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Tipo do documento: Trabalho de conclusão de curso
Título: Contribuições da teoria de Formação e Desenvolvimento de Coleções para o aprimoramento do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)
Autor: Sousa, Fernanda Araújo de 
Orientador: Weitzel , Simone da Rocha
Primeiro membro da banca: Elias Jr , Alberto Calil
Segundo membro da banca: Rosa, Daniele Achilles Dutra da
Resumo: Tendo em vista a importância da formação de coleções adequadas em bibliotecas escolares que correspondam aos objetivos da instituição e satisfaça as necessidades de informação da comunidade, este trabalho tem como objetivo apresentar contribuições para o aprimoramento do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) à luz da teoria biblioteconômica de Formação e Desenvolvimento de Coleções. Quanto à metodologia, a pesquisa pode ser caracterizada como aplicada, descritiva e qualitativa. Empregou-se como procedimento técnico a pesquisa documental que teve como objeto o Edital de convocação para inscrição e seleção de obras de literatura para o Programa Nacional Biblioteca da Escola: PNBE 2015. Para a análise do conteúdo do edital foi construído um quadro onde foram utilizadas categorias teóricas elaboradas a partir da teoria biblioteconômica sobre política e atividade de seleção presente no processo de Formação e Desenvolvimento de Coleções. O quadro permitiu averiguar como cada categoria é tratada tanto na teoria de FDC quanto no PNBE. Como resultados obtidos apontam-se as seguintes contribuições: transferência da responsabilidade pela escolha inicial dos livros que é feita pelos editores para os profissionais do PNBE encarregados da seleção; constituição de uma comissão deliberativa com a presença de professores e bibliotecários de várias regiões do país e inclusão do critério de autoridade no conjunto de critérios usados pelo programa. Salienta-se que o atual formato do programa impossibilita a utilização de outros procedimentos identificados. Finaliza-se sugerindo algumas mudanças no formato do PNBE que possibilitaria o seu aprimoramento.
Abstract: Considering the importance of the formation of appropriate collections in school libraries that correspond to the institution's objectives and satisfy the information needs of the community, this paper aims to present contributions for the improvement of the Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) in view of Librarianship’s theory of Collection Development. Regarding methodology, the research can be characterized as applied, descriptive and qualitative. It was used the documentary research as a technical procedure in which the object was the “Edital de convocação para inscrição e seleção de obras de literatura para o Programa Nacional Biblioteca da Escola: PNBE 2015”. For the content analysis of the edict it was constructed a table with theoretical categories that was elaborated from the Librarianship’s theory about politics and selection activity inside the process of Collection Development. The table displayed how each category is treated in both FDC theory and PNBE. The following results are obtained: transfer of responsibility for the initial selection of the books that is made by the editors to the PNBE professionals in charge of the selection; constitution of a deliberative committee with the presence of teachers and librarians from various regions of the country; and inclusion of the criterion of authority in the set of criteria used by the program. It should be noted that the current format of the program makes it impossible to use other identified procedures. It ends by suggesting some changes in the PNBE format that would allow for its improvement.
Palavras-chave: Biblioteca Escolar
Formação e Desenvolvimento de Coleções
Política de Seleção
Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)
School Library
Collection Development
Selection Policy
National School Library Program (PNBE)
Área(s) do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
Ciência da Informação
Biblioteconomia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Departamento: Escola de Biblioteconomia
Citação: SOUSA, Fernanda Araújo de. Contribuições da teoria de Formação e Desenvolvimento de Coleções para o aprimoramento do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Escola de Biblioteconomia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: openAccess
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/316
Data de publicação: 2017
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