Eficiência econômico-esportiva dos clubes brasileiros de futebol da série A: uma aplicação de análise envoltória de dados

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O mercado de futebol brasileiro passa por um momento de evolução em sua gestão: amadora para profissional. Inicialmente, os valores gerados pelos clubes de futebol eram pequenos, porém estes começam a evoluir positivamente. O objetivo deste estudo foi medir a eficiência econômico-esportiva dos clubes brasileiros de futebol alocados na séria A, ou seja, a principal divisão de futebol, dos anos de 2003 a 2014, identificando o(s) clube(s) de futebol mais eficiente(s). O referencial teórico utilizado é o método Data Envelopment Analysis (DEA) ou Análise Envoltória de Dados. O primeiro trabalho acerca da eficiência é de Farrell (1957), na tentativa de medir a produtividade das indústrias. Posteriormente, Charnes et al. (1978) definiu DEA ao medir o desenvolvimento na eficiência de tomada de decisão, em um estudo de escolas nos Estados Unidos da América (EUA), e que ficou conhecido como o modelo DEA-CCR-CRS. Banker et al. (1984), em uma ampliação do modelo, o diferenciou no modelo DEA-BCC-VRS. Coelli et al. (1998) ampliou o uso da DEA na análise de eficiência, comparando-a com modelos econométricos. O método DEA, neste estudo, se utilizou dos gastos, receitas e classificação final dos clubes brasileiros de futebol, com o intuito de demonstrar a relação entre receitas e gastos, por um lado, e classificações finais, por outro. Assim, se estabelece não só a eficiência dos clubes brasileiros de futebol, como também dois fatores adicionais, os alvos e benchmark, que os clubes brasileiros de futebol menos eficientes devem seguir.

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