Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/349
Tipo do documento: mastherThesis
Título: FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA SAÚDE NA ESCOLA: O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
Autor: SOARES, STELA LOPES 
Orientador: FERREIRA, HERALDO SIMÕES
Primeiro membro da banca: LOURINHO, LÍDIA ANDRADE
Segundo membro da banca: PEQUENO, ALICE MARIA CORREIA
Resumo: No atual cenário da educação brasileira, tratar sobre o ensino de saúde na escola deve ser uma preocupação pertinente do professor de Educação Física, já que este profissional é um dos responsáveis pelo assunto no âmbito escolar. Dessa forma, entende-se saúde na atualidade para além da prática regular de atividade física considerando os determinantes sociais como fator decisivo na aquisição da saúde. Percebe-se ainda, uma lacuna na matriz curricular em grande parte de cursos de Licenciatura em Educação Física no que se refere às disciplinas voltadas para o ensino da saúde na escola. Este estudo possui como objetivo de analisar a formação oferecida no curso de Licenciatura em Educação Física da UVA, para o ensino da saúde em ambientes escolares, no município de Sobral, Ceará. Para tanto, utilizou-se como pergunta investigativa: como ocorre a formação, no curso de Licenciatura em Educação Física da UVA, para o ensino da saúde em ambientes escolares? Assim, participaram da pesquisa 17 docentes membros do colegiado do curso de Educação Física da referida instituição. A coleta de dados foi realizada em duas fases: na primeira, foi feita uma análise documental do Projeto Pedagógico do Curso; e, na segunda, foram realizadas entrevistas com os docentes. Os principais resultados apontam que não há na matriz curricular do curso disciplinas direcionadas para o ensino da saúde e/ou para a saúde na escola, e que, o entendimento da maioria dos participantes da pesquisa sobre saúde é limitado. Conclui-se que a formação em Educação Física da IES pesquisada para o ensino da saúde na escola é frágil, permitindo um conhecimento apenas parcial da saúde, pois tal entendimento é mais amplo e passa pela aquisição de diversos fatores tais como: moradia, lazer, cultura, educação e emprego.
Abstract: In the current scenario of Brazilian education, dealing with health education in the school should be a relevant concern of the Physical Education teacher, since this professional is one of the responsible in the school field. In this way, it is understood health in the present time beyond the regular practice of physical activity considering the social determinants as decisive factor in the acquisition of health. There is still a gap in the curricular matrix in most of the undergraduate courses in Physical Education in the disciplines related to health education in the school. The objective of this study is to analyze the training offered in the undergraduate course in Physical Education of the UVA, for teaching health in school settings, in the municipality of Sobral, Ceará. To do so, it was used as an investigative question: how does the training, in the course of Degree in Physical Education of the UVA, for the teaching of health in school environments? Thus, 17 members of the collegiate of the Physical Education course of this institution participated in the study. Data collection was carried out in two phases: in the first, a documentary analysis of the Pedagogical Project of the Course; And, on the second, interviews with teachers were carried out. The main results indicate that there are no disciplines in the course curriculum for health and / or health education in the school and that the understanding of the majority of health research participants is limited. It is concluded that the Physical Education training of HEI researched for school health education is fragile, allowing only partial knowledge of health, since such understanding is broader and involves the acquisition of several factors such as: housing, leisure, Culture, education and employment.
Palavras-chave: Saúde Escolar
Educação Física e Treinamento
Currículo
Área(s) do conhecimento: GESTÃO NO ENSINO DA SAÚDE
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Ceará- UECE
Departamento: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ/ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE
Citação: SOARES, STELA LOPES. FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA SAÚDE NA ESCOLA: O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: <http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=87144> Acesso em: 13 de junho de 2023.
Tipo de acesso: openAccess
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/349
Data de publicação: 2017
Aparece nas coleções:Nordeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
report.pdfDISSERTAÇÃO STELA LOPES SOARES2,07 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador