Ultraliberalismo autoritário e o aprofundamento da dependência: o governo de extrema direita no Brasil no contexto da crise latino-americana
Resumo
No primeiro ano de governo, Jair Bolsonaro capitaneou intenso ataque às instituições científicas, às universidades e ao pensamento crítico 2 . Além disso, tem investido com ímpeto contra a produção cultural do país, cujo paroxismo foi levar à UNESCO um discurso ultraconservador, tomando como inimigo um deliran te “globalismo”, que estaria por trás “da ideologia de esquerda”, que através da “propaganda ideológica e doutrinação” estaria travando uma “guerra cultural” com a finalidade de destruir os “princípios poéticos sagrados” do povo brasileiro. O secretário do governo na área da cultura anunciou que o objetivo seria promover o “conservadorismo em arte”, de modo alinhado ao que chamou de “grandes realizações de nossa civilização judaico-cristã”.
Descrição
Palavras-chave
Citação
MONTENEGRO, David Moreno. Ultraliberalismo autoritário e o aprofundamento da dependência: o governo de extrema direita no Brasil no contexto da crise latino-americana. In: FARIA, Fabiano Godinho; MARQUES, Mauro Luiz Barbosa (Org.). Giros à direita: análises e perspectivas sobre o campo líbero-conservador. Sobral-CE: Editora SertãoCult, 2020, p. 46-70.
item.page.identifier.dark
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como openAccess
