Formação para o ensino da saúde na escola: o curso de educação física da Universidade Estadual Vale do Acaraú
Resumo
No atual cenário da educação brasileira, tratar sobre o ensino de saúde na escola
deve ser uma preocupação pertinente do professor de Educação Física, já que
este profissional é um dos responsáveis pelo assunto no âmbito escolar. Dessa
forma, entende-se saúde na atualidade para além da prática regular de atividade
física considerando os determinantes sociais como fator decisivo na aquisição da
saúde. Percebe-se ainda, uma lacuna na matriz curricular em grande parte de
cursos de Licenciatura em Educação Física no que se refere às disciplinas
voltadas para o ensino da saúde na escola. Este estudo possui como objetivo de
analisar a formação oferecida no curso de Licenciatura em Educação Física da
UVA, para o ensino da saúde em ambientes escolares, no município de Sobral,
Ceará. Para tanto, utilizou-se como pergunta investigativa: como ocorre a
formação, no curso de Licenciatura em Educação Física da UVA, para o ensino da
saúde em ambientes escolares? Assim, participaram da pesquisa 17 docentes
membros do colegiado do curso de Educação Física da referida instituição. A
coleta de dados foi realizada em duas fases: na primeira, foi feita uma análise
documental do Projeto Pedagógico do Curso; e, na segunda, foram realizadas
entrevistas com os docentes. Os principais resultados apontam que não há na
matriz curricular do curso disciplinas direcionadas para o ensino da saúde e/ou
para a saúde na escola, e que, o entendimento da maioria dos participantes da
pesquisa sobre saúde é limitado. Conclui-se que a formação em Educação Física
da IES pesquisada para o ensino da saúde na escola é frágil, permitindo um
conhecimento apenas parcial da saúde, pois tal entendimento é mais amplo e
passa pela aquisição de diversos fatores tais como: moradia, lazer, cultura,
educação e emprego.
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Palavras-chave
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SOARES, STELA LOPES. FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA SAÚDE NA ESCOLA: O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: <http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=87144> Acesso em: 13 de junho de 2023.