As representações sociais de estudantes da Uniube sobre os instrumentos de avaliação da aprendizagem
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Ano de publicação
2021
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Instituição
Universidade de Uberaba
Resumo
Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa Desenvolvimento profissional, trabalho docente e
processo de ensino-aprendizagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade de Uberaba- UNIUBE. Integra uma proposta maior, vinculada a RIDEP - Rede
de Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional de Professores, intitulada Desenvolvimento
profissional de professores da educação superior: contribuições da Teoria das Representações
Sociais. Este estudo parte do princípio de que as práticas avaliativas realizadas no Ensino
Superior podem ser compreendidas a partir da identificação de representações sociais de alunos,
sobre os instrumentos utilizados pelos seus professores. Esses instrumentos de avaliação podem
mostrar, no bojo do processo ensino-aprendizagem, a concepção ou os fundamentos que
norteiam essa prática. Tais práticas podem estar direcionadas tanto para uma concepção de
avaliação formativa, que tem como propósito acompanhar o processo de aprendizagem do
aluno, a fim de verificar o que ele aprendeu ou não e retomar, se preciso for, quanto uma
concepção que apenas aprova ou reprova, excluindo, segregando e classificando os alunos. Essa
pesquisa, de natureza quanti-qualitativa, descritiva, busca respaldo teórico-metodológico na
Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003) e na abordagem estrutural do Núcleo
Central de Abric (2000). Apresenta como objetivo geral compreender as Representações
Sociais dos alunos do Curso de Publicidade e Propaganda da UNIUBE, sobre as implicações
dos instrumentos de avalição da aprendizagem, utilizados pelos seus professores. Participaram
da pesquisa 35 alunos do curso Publicidade e Propaganda da UNIUBE. A coleta dos dados foi
realizada por um questionário, aplicado on-line, composto por questões abertas e fechadas e a
TALP - Técnica de Associação Livre de Palavras. As palavras dessa técnica foram tratadas pelo
software EVOC, para a identificação do Núcleo Central e periferia das representações. Além
da Teoria das Representações Sociais e da análise de conteúdo de Bardin (2011), foi utilizado
também, para a análise dos dados, o software Iramuteq, que auxilia na categorização das
questões abertas. Os resultados mostram que o provável núcleo central das representações
sociais dos alunos, sobre os instrumentos de avaliação utilizados no seu curso, pode estar
representado pelas palavras Ótimo, Provas e Antiquado. Enquanto um grupo considera os
intrumentos como sendo ótimos, mesmo com a utilização de provas, outros a eles se contrapõem
contrapõem e afirmam ser antiquados. Embora a maioria concorde com o fato de que os
instrumentos avaliativos utilizados estejam colaborando para a aprendizagem acadêmica,
alguns reforçam as representações negativas quando afirmam que os instrumentos possuem
pouca ou não possuem função disgnóstica. Em razões disso os dicentes sugerem que os
professores aperfeiçoem melhor os instrumentos a serem utilizados e compreendam os alunos
a partir de uma avaliação formativa que demonstre o conteúdo que foi aprendido e o que
necessita ainda ser.
Descrição
Citação
VIEIRA, Géssika Mendes. As representações sociais de estudantes da UNIUBE sobre os instrumentos de avaliação da aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Uberaba, 2020.