Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/533
Tipo do documento: | mastherThesis |
Título: | Serviços informacionais para estudantes com necessidades educacionais específicas: cenários da Biblioteca Central da Universidade do Estado de Santa Catarina |
Título(s) alternativo(s): | Information services for students with specific education needs: scenarios from the Central Library of the State University of Santa Catarina |
Autor: | Medeiros, Celina Silveira |
Orientador: | Filho, Lourival José Martins |
Primeiro coorientador: | Kroeff, Marcia Silveira |
Resumo: | Na contemporaneidade a biblioteca universitária ainda assume um papel fundamental no processo de formação de pessoas para as diversas áreas do conhecimento. Com esta compreensão a presente pesquisa objetivou analisar os serviços informacionais oferecidos pela Biblioteca Central da Universidade do Estado de Santa Catarina para contemplar as demandas informacionais dos estudantes com necessidades educacionais específicas. Neste cenário tornou-se necessário apresentar a Biblioteca Central da Universidade do Estado de Santa Catarina com ênfase nos serviços informacionais e as interfaces com Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; discutir sobre estudos de usuário e Ciência da Informação na relação com a Educação e o papel da Biblioteca Universitária no atendimento a pessoas com necessidades educacionais específicas; contextualizar o perfil dos estudantes com necessidades educacionais específicas, as expectativas relacionadas aos serviços informacionais e as impressões da coordenação da Biblioteca Central e propor um Programa de Competência em Informação para os estudantes com necessidades educacionais específicas na Universidade do Estado de Santa Catarina. A ancoragem teórica do trabalho dialogou com autores da Ciência da Informação e Educação com ênfase na Educação Inclusiva e Especial. No percurso metodológico utilizou-se de questionário para os estudantes e entrevista semiestruturada com a coordenação da biblioteca. Os resultados apontaram as necessidades educacionais específicas: altas habilidades, dificuldade de atenção, esquizofrenia, Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade; também demonstraram que os serviços informacionais oferecidos pela Biblioteca Central contemplam as demandas informacionais da maioria dos respondentes, mas a biblioteca não conta com setor específico para o atendimento destes estudantes e ainda não possui Política de Acessibilidade. Destaca-se a presença de um Grupo de Trabalho em Acessibilidade e apoio do Núcleo de Acessibilidade Educacional da universidade. A partir dos dados coletados, sugere-se a criação de um Programa de Competência em Informação inclusivo para os estudantes com necessidades educacionais específicas cujo intuito é desenvolver as competências essenciais no acesso e uso da informação no ambiente universitário. |
Abstract: | In contemporary times, the university library still plays a fundamental role in process of training people for different areas of knowledge. With this understanding, the present research aimed to analyze the informational services offered by the Central Library of the State University of Santa Catarina to address the informational demands of students with specific educational needs. In this scenario, it became necessary to present Central Library of the State University of Santa Catarina with an emphasis on information services and interfaces with Special Education in Perspective of Inclusive Education; discuss user studies and Information Science in relation to Education and the role of the University Library in serving people with specific educational needs; contextualize the profile of students with specific educational needs, expectations related to information services and the impressions of the Central Library coordination and propose and Information Competence Program for students with specific educational needs at the State University of Santa Catarina. The theoretical anchoring of the work dialogued with authors of Information Science and Education with emphasis on Inclusive and Special Education. In the methodological course, a questionnaire was used for the students and a semi-structured interview with the coordination of the library. The results pointed to specific educational needs: high skills, attention difficulties, schizophrenia, attention deficit hyperactivity disorder; also demonstrated that the informational demands of most respondents, but the library does not have a specific sector for these students and does not yet have an Accessibility Policy. The presence of a Working Group on Accessibility and support from the University’s Educational Accessibility Center stands out. Based on the data collected, it is suggested the creation of an inclusive Information Competency Program for students with specific educational needs whose aim is to develop essential competences in accessing and using information in the university environment. |
Palavras-chave: | Serviços informacionais Biblioteca Central da Universidade do Estado de Santa Catarina Biblioteca Universitária Necessidades Educacionais Específicas Competência em informação |
Área(s) do conhecimento: | 41002016025P5 |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado de Santa Catarina |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas e da Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação |
Tipo de acesso: | openAccess |
URI: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/533 |
Data de publicação: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Sul |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Disserta__o___1673538778282_6936 (1).pdf | 2,93 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Ferramentas do administrador