Artista-Professor. Metodologias de ensino em arte.
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Ano de publicação
2019
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Instituição
Universidade do Estado de Minas Gerais
Resumo
Nesta dissertação são apresentadas metodologias criadas pelos artistas Joseph Beuys,
Guignard, Cláudia Renault, Daniela Goulart, Marco Paulo Rolla e Sara Ávila, em suas
práticas docentes na formação superior em arte. Partimos do princípio de que o artista-
professor é um sujeito que possui saberes vindos da experiência em arte. Muito além de
ser um sujeito que possui formação acadêmica, bacharelado ou licenciatura, o artista-
professor é aquele que conhece o processo de pesquisa em arte, complexo em sua
natureza, com oportunidade para acessar diferentes conhecimentos construídos através
da justa relação entre o fazer e a reflexão sobre aquilo que se produz. Os artistas,
dotados de conhecimentos sensíveis, demonstraram ser capazes de proporcionar um
ambiente particular na relação de ensino, em que os princípios da experiência puderam
ser vivenciados, também, pelos alunos. Assim como são múltiplos os saberes dos
artistas, em função do próprio processo criativo, múltiplas também se apresentaram as
metodologias criadas por esses professores. Entendemos por metodologia a maneira
única e pessoal que o professor encontra para ensinar arte, meio principal para acessar
suas concepções sobre arte e seu ensino; uma construção consciente sobre os pontos que
pretende atingir com determinadas ações em um ambiente de questionamento
permanente sobre o que significa ser artista e ser professor. Dentro dessa premissa,
tivemos a oportunidade de adentrar no universo pedagógico dos artistas acima citados e
sistematizar uma análise sobre cada um deles, acreditando que com esse estudo
poderemos contribuir com o processo de formação de novos artistas-professores,
podendo inspirar ou nortear aqueles que iniciam sua trajetória artística e docente, bem
como estabelecer diálogos com artistas que já trilham essa jornada.