Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/629
Tipo do documento: | Artigo |
Título: | BNCC e o ensino de Português: uma normativa curricular para a língua [em face do pretuguês] ou a linguagem [dos falantes] sob força de lei? |
Título(s) alternativo(s): | BNCC and the teaching of Portuguese: a curricular norm for the language [in the face of Pretuguês] or the language [of the speakers] under the force of law? |
Autor: | Araújo, Alex Pereira de |
Resumo: | Este trabalho apresenta algumas considerações a respeito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no referente às questões ligadas ao ensino da língua portuguesa no Brasil, à territorialidade e ao pertencimento racial, processos históricos, que envolvem, no campo da educação, a formação docente e a construção da cidadania dos educandos e das educandas nestes tempos de reafirmação do Estado democrático de direito e da vaga decolonial. Portanto, trata-se de uma abordagem política em termos do pensamento de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, que considerava político o ato de educar (FREIRE, 1980; 1983; 1989; 1996). É com base nesta perspectiva que a BNCC será abordada, mas sob o aporte teórico da análise pragmática do discurso, tributária da análise discursivo-desconstrutiva (cf. ARAÚJO, 2020). |
Abstract: | This work presents some considerations regarding the National Common Curricular Base (BNCC), regarding issues linked to the teaching of the Portuguese language in Brazil, territoriality and racial belonging, historical processes, that involve, in the field of education, teacher training and the construction of citizenship of schoolboys and schoolgirls in these times of reaffirmation of the democratic State of right and the decolonial wave. Therefore, it is a political approach in terms of the thought of Paulo Freire, patron of Brazilian education who considered the act of educating political (FREIRE, 1980; 1983; 1989; 1996). It is based on this perspective that the BNCC will be approached and under the theoretical contribution of pragmatic discourse analysis, based on discursive-deconstructive analysis (cf. ARAÚJO, 2020). |
Palavras-chave: | BNCC Currículos Ensino de língua Linguagem BNCC Curriculums Language teaching Language |
Área(s) do conhecimento: | Letras Ensino de Português Linguística Aplicada |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) |
Tipo de acesso: | openAccess |
Identificador do documento: | ISSN |
URI: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/629 |
Data de publicação: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Nordeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BNCC e o ensino de Português.2024.tabuleiro de letras..pdf | BNCC e o ensino de Português. uma normativa curricular para a língua [em face do pretuguês] ou a linguagem [dos falantes] sob força de lei? | 6,43 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Ferramentas do administrador