Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/296
Tipo do documento: Tese
Título: Formação continuada de professores: a criação de sequências didáticas para uma educação na perspectiva inclusiva
Título(s) alternativo(s): La formación continua del profesorado: la creación de secuencias didácticas para la educación desde una perspectiva inclusiva
Continued teacher education: the creation of didactic sequences for an inclusive education
Autor: Rodrigues, Michele Aparecida Cerqueira 
Orientador: Rios, Hélio Sales
Primeiro membro da banca: Barros, Betijane Soares de
Segundo membro da banca: Silva, Eduardo Cabral da
Terceiro membro da banca: Pereira Jr, Ubirajara Aimoré
Resumo: A formação continuada é essencial para o desenvolvimento profissional docente. Ainda mais com as mudanças constantes devido ao avanço da tecnologia, onde o ensino passou a ter o aluno como foco do aprendizado. Porém, no que tange à educação inclusiva, ainda há uma escassez de trabalhos voltados para a prática pedagógica no ensino remoto. Neste trabalho, apresenta-se uma nova abordagem para a criação de sequências didáticas voltadas para a educação infantil englobando uma perspectiva inclusiva. E, ao contrário de outros trabalhos relacionados à inclusão, essa abordagem dá ênfase na construção de atividades para o ensino remoto, que visem atender as demandas da diversidade do alunado. Permitindo uma aprendizagem integral do sujeito, levando em consideração suas características e necessidades. Para isso, a sistematização da trilha de aprendizagem apresentada foi baseada em teorias provenientes do enriquecimento escolar para pessoas com altas habilidades, pois, foi entendido que elas podem ser aplicadas em todos os tipos de aluno. Desta forma, cria-se um ambiente mais favorável ao aprendizado, uma vez que partem de conteúdos simples para abstratos de maneira gradativa. Espera-se ao final que o professor possa criar de maneira facilitada, sequências de aprendizagem remotas utilizando a estratégia demonstrada. E assim, adaptar as atividades disponíveis gratuitamente na internet para sua realidade escolar.
Abstract: Continuing education is essential for the professional development of teachers. Even more with the constant changes due to the advancement of technology, where teaching started to have the student as the focus of learning. However, when it comes to inclusive education, there is still a shortage of works aimed at pedagogical practice in remote education. In this article, a new approach for the creation of didactic sequences focused on early childhood education is presented, encompassing an inclusive perspective. And, unlike other works related to inclusion, this approach emphasizes the construction of activities for remote education, which aim to meet the demands of student diversity. Allowing an integral learning of the subject, taking into account their characteristics and needs. For this, the systematization of the learning path based on theories from school enrichment for people with high abilities, as it was understood that they can be applied to all types of students. In this way, a more favorable learning environment is created, as they start from simple to abstract content gradually. It is expected in the end that the teacher will be able to easily create remote learning sequences using a demonstrated strategy. And so, adapt as activities available for free on the internet for your school reality.
Palavras-chave: Ensino remoto. Educação inclusiva. Educação Infantil. Formação continuada. Trilhas de aprendizagem.
Remote teaching. Inclusive education. Child education. Continuous training. Learning trails.
Área(s) do conhecimento: Educação
Psicologia Educacional
Idioma: por
País: Estados unidos
Instituição: Absoulute Christian University
Departamento: Doctrine Reasearch Program
Programa: Dooctorade in Education Sciences
Citação: RODRIGUES, Michele Aparecida Cerqueira. Formação continuada de professores: a criação de sequências didáticas para uma educação na perspectiva inclusiva. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Absoulute Christian University. São Paulo, p. 96. 2021.
Tipo de acesso: openAccess
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/296
Data de publicação: 2021
Aparece nas coleções:Sudeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Formação de professor.pdfTese3,81 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Aprovação_banca.pdfFolha de aprovação343,56 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador