Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/615
Tipo do documento: Dissertação
Título: As representações sociais de estudantes da Uniube sobre os instrumentos de avaliação da aprendizagem
Título(s) alternativo(s): The social representations of UNIUBE students about the learning evaluation tools
Autor: Vieira, Géssika Mendes 
Orientador: Melo, Geovana Ferreira
Resumo: Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processo de ensino-aprendizagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba- UNIUBE. Integra uma proposta maior, vinculada a RIDEP - Rede de Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional de Professores, intitulada Desenvolvimento profissional de professores da educação superior: contribuições da Teoria das Representações Sociais. Este estudo parte do princípio de que as práticas avaliativas realizadas no Ensino Superior podem ser compreendidas a partir da identificação de representações sociais de alunos, sobre os instrumentos utilizados pelos seus professores. Esses instrumentos de avaliação podem mostrar, no bojo do processo ensino-aprendizagem, a concepção ou os fundamentos que norteiam essa prática. Tais práticas podem estar direcionadas tanto para uma concepção de avaliação formativa, que tem como propósito acompanhar o processo de aprendizagem do aluno, a fim de verificar o que ele aprendeu ou não e retomar, se preciso for, quanto uma concepção que apenas aprova ou reprova, excluindo, segregando e classificando os alunos. Essa pesquisa, de natureza quanti-qualitativa, descritiva, busca respaldo teórico-metodológico na Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003) e na abordagem estrutural do Núcleo Central de Abric (2000). Apresenta como objetivo geral compreender as Representações Sociais dos alunos do Curso de Publicidade e Propaganda da UNIUBE, sobre as implicações dos instrumentos de avalição da aprendizagem, utilizados pelos seus professores. Participaram da pesquisa 35 alunos do curso Publicidade e Propaganda da UNIUBE. A coleta dos dados foi realizada por um questionário, aplicado on-line, composto por questões abertas e fechadas e a TALP - Técnica de Associação Livre de Palavras. As palavras dessa técnica foram tratadas pelo software EVOC, para a identificação do Núcleo Central e periferia das representações. Além da Teoria das Representações Sociais e da análise de conteúdo de Bardin (2011), foi utilizado também, para a análise dos dados, o software Iramuteq, que auxilia na categorização das questões abertas. Os resultados mostram que o provável núcleo central das representações sociais dos alunos, sobre os instrumentos de avaliação utilizados no seu curso, pode estar representado pelas palavras Ótimo, Provas e Antiquado. Enquanto um grupo considera os intrumentos como sendo ótimos, mesmo com a utilização de provas, outros a eles se contrapõem contrapõem e afirmam ser antiquados. Embora a maioria concorde com o fato de que os instrumentos avaliativos utilizados estejam colaborando para a aprendizagem acadêmica, alguns reforçam as representações negativas quando afirmam que os instrumentos possuem pouca ou não possuem função disgnóstica. Em razões disso os dicentes sugerem que os professores aperfeiçoem melhor os instrumentos a serem utilizados e compreendam os alunos a partir de uma avaliação formativa que demonstre o conteúdo que foi aprendido e o que necessita ainda ser.
Abstract: This study is inserted in the Research Line on Professional Development, teaching work and teaching-learning process of the Graduate Program in Education of the University of UberabaUNIUBE. It is part of a larger proposal, linked to the Research Network on Teachers’ Professional Development – RIDEP (as per its Portuguese acronym), entitled Professional Development of Higher Education Teachers: contributions from the Theory of Social Representations. This study is based on the principle that the evaluation practices held in Higher Education can be understood from the identification of social representations of students about the tools used by their teachers. In the context of the teaching-learning process, these evaluation tools may show the conception or the foundations that guide this practice. Such practices may be directed either to a conception of formative evaluation, which aims to follow-up the student’s learning process in order to check what he or she has learned or not, and resume, if necessary, or a conception that only approves or disapproves, excluding, segregating, and classifying the students. This research, of a quanti-qualitative and descriptive nature, seeks theoreticalmethodological support in the Theory of Social Representations of Moscovici (2003) and in the structural approach of the Central Core of Abric (2000). Its overall objective is to understand the Social Representations of students from the Publicity and Advertising Course of UNIUBE about the implications of the learning evaluation tools used by their teachers. A total of 35 students from the Publicity and Advertising Course of UNIUBE took part in the survey. The data collection was done through a questionnaire, applied on-line, composed of open and closed questions and the Free Association of Words Technique – FAWT. The words of this technique were treated by the EVOC software, in order to identify the Central Core and the periphery of the representations. In addition to the Theory of Social Representations and the content analysis of Bardin (2011), the Iramuteq software was also used for data analysis, which helps in the categorization of open questions. The results show that the probable central core of the social representations of students about the evaluation tools used in their course may be represented by the words: Great, Proofs and Outdated. While one group considers the tools to be great, even with the use of proofs, others oppose them and claim that they are outdated. Although most agree that the evaluative tools used are contributing to academic learning, some reinforce the negative representations when they state that the tools have little or no diagnostic function. Accordingly, the students suggest that teachers should improve the tools to be used and understand the students through a formative evaluation that shows what content has been learned and what still needs to be learned.
Palavras-chave: Avaliação
Representações Sociais
Instrumento de avaliação
Ensino Superior
Evaluation
Social Representations
Evaluation Tool
Higher Education
Área(s) do conhecimento: 7.08.00.00-6 - Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade de Uberaba
Departamento: Universidade de Uberaba
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: VIEIRA, Géssika Mendes. As representações sociais de estudantes da UNIUBE sobre os instrumentos de avaliação da aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Uberaba, 2020.
Tipo de acesso: openAccess
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/615
Data de publicação: 2021
Aparece nas coleções:Sudeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GÉSSIKA MENDES VIEIRA.pdfDocumento principal7,35 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador