Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/499
Tipo do documento: | article |
Título: | O Outro e os processos de identificação em estudantes universitários e suas perspectivas filosófico/políticas |
Título(s) alternativo(s): | The Other and identification processes in undergraduate students and theirphilosophical/political perspectives |
Autor: | Fernandes, Diêgo Buenos Aires, Jéssyca Dias, Vanina |
Resumo: | O tema deste ensaio teórico objetiva compreender o que psiquicamente e no laço social contemporâneo está envolvido na perspectiva filosófico-política de estudantes universitários. A questão que norteou esta produção foi: quais aspectos psíquicos e discursivos estão envolvidos no laço social contemporâneo, que implica na opção filosófico-política de estudantes universitários? Como método, optou-se pela articulação dos conceitos: processos psicossociais, subjetivação, bem como, as concepções de Jacques Lacan sobre identificação, estádio do espelho, laço social e outro/Outro. Os resultados demonstram haver uma dinâmica a priori, decorrente das identificações e do estádio do espelho na relação parental; a posteriori, evidencia-se a importância dos laços sociais instituídos no período universitário como preponderante para novas identificações do sujeito. Tendo em todo este processo, o discurso do Outro como aquele que institui e regula o laço social do sujeito como imperativo relacionado a perspectiva filosófico-política dos estudantes. |
Abstract: | The theme of this theoretical essay aims to understand what psychically and in the contemporary social bond is involved in the philosophical-political perspective of undergraduate students. The question that guided this production was: which psychic and discursive aspects are involved in the contemporary social bond, which implies the philosophical-political option of undergraduate students? As a method, we chose to articulate the concepts: psychosocial processes, as well as Jacques Lacan's conceptions of identification, mirror stage, social bond and other/Other. The results demonstrate that there is an a priori dynamic, resulting from identifications and themirror stage in the parental relationship; a posteriori, the importance of social ties established during the university period becomes evident as preponderant for new identifications of the subject. In this entire process, the discourse of the Other as the one that institutes and regulates the subject's social bond as an imperative related to the students' philosophical-political perspective. |
Palavras-chave: | Identificação Estudantes universitários Laço social Outro |
Área(s) do conhecimento: | Ciências Humanas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais |
Citação: | Fernandes, D. A., Dias, V. C., & Aires, J. B. (2023). O outro e os processos de identificação em estudantes universitários e suas perspectivas filosófico/políticas. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, 16(12), 30171–30190. https://doi.org/10.55905/revconv.16n.12-067 |
Tipo de acesso: | openAccess |
Identificador do documento: | 10.55905/revconv.16n.12-067 |
URI: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/499 |
Data de publicação: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Sudeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Contribuciones+067.pdf | ARTIGO | 372,99 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Ferramentas do administrador