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https://deposita.ibict.br/handle/deposita/756
Tipo do documento: | bookPart |
Título: | Neoliberalismo e Educação no Amazonas: desafios na educação básica |
Título(s) alternativo(s): | Neoliberalism and Education in Amazonas: Challenges in Basic Education |
Autor: | Oliveira, Omar Omar Alves de |
Resumo: | Este estudo analisa os impactos das políticas neoliberais na educação básica estadual do Amazonas entre 2014 e 2019, com foco nas consequências para os professores e a qualidade do ensino. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual por meio de uma abordagem metodológica mista, integrando métodos qualitativos e quantitativos. Como instrumento de coleta de dados, aplicou-se um questionário digital direcionado a professores do Ensino Fundamental II. Os resultados revelam que as medidas de austeridade fiscal, como a contenção de investimentos e a interrupção de reajustes salariais, comprometeram a infraestrutura escolar, limitaram a formação continuada e dificultaram a adoção de inovações pedagógicas. Esse cenário resultou na desvalorização da profissão docente e na desmotivação dos professores, afetando diretamente a qualidade do ensino. A comparação da evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre os períodos de 2009-2013 e 2015-2019 evidencia essa estagnação: enquanto o IDEB apresentou crescimento expressivo antes das políticas de austeridade, o avanço entre 2015 e 2019 foi significativamente reduzido. A pesquisa conclui que é necessário reavaliar as políticas educacionais, priorizando a valorização dos professores, a democratização da gestão escolar e o investimento em estratégias que promovam a qualidade do ensino. |
Abstract: | This study analyzes the impacts of neoliberal policies on basic public edu-cation in the state of Amazonas between 2014 and 2019, focusing on the consequences for teachers and the quality of education. The research was conducted in a state school using a mixed methodological approach, combining qualitative and quantitative methods. Data collection was carried out through a digital questionnaire applied to lower secondary school teachers. The results reveal that fiscal austerity me-asures, such as the reduction of investments and the suspension of salary adjustments, undermined school infrastructure, limited ongoing professional development, and hindered the adoption of pedagogical innovations. This scenario led to the devaluation of the teaching profession and teacher demotivation, directly impacting the quality of education. The com-parison of the Basic Education Development Index (IDEB) between the periods 2009–2013 and 2015–2019 highlights this stagnation: while the IDEB showed significant growth before the austerity measures, progress between 2015 and 2019 was considerably reduced. The study concludes that it is necessary to reassess educational policies, prioritizing teacher appreciation, the democratization of school management, and investments in strategies that promote educational quality. |
Palavras-chave: | Políticas neoliberais Educação pública Valorização docente Neoliberal policies Public education Teacher appreciation |
Área(s) do conhecimento: | Ciências Humanas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidad de la Integración de las Américas - UNIDA |
Tipo de acesso: | openAccess |
URI: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/756 |
Data de publicação: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Norte |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Neoliberalismo e Educação um desafio na educação básica do Amazonas.pdf | Capitulo de Livro eletrônico Educação: um Universo de possibilidades e Realizações. V 12 - 2025 | 1,17 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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