foucault ganhou projeção nacional e internacional pela sua inquietante forma de aliar a militância política com o trabalho acadêmico, demonstrando, com isso, qual era o papel do intelectual frente aos desafios e demandas no mundo do pós-guerra. Recebeu a maior honraria no mundo da intelectualidade francesa ao ser eleito professor do célebre Collège de France, assumindo, por mais de uma década, a cátedra história dos sistemas de pensamentos. Em uma de suas últimas entrevistas, declarou que todos os seus gestos tinham como principal objetivo: criar a história como os seres humanos se tornam sujeitos em nossa cultura. Esta declaração deixa evidente qual o lugar que a história ocupa em sua obra, mas qual seria o lugar da memória nesses seus empreendimentos? Por que a história aparece em seu trabalho como lugar privilegiado enquanto a memória tem um lugar de coadjuvante? São estas as reflexões iniciais que buscamos realizar neste nosso trabalho.
Palavras-chave: Memória; História; Foucault; Arqueogenealogia; Lugar
Memory; History; Foucault; Archaeogenealogy; Place
Área(s) do conhecimento: INTERDISCIPLINAR
90192000 SOCIAIS E HUMANIDADES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado da Bahia
Tipo de acesso: openAccess
Identificador do documento: ISBN
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/457
Data de publicação: 2018
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