Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/156
Tipo do documento: | Capítulo de livro |
Título: | Surdez e deficiência auditiva |
Título(s) alternativo(s): | Deafness and hearing loss |
Autor: | Silva, Elora Marques M. da |
Resumo: | Com a oficina Surdez e Deficiência Auditiva temos o objetivo de sintetizar, de forma pedagógica, leis, metodologias e práticas de aprendizagem para o desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes. Diante da dimensão da proposta a oficina pode – e deve – ser reconhecida como adequada a outros espaços, não somente a salas de aula, dado que pessoas com deficiência transitam por outros espaços e instituições sociais, além do mercado de trabalho. Para tanto, a oficina busca proporcionar um espaço de aprendizagem continuada em que profissionais da educação se sintam seguros em atuar com estudantes que precisam de atendimento educacional especializado. A fim de conceituar a surdez e a deficiência auditiva, no decorrer do capítulo, apontamos a historicização do processo de reconhecimento das deficiências e a inserção da pessoa com deficiência no meio educacional. |
Abstract: | With the Deafness and Hearing Disability workshop, we aim to synthesize, in a pedagogical way, laws, methodologies and learning practices for the educational development of children and adolescents. Given the dimension of the proposal, the workshop can - and should - be recognized as suitable for other spaces, not just classrooms, given that people with disabilities transit through other spaces and social institutions, in addition to the labor market. To this end, the workshop seeks to provide a space for continued learning in which education professionals feel safe in working with students who need specialized educational assistance. In order to conceptualize deafness and hearing impairment, throughout the chapter, we point to the historicization of the process of recognition of disabilities and the inclusion of people with disabilities in the educational environment. |
Palavras-chave: | Educação Inclusão Deficiência |
Área(s) do conhecimento: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estatual do Oeste do Paraná |
Citação: | SILVA. Elora Marques M. da. Surdez e deficiência auditiva. In: CUNHA, Junior (Org.); NYAMIEN, Francy Rodrigues da Guia (Coord.). Oficinas pedagógicas para uma educação inclusiva. 1. ed. e- book. Toledo, Pr: Instituto Quero Saber, 2020. |
Tipo de acesso: | openAccess |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ |
URI: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/156 |
Data de publicação: | 2020 |
Aparece nas coleções: | Sul |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Oficinas Pedagógicas para uma Educação Inclusiva - Capítulo 2.pdf | Documento principal | 2,01 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Ferramentas do administrador