Avaliação de impacto social em negócios sociais em educação: estudo de caso
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Ano de publicação
2014
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FEA USP
Resumo
A educação de qualidade é um desafio para todo o mundo: nenhum dos objetivos propostos pela UNESCO, em 1990, para melhorar o acesso à educação e promover a educação de qualidade será alcançado de forma global em 2015, ano traçado para o alcance dos objetivos. O Brasil enfrenta vários problemas na área da educação, entre eles o fato de menos de 20% da população adulta ter formação no ensino superior, embora a oferta de serviços para esse setor estar crescendo. De problemas da oferta de serviços públicos pelo governo, surgem iniciativas no terceiro setor, parcerias entre empresas consolidadas e organizações da sociedade civil, além de organizações específicas que procuram atuar na educação e em outras áreas da sociedade para suprir demandas que não são atendidas de forma suficiente ou eficiente pelo governo. São os chamados negócios sociais. Os empreendimentos que se propõem a gerar valor social além do valor econômico têm o importante desafio de mostrar a sustentabilidade financeira do seu negócio e a solidez do valor social que causam, tornando-se imprescindível que seus processos organizacionais sejam bem estruturados. Principalmente, a avaliação, que para este setor, além das perspectivas operacionais e financeiras, passa a atentar ao impacto social gerado. Para entender a avaliação dentro de um negócio social, o presente trabalho tem como objeto de estudo o Veduca, uma empresa de tecnologia e educação que visa democratizar o acesso à educação de qualidade no Brasil. Por meio do estudo de caso da empresa e de entrevistas com cinco funcionários, este trabalho aborda como é gerado o valor social a que a empresa se propõe, ou seja, a sua teoria de mudança, e como é realizada a avaliação e uso de indicadores dentro da empresa. O trabalho trouxe uma teoria de mudança adequada, cujo desafio atende a um problema real do seu contexto, com estratégias coerentes para execução, no entanto, com indicadores superficiais para a medição do impacto. Além disso, verificou-se um processo de avaliação em estágio ainda de construção, cujo principal desafio é a aplicação da informação dos indicadores nas decisões de negócio e na disseminação de uma cultura de avaliação
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Gustavo Souza Alves. Avaliação de Impacto Social em Negócios Sociais em Educação: Estudo de Caso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Orientador: Graziella Maria Comini.