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Tipo do documento: Trabalho de conclusão de curso
Título: Utilização de inteligência computacional de enxame para dimensionamento ótimo de lajes alveolares pré-fabricadas e protendidas
Título(s) alternativo(s): Utilization of computational swarm intelligence for optimum design of prefabricated and strengthened headslabs
Autor: Moraes, Matheus Henrique Morato de 
Orientador: Pereira Junior, Wanderlei Malaquias
Segundo Coorientador: Almeida, Sylvia Regina Mesquita de
Primeiro membro da banca: Araújo, Daniel de Lima
Segundo membro da banca: Borges, Romes Antonio
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a aplicação de técnicas de otimização como uma etapa inicial para o dimensionamento de lajes alveolares pré-fabricadas e protendidas com auxílio do Algoritmo Colônia de Vagalumes (ACV), considerando o cálculo médio das perdas de protensão imediatas e progressivas. As variáveis de projeto para a otimização da laje alveolar pré-fabricada e protendida são o diâmetro dos alvéolos, a área da seção transversal do cabo e a altura da laje. São consideradas também as condições de Estado Limite de Serviço e Estado Limite Último para os quais a peça está submetida como esforços de flexão, esforço cortante, normal, limitações construtivas e condições de falha. São avaliadas 37 restrições de projeto, objetivando atender a normativa vigente e a segurança estrutural para o dimensionamento da peça, utilizando a técnica de otimização como um selecionador inicial das variáveis de projeto do problema estudado.
Abstract: The aim of this work is to apply optimization techniques as an initial step in the design of precast and prestressed hollow core slabs using the Firefly Algorithm (FA), considering the average calculation of immediate and progressive prestressing losses. The design variables for optimizing the precast and prestressed hollow core slab are the diameter of the wells, the cross-sectional area of the cable and the height of the slab. Also considered are the Serviceability Limit State and Ultimate Limit State conditions to which the part is subjected, such as bending stresses, shear stresses, normal stresses, construction limitations and failure conditions. Thirty-seven design constraints are evaluated, with the aim of complying with current regulations and structural safety for the design of the part, using the optimization technique as an initial selector of the design variables of the problem studied.
Palavras-chave: Otimização.
Protensão
Lajes Alveolares
Algoritmo Colônia de Vagalumes
Concreto Protendido
Área(s) do conhecimento: Estruturas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Departamento: Universidade Federal de Goiás
Citação: GONÇALVES FIHO, G. M.; MORAES, M. H. M. Utilização de inteligência computacional de enxame para dimensionamento ótimo de lajes alveolares e protendidas. 2020. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão, Catalão, 2020.
Tipo de acesso: openAccess
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/618
Data de publicação: 2020
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