Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/453
Tipo do documento: | mastherThesis |
Título: | Vazio Ávido: negatividade e autorreflexividade em Dias felizes, de Samuel Beckett |
Título(s) alternativo(s): | Craving emptiness: reflexivity and negativity in Happy days by Samuel Beckett |
Autor: | Ferreira, Gleydson André da Silva |
Orientador: | Maciel, Emílio Carlos Roscoe |
Primeiro membro da banca: | Avila, Myriam Correa de Araujo |
Segundo membro da banca: | Galery, Maria Clara Versiani |
Resumo: | A presente pesquisa trata da influência do romance sobre o drama Dias felizes de Samuel Beckett. Para tanto, adota uma perspectiva dialética, que debate o contágio dos gêneros na modernidade, com a prevalência do romance. O romance é tomado, pois, como dominante, assimilado por Dias felizes. Mais especificamente, elenca-se a voz narrativa da protagonista como manifestação épica em cena. Destaca-se, assim, como a paralisia cênica decorre de ações que partem e ocorrem em uma subjetividade isolada; posta em destaque em relação às outras personagens. Características que, em linhas gerais, pertencem ao drama moderno. Todavia, para a análise de seu objeto, este estudo propôs uma maior aproximação com a teoria do romance. Objetivou-se, por conseguinte, analisar fenômenos cênicos, estranhos à tragédia clássica, como manifestações romanescas, advindos sobretudo da cisão entre sujeito e objeto. Por essa via, Dias felizes foi examinado por meio dos deslocamentos subjetivos de sua protagonista, bem como pelo rearranjo de suas memórias. |
Abstract: | This research addresses the influence of the romance on the drama Happy Days by Samuel Beckett. Thus, it adopts a dialectic perspective, which debates the contagion of genres in the modernity, with predominance of romance. Therefore, the romance is understood as predominant, assimilated by Happy Days. More specifically, the narrative voice of the main character is listed as an epic manifestation in scene. It is highlighted as the theatrical paralyses resulted of actions that are delivered and occur in an insular subjectivity; displayed in emphasis in relation to the other characters. These are characteristics which, commonly, belong to the modern drama. However, to the analyses of the target, this study claims a broader approximation with the romance theory. Consequently, it is also aimed to analyze theatrical phenomena, odd to the classic tragedy, such as Romanesque manifestations, mainly originated by the rupture of the subject and the object. In this way, Happy Days was examined by means of the subjective displacements of its main character, as well as the reorganization of her memories. |
Palavras-chave: | Drama moderno Contágios dos gêneros Memória Cultural |
Área(s) do conhecimento: | Linguística, Letras e Artes |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Ouro Preto |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos da Linguagem |
Tipo de acesso: | openAccess |
URI: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/453 |
Data de publicação: | 2017 |
Aparece nas coleções: | Sudeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_VazioÁvidoNegatividade.pdf | Dissertação pdf | 847,08 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Ferramentas do administrador